fbpx

O que fazer na Colônia do Sacramento, Uruguai

A charmosa cidade com ares coloniais é boa pedida para esticar desde Montevidéu ou mesmo Buenos Aires. Veja o que fazer na Colônia do Sacramento!

Colônia do Sacramento
Colônia do Sacramento é uma das cidades mais antigas do Uruguai. (Foto: shutterstock)

Colônia do Sacramento preserva muita história, mistérios e lendas de seus colonizadores, além de muita arquitetura espalhada pelas ruas de pedras e as casas coloniais.

E, se você gosta de viagens cheias de história e muita cultura, essa cidade pode ser a alternativa ideal! Veja quando ir, como chegar e o que fazer em Colônia do Sacramento!

Como chegar a Colônia do Sacramento?

De Montevidéu são duas horas de carro. Quem vem a partir de Buenos Aires cruza o Rio da Prata de barco, pelas companhias Buquebus ou Colonia Express, em pouco mais de uma hora.

LEIA TAMBÉM: Como ir de Buenos Aires até Colônia de Sacramento de Buquebus

Como é?

É uma cidade charmosa, com casario colonial bem preservado, ruas de paralelepípedos iluminadas por lamparinas que chegam a lembrar Ouro Preto ou Paraty.

Fica às margens do Rio da Prata e exatamente pela posição estratégica foi motivo de disputa entre portugueses e espanhóis. Isso garantiu uma mistura peculiar à arquitetura de Colônia, fundada em 1680 e que virou Patrimônio da Unesco. Seu centro histórico fica dentro de uma muralha, agora em ruínas, que serviu para protegê-la dos invasores.

O que fazer em Colônia do Sacramento?

O passeio pode começar pela viela mais conhecida dali, a Calle de los Suspiros, uma ruazinha com construções históricas de paredes grossas e teto baixo. Os telhados assimétricos são originais do século 18 e explicam a expressão “nas coxas”, já que foram moldadas sobre as pernas dos escravos e por isso o resultado é bastante desnivelado.

Ela leva à Plaza Mayor, que apesar do nome é pequena. No miolo fica o Museu Português, uma casinha com paredes de pedra e adobe (barro usado como rejunte), lugar onde estão guardados objetos da época em que os portugueses estiveram na região. Em uma construção bem mais chamativa, o museu Espanhol reúne mapas, roupas, mobiliários e documentos seculares.

Calle de los suspiros
Calle de los suspiros (foto: shutterstock)

No centrinho tem uma grande oferta de restaurantes e bares, muitos deles abertos em casinhas fofas coloridas. Podendo investir em uma refeição especial com vista para o Rio da Prata, o Charco Bistrô tem cardápio recheado de comida mediterrânea. Para ir de chivito ou outra comidinha rápida para pegar e sentar em alguma mesinha na calçada, o Los Farolitos é uma opção.

Ali também está o farol, construído no século 19, quando o Uruguai já era independente e queria guiar os navegadores, e não mais evitá-los. O farol é aberto para visita e quem conseguir subir os 118 degraus tem como recompensa um visual deslumbrante para o Rio da Prata.

Construído sobre o antigo convento de São Francisco, o farol guarda uma lenda curiosa. Segundo conta a tradição popular, quando os jesuítas foram expulsos da América espanhola por contrariar interesses da coroa, uma freira resistiu e teve de ser retirada à força.

Dizem que a amarga senhora jogou uma maldição na cidade e qualquer coisa de ruim que aconteça aos locais é atribuído à tal da freira. Verdade ou mito, o povo confirma que todo dia 22 de janeiro, festa de celebração do aniversário de Colônia, chove a cântaros.

Rio da Prata
Rio da Prata (foto: shutterstock)

Não saia do Brasil sem um seguro viagem!

Talvez por culpa da freira, a Basílica do Santíssimo Sacramento foi pelos ares em 1823, restando hoje só duas colunas e o retábulo da estrutura original. Os portugueses haviam escondido no sótão da igreja uma quantidade imensa de pólvora. Um raio atingiu o teto e bum! A explosão deu cabo da construção antiquíssima.

Fora do centro histórico, o destaque é o Centro Cultural Bastión del Carmen, em uma antiga fábrica de sabão transformada para receber exposições de arte e mostras. Vale o passeio perto dali também no píer de Colônia do Sacramento, sentar em seus banquinhos e apreciar o rio sem pressa.

Onde se hospedar em Colônia do Sacramento?

As opções de hospedagem na Colônia do Sacramento são variadas, e vão desde as mais econômicas próximas ao bairro histórico, até as mais luxuosas mais distante do centro. Isso vai depender do gosto de cada um. Por isso, separamos algumas alternativas de pousadas e hotéis pela região. Confira!

La Casa de Los Limoneros

Fica na área rural da cidade e atende em um casarão de fazenda perto de uma linda plantação de limão-siciliano. São apenas sete quartos, piscina, lago e um gostoso jardim.

La Casa de Los Limoneros, Colônia do Sacramento
La Casa de Los Limoneros. (Foto: reprodução Booking)

Veja mais fotos aqui!

Posada del Gobernador

Localizado no centro histórico, a Posada del Gobernardor é uma ótima opção para quem busca conhecer um pouco mais da cultura e história da Colônia do Sacramento.

Os quartos da pousada oferecem uma belíssima decoração e dispõem de ar- condicionado, TV, frigobar, além de uma vista linda para o jardim.

Piscina da Posada del Gobernador. (Foto: reprodução Booking)

Veja mais fotos aqui!

Posada El Viajero

Com uma localização excelente (apenas 100 metros do bairro histórico), a Posada El Viajero possui mais de mil avaliações no Booking, e é considerada uma das melhores em termos de atendimento, limpeza e receptividade.

O local oferece quartos espaçosos equipados com ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e muito mais. Um dos destaques fica para o ponto de ônibus que está situado a cerca de 400 metros da propriedade, possibilitando, assim, mais acessibilidade para os turistas.

Posada El Viajero
Posada El Viajero. (Foto: reprodução Booking)

Veja mais fotos aqui!

Posada de la Flor

Situada no início do bairro histórico, a Posada de la Flor dispõe de quartos amplos que estão localizados ao redor da varanda térrea, com um belíssimo verde em volta. Todos eles são equipados com TV e guarda-roupa.

Posada de la Flor
Quarto da Posada de la Flor. (Foto: reprodução Booking)

Veja mais fotos aqui!

Charco Hotel

No coração da Colônia está o Charco Hotel! Sua decoração mais rústica atrai os turistas que desejam passar uns dias na cidade. Um ponto positivo da hospedagem é que ela está a 100 m de distância de Puerto Franco de Colonia, 1 km da Rambla Colonia e a 1 km do Farol de Colônia do Sacramento, Museu Português e da praça Plaza Mayor.

O café da manhã é incluído na diária, e o local dispõe de Wi-Fi gratuito, serviço de recepção 24 horas, quartos equipados com ar-condicionado e vista para a cidade.

Veja mais fotos aqui!

Faça a cotação de passagens aéreas para o Uruguai no buscador Passagens Promo e garanta já os melhores preços!

LEIA TAMBÉM:

Buenos Aires: passeios para fazer na capital argentina

Saiba como obter a isenção do imposto IVA na Argentina

6 destinos para conhecer no norte da Argentina