Sydney não para de crescer e de se transformar. Essa metrópole jovem dialoga muito bem tanto com aquela ideia de cidade mais certinha quanto com centros inventivos. Tudo bem você se pegar diante da vitrine de alguma imobiliária em Bondi Beach, olhando o preço das casas. Sydney tem tudo para conquistar seus visitantes, que de cara já se imaginam vivendo na maior cidade da Austrália: cenário urbano animado, com boa qualidade de vida, praias sensacionais e um menu gordo de bares e restaurantes. Para quem, por ora, está só de passagem, o roteiro básico não poderia começar por outro lugar que não a atração mais visitada da Austrália.
Ponte da Baía de Sydney
Agora, prepare o clique! Vizinha do Opera House, existe a Harbour Bridge, uma ponto mais do que conhecida, que cruza a Baía de Sydney desde 1932, forma o grande cartão-postal da Austrália. E não é apenas uma ponte para se admirar de longe: para os mais aventureiros, é possível escalá-la com equipamentos apropriados, subindo degrau por degrau até o alto da estrutura de ferro. Dali, o pôr do sol ganha ângulos completamente diferentes.
The Lord Nelson Brewery Hotel
Ao pé da ponte da Baía de Sydney, o bairro The Rocks se localiza concentrando alguns dos pubs mais antigos do país, como o The Lord Nelson Brewery Hotel, que além de hotelaria e bar é também conhecido por sua arquitetura histórica e licenciada.
Circular Quay
Ainda no bairro The Rocks, você encontrará o Circular Quay, principal terminal de balsas de Sydney, de onde partem os passeios de barco mais bonitos do pedaço.
Museu de Arte Contemporânea
Com o peso de um grande motivo para visitar Sydney, o Museu de Arte Contemporânea leva seus trabalhos curiosos e sua loja cheia de produtos diferentes para dentro da cultura local.
Observatory Hill Park
Para ter uma nova visão da baía de Sydney, vá até o Observatory Hill Park, parque público, pertinho do bairro The Rocks, no centro de Sydney. Dali se tem uma vista privilegiada da queima de fogos do réveillon australiano além de conseguir ver o Porto da cidade e da Ponte do Porto.
Royal Botanic Garden
Se a ideia é conhecer o verde de Sydney, o Royal Botanic Garden, jardim botânico que une o centro financeiro à baía não pode ficar de fora do seu roteiro.
Park Barangaroo
Sendo um dos parques mais recentes da cidade de Sydney, o Barangaroo: todo voltado para o mar foi reflorestado apenas com plantas nativas, destacando elementos das culturas aborígenes locais. Um dos principais motivos para querer conhecer a natureza de Sydney.
Parque Hyde
Com o peso de ser o parque mais antigo da Austrália, o Hyde Park, guarda longos gramados, bancos de praça e a Catedral de Santa Maria, cuja arquitetura impressionante lembra as obras europeias.
Opera House
A Opera House é um dos corações culturais da cidade e recebe uma programação impressionante com artistas reconhecidos em todo o mundo – não só de música erudita, mas também de balé, mágica, circo, teatro e cabaré. O ousado projeto de arquitetura desse local é obra do arquiteto dinamarquês Jorn Utzon e levou mais de uma década para ser concluído. Para ter noção do tamanho (são mais de cinco teatros no total), nada melhor do que fazer um passeio guiado pelos bastidores ou mesmo o food tour Taste of the Opera House, que mostra o melhor dos bares e restaurantes dentro do próprio complexo.
Australian National Maritime Museum
Se estique até o Australian National Maritime Museum, onde é possível conhecer desde as lendas de piratas e explorações marítimas até os submarinos de guerra, o acervo é um convite para explorar a história das navegações na Oceania.
Australian Museum
Um museu completo, com área de pesquisa própria, mais de 5 exposições e projetos abertos para visitação, e gestões educacionais para excursões, este é o Australian Museum, muito divertido para quem gosta de dinossauros e animais marinhos. Esse, aliás, é um bom ponto de partida para um passeio de bicicleta.
Praias de Sydney
Mas se você é chegado mais em areia do que em grama, tudo bem: Sydney entra em campo batendo um bolão no quesito praias. Das trilhas demarcadas até o reduto dos surfistas, a baía é um eterno convite para ficar mais um pouco.
Bondi Icebergs Club
A enseada mais famosa e descontraída é Bondi Beach, tendo como programa favorito dos banhistas, as famosas caminhadas que vão até a linda praia vizinha, Coogee Beach. Nesse trajeto existe a piscina do Bondi Icebergs Club. Com vários mirantes ao longo dos seis quilômetros de lindas vistas.
Aquabumps Gallery
Sendo um motivo estratégico, a Aquabumps Gallery, é uma a galeria do fotógrafo e surfista Eugene Tan, onde estão alguns dos quadros mais belos de Bondi Beach.
King Street
Toda a efervescência cultural e urbana se reflete na King Street, onde se concentram lojas de jovens designers e brechós descolados. Além dos bons rótulos da microcervejaria Young Henrys.
Queen Victoria Building
Para quem adora curtir um café da tarde recheado de vitrines e uma arquitetura histórica, o Queen Victoria Building, construído como mercado no século 19, depois remodelado e transformado numa galeria de lojas e cafés traz consigo um clima de calmaria.
Archie Rose
Para quem curte gim e os copos cheios, o bar-destilaria Archie Rose tem uma seleção de rótulos de toda parte do mundo, além de cervejas australianas e vinhos rebuscados.
Leia mais:
Great Ocean Road e Yarra Valley: esticadas que dão um upgrade na viagem pela Austrália
Onde se hospedar em Sydney?
The Old Clare
Em Chippendale, é decorado com um toque industrial chique. Oferece aulas de ioga, sessões de cinema ao ar livre e aluguel de bicicletas.
QT Sydney
Decoração excêntrica e divertida, o hotel é cheio de personalidade, com entrada escondida dentro de um café. Fica no coração do CBD.
Encontre mais opções de hospedagem em Sydney!
Que tal começar a planejar as suas próximas férias com o app da Revista Viajar Pelo Mundo? Certamente temos vários destinos a sua escolha. Clique aqui e confira!
Leia também:
O que visitar em Melbourne, Austrália
Austrália: esticadas a partir de Sydney