fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosO que fazer no Parque Nacional Peneda-Gerês, Portugal

O que fazer no Parque Nacional Peneda-Gerês, Portugal

O que fazer no Parque Nacional Peneda-Gerês, Portugal

O Parque Peneda-Gerês é rico em atividades naturais, como trekkings e canoagem, com destaque para a Cachoeira do Arado e o mirante da Pedra Bela

Por Tarcila Ferro

Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Não é óbvio associar Portugal com trekking, canoagem, banhos em cachoeiras e camping. Mas devo admitir que colocar no roteiro o Parque Peneda-Gerês foi uma das melhores surpresas da viagem. A experiência já começa pelo caminho – que é lindo – repleto de cenários que unem montanhas forradas de verde, rios e pontes. Com 72 mil hectares e quatro rios – Gerês, Arado, Homem e Caldo –, é um espaço muito procurado no verão e na primavera para todos os tipos de atividades na água. Mas não é preciso ficar restrito ao calor: os mirantes e as aldeias garantem passeios o ano inteiro. Com um pouco de sorte também, os visitantes podem ver lobos, raposas, javalis e veados.

Estar de carro é crucial para conseguir curtir o Parque Nacional Peneda-Gerês. Quem vai pernoitar pode ficar nos campings e aproveitar melhor as trilhas e as visitas até as comunidades mais afastadas. Mas quem reservou apenas um dia precisa focar bem o passeio.

Placa do Parque

Placa do Parque Nacional Peneda-Gerês (foto: divulgação)

As estradinhas que sobem as montanhas são cheias de curvas e belos visuais. Não é difícil encontrar pastores e seus rebanhos que vivem nas aldeias de granito. A visita à aldeia do Soajo é uma boa forma de começar. Ali o dia passa tranquilo e sem pressa: as famílias vivem da terra, assam seu próprio pão, cuidam dos animais e fazem vinhos e azeites nos lagares comunitários. Curioso em Soajo é ver o conjunto de 24 espigueiros (pequenos armazéns de madeira) construídos sobre lajes de granito. O mais antigo deles é de 1782 e muitos são usados até hoje para estocar e proteger o milho de roedores e do frio.

 

Rio Arado

Rio Arado no Parque Nacional Peneda-Gerês (foto: shutterstock)

Para ter uma geral do Parque Nacional Peneda-Gerês, nada melhor do que dirigir até o mirante da Pedra Bela, a 830 metros de altura. É preciso parar o automóvel ao lado do bosque de pinheiros e andar poucos metros pisando em grades pedras. O visual é arrebatador e a selfie fica perfeita com o verde da floresta e os lagos a perder de vista. A alguns minutos de carro dali fica a Cachoeira do Arado. Para chegar, são 20 minutos de andança e depois uma sequência de degraus irregulares. Dali, a queda d’água de 750 metros fica ainda mais majestosa.

Continue lendo sobre o Norte de Portugal:

Porto

Vila Nova de Gaia

Viana do Castelo

Ponte de Lima 

Braga

Montalegre 

Chaves 

Bragança

Pinhão

 

 

Veja outras opções de hospedagem em Portugal aqui!


Vai para Parque Nacional Peneda-Gerês? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em Parque Nacional Peneda-Gerês
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!