fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestaques10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

Visitar a Ilha da Madeira é se deparar com uma natureza deslumbrante, boa gastronomia e vinhos de qualidade

Por Gabriel Dias

Lugares para visitar na Ilha da Madeira
Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

A Ilha da Madeira é uma região autônoma de Portugal, localizada no Oceano Atlântico, entre as costas da Europa da África. O destino oferece natureza exuberante, com visuais de tirar o fôlego, ótimos hotéis, gastronomia farta e atrações para toda a família. Precisa de mais motivos para querer visitar a Ilha da Madeira? Sem problemas, pois argumentos não faltam! Selecionamos 10 motivos para te convencer de uma vez por todas a incluir a parada na sua próxima viagem a Portugal, confira!

1- Chegar na ilha é simples e rápido

A começar pela parte prática da viagem. Viajantes menos experientes podem ter a impressão que viajar para uma ilha no meio do Atlântico pode ser sinônimo de perrengue. Mas, na Madeira, isso é longe de ser verdade, e em momento algum falta estrutura. Chegar na Ilha da Madeira a partir de Portugal é bem simples: diversos voos diários com duração de aproximadamente 1h30 ligam Lisboa a Funchal. É como uma ponte aérea, simples e rápida. Curiosidade: você vai desembarcar no Aeroporto Cristiano Ronaldo, uma homenagem ao ídolo português, nascido na ilha.

Município para visitar na Ilha da Madeira

Câmara de Lobos (foto: shutterstock)

2- Apreciar a natureza de origem vulcânica

Nós, brasileiros, vivemos em uma imensa riqueza ambiental, já que poucos países possuem tanta diversidade de fauna e flora como o nosso. Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal… pode ser difícil se impressionar quando temos tanta beleza no quintal de casa. Mas na Ilha da Madeira, os suspiros são garantidos, pois o bioma é vulcânico. Você já foi em uma praia com areia naturalmente preta? Pois na Ilha da Madeira, essa é uma das principais atrações. O destino possui impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela vegetação típica, chamada Laurissilva, que cobre 20% do território e foi nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Cachoeira em Levada Velha

Levada Velha do Lajeado (foto: shutterstock)

3- Aproveitar o clima ameno o ano todo

O clima é um fator decisivo no momento de escolher um destino de férias. Há quem busque o frio e a neve do inverno europeu, enquanto há quem fuja das temperaturas congelantes. Se você se encaixa no segundo perfil, saiba que um dos motivos mais cativantes para visitar a Ilha da Madeira é o clima. Isso porque a proximidade com a costa africana garante temperaturas amenas durante o ano todo. As temperaturas do inverno em Portugal já são mais altas que no restante da Europa, e na Madeira, elas são ainda superiores ao continente.

Ilha da Madeira, Portugal

Zona Velha de Funchal (foto: Turismo da Madeira)

4- Degustar a gastronomia local

A gastronomia é uma baita atração portuguesa e se deliciar com muito bacalhau e pastéis de Belém acompanhados de um bom vinho é imperdível. Explorar a Madeira através do paladar é interessante para ampliar o que conhecemos da culinária portuguesa para além desses grandes clássicos. Na ilha, você encontra outros pratos típicos, como o bolo do caco (pão com alho), peixe espada e atum fresco. Além disso, muitos acompanhamentos levam banana e maracujá, por serem frutas comuns na ilha. De doces, se destacam o principalmente o bolo de mel e queijadas. Também não deixe de provar um vinho local e a bebida poncha.

Bananas são comuns na ilha

Mercado Municipal de Funchal (foto: Turismo da Madeira)

5- Ver baleias e golfinhos em seu habitat natural

Existe uma magia em poder ver animais selvagens livres em seu habitat natural, e na Ilha da Madeira, é possível fazer um passeio para observação de baleias e golfinhos. As águas da Madeira são profundas, o que as tornam atrativas para ser lar ou rota de 28 espécies de cetáceos. Passeios de barco te levam para ver e até mesmo nadar com baleias, golfinhos, tartarugas e vários outros animais marinhos.

Mar na Ilha da Madeira

Golfinhos (foto: Turismo da Ilha da Madeira)

6- Nadar em piscinas naturais

A clássica dúvida entre praia ou a piscina do hotel se torna mais complexa na hora de visitar a Ilha da Madeira, pois uma das mais esperadas atrações do destino são as Piscinas Naturais de Porto Moniz. Elas são resultado da geografia da ilha, que combina o oceano com relevos montanhosos. Trata-se de formações de lava vulcânica na beira do oceano que são preenchidas naturalmente pela água salgada cristalina que entra diretamente pelo movimento do mar.

Porto Moniz, Ilha da Madeira

Piscinas Naturais de Porto Moniz (foto: shutterstock)

7- Conhecer a terra natal do Cristiano Ronaldo

Se o Cristiano Ronaldo é um ídolo seu, saiba que você poderá conhecer mais sobre a história do craque na sua viagem para a Ilha da Madeira. Afinal, o jogador de futebol nasceu lá, e é evidente que o destino presta homenagem a esse nome tão notório para Portugal e para o mundo. A começar pelo aeroporto internacional de lá, que se chama Aeroporto Cristiano Ronaldo. E em uma visita ao Museu CR7, você pode conhecer mais sobre a vida e carreira do jogador, vendo de perto prêmios, como Bolas de Ouro da FIFA, camisas, chuteiras e mais.

Hotel e museu em Funchal

Museu CR7 (foto: shutterstock)

8- Se aventurar no ecoturismo

Você já sabe que a Ilha da Madeira é repleta de natureza, mas além de apreciar as belas paisagens, saiba que o destino também é um prato cheio para os aventureiros. As Levadas da Ilha da Madeira têm dezenas de trilhas com visuais de tirar o fôlego das praias, cachoeiras, vegetação e montanhas. Você também pode conhecer a ilha sob quatro rodas, no tour de Jeep, que te apresenta um ângulo off-road do local com a adrenalina de uma 4×4.

Sítio na Ilha da Madeira

Canyoning em Ribeiro Frio (foto: Turismo da Madeira)

9- É um ótimo destino para crianças

Consideramos a Ilha da Madeira um dos melhores destinos para visitar com crianças na Europa. Os viajantes mirins com mais de 10 anos já conseguem fazer as trilhas citadas acima, por exemplo. A observação de baleias e golfinhos também é encantadora para os pequenos. E além dos passeios perto da natureza, o destino também tem o Parque Temático Madeira e vários museus interativos, como o Madeira Story Centre, o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz e o Museu do Brinquedo da Madeira.

Atrações infantis para visitar na Ilha da Madeira

Madeira Story Centre (foto: shutterstock)

10- Fazer enoturismo com o vinho Madeira

O vinho português é um dos mais famosos do mundo e cada região tem sua especificidade. Você certamente conhece o vinho do Porto. E na ilha, a especialidade é o vinho Madeira. A bebida é caracterizada por ser fortificada, com alto teor alcoólico e ser ideal para ser servida como aperitivo ou digestivo (no início ou final das refeições). Não deixe de fazer as degustações oferecidas diretamente pelos produtores, não faltam wine bars espalhados por lá.

Município de Ponta do Sol

Pôr do Sol em Ponta do Sol (foto: Turismo da Madeira)

E aí, te convencemos? Boa viagem!

 

Fuja das roubadas em sua viagem. Nosso time de especialistas viaja o mundo em busca de dicas e do que existe de melhor em cada destino. Já escolheu ou está em dúvida para onde viajar? Então nós te ajudamos, clique aqui.

 

Leia também:

Ilha da Madeira: um paraíso natural em Portugal

Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

Açores: arquipélago rústico em Portugal

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!