fbpx

Dois lagos imperdíveis para conhecer nas Dolomitas, Itália

O que fazer nas Dolomitas, uma das regiões de montanha mais bonitas do norte do país fora da temporada de esqui.

Dolomitas, Itália. (Foto: Fabiane Gama)

As Dolomitas é uma região da Itália famosa por sua cadeira de montanhas nos Alpes italianos, não à toa, é reconhecida como Patrimônio Mundial da UNESCO. Mas afinal, o que exatamente se pode fazer nas Dolomitas?

Como chegar nas Dolomitas

Cortina d’Ampezzo é uma das principais cidades da região das Dolomitas, no norte da Itália, e está localizada a cerca de duas horas do aeroporto de Veneza.

Como sugestão de hospedagem em Cortina d’Ampezzo, recomendamos o Hotel Cristallino d’Ampezzo, hotel com bom custo-benefício, bem localizado, com café da manhã, estacionamento e Wi-Fi.

Hotel Cristallino d’Ampezzo. (Foto: reprodução Booking)
Hotel Cristallino d’Ampezzo. (Foto: reprodução Booking)

A partir de Cortina d’Ampezzo, vale alugar um carro para explorar os lagos mais famosos da região. Destacamos nesse conteúdo três deles: Lago di Braies, Lago di Tovel e o Lago di Sorapis.

Melhor época para visitar 

Durante o inverno, a região das Dolomitas fica completamente nevada e é muito procurada por quem curte esquiar. Já no verão, os lagos estão descongelados e a região oferece muitas opções de trilhas.

Onde dormir nas Dolomitas

Reserve pelo menos duas noites para se hospedar no charmoso Miramonti Boutique Hotel, que fica na cidade de Avelengo, na fronteira com a Áustria. O hotel tem uma bela piscina aquecida ao ar livre, saunas seca e a vapor (incluindo uma toda envidraçada com supervisual!), além de ter uma gastronomia impecável.

foto: arquivo pessoal de Fabiana Gama

O que fazer em Dolomitas

Lago di Braies

Localizado a cerca de 50 quilômetros de Cortina d’Ampezzo, no Parque Nacional Fanes-Sennes-Braies, o Lago di Braies é um dos lagos mais famosos da região. A caminhada para dar a volta completa ao redor dele é bem fácil, ideal para famílias, pois são apenas 3,5 quilômetros, com alguns trechos de subida leve. E o visual compensa!

Nos dias quentes, é possível nadar, alugar um barquinho ou fazer um piquenique. No caminho entre Cortina d’Ampezzo e o Lago di Braies, não deixe de visitar outros dois lagos: Landro e Dobbiaco.

Lago di Braies (foto: arquivo pessoal de Fabiana Gama)

Lago di Sorapis

Fica a cerca de 15 quilômetros de Cortina d’Ampezzo. Basta seguir de carro pelo Passo Tre Croci (que liga Cortina ao Lago Misurina) até chegar ao Bar Ristoranti Son Zuogo. A partir do estacionamento são 5 quilômetros de caminhada até o lago – ou seja, ida e volta são 10 quilômetros. A cor turquesa da água do lago compensa o cansaço!

Lago di Sorapis. (Foto: shutterstock)

Trentino

Lago di Tovel

Com tempo disponível, aproveite para conhecer o Lago di Tovel, localizado a 1.178 metros de altitude dentro do Parque Adamello Brenta, na região do Trentino. O trajeto a partir do Lago di Sorapis dura em média 3 horas de carro.

Mas a viagem vale a pena, pois é um dos lagos mais bonitos da Europa, com água cristalina.

A trilha para dar a volta completa ao redor tem apenas três quilômetros, em uma caminhada leve e agradável. Por ali, há dois restaurantes, áreas para piquenique e várias “prainhas”, sendo permitido nadar no lago.

Margem do Lago di Tovel. (Foto: shutterstock)

Comece a planejar sua viagem pela Itália

Seguro viagem

O seguro de viagem é um dos itens mais importante da sua viagem, principalmente se for para o exterior. Imagine o quanto irá te custar em termos financeiros se ficar doente ou, de repente, sofrer um acidente na Europa?

Conheça o parceiro da Viajar clicando aqui!

Chip de celular na Itália

Não fique sem conexão de internet durante suas viagens internacionais. Com o Omeuchip, você tem 15% de desconto usando nosso cupom REVISTAVIAJAR.

Clique aqui para comprar o seu!

LEIA TAMBÉM:

Sala secreta de Michelangelo é aberta ao público na Itália

Nápoles, Capri e Sicília: roteiro pelo Sul da Itália

Roma: 10 passeios diferentes para fazer na capital italiana

O que fazer no Lago Maggiore, na Itália

O que fazer no Lago di Como, a 50 km de Milão