fbpx

Itália reabre trilha romântica em Cinque Terre após 11 anos

A Via dell’Amore voltou a abrir para visita do público durante o verão europeu; a trilha romântica completa será liberada em julho de 2024

A trilha do amor estava interditada desde 2012 (foto: shutterstock)
A trilha do amor estava interditada desde 2012 (foto: shutterstock)

A Itália reabriu este ano uma das trilha mais românticas do mundo. Após 11 anos interditada devido a um deslisamento de terra, a atração voltou a funcionar como teste no verão europeu.

A Via dell’Amore, ou Caminho do Amor, tem quase um quilômetro de comprimento e circunda as vilas que formam as Cinque Terre. O percurso decorre entre as cidades de Riomaggiore e Manarola, na região da Ligúria.

Em conclusão, após uma longa reforma, o primeiro trecho foi aberto para uma pequena temporada de verão, até 30 de setembro de 2023, entre 9h e 19h. A trilha completa será liberada em julho de 2024.

LEIA TAMBÉM: Etias: tudo sobre a nova autorização de viagens para Europa

Conheça a trilha

Considerada uma das atrações de destaque na costa italiana, o Caminho do Amor ganhou notoriedade por ser um refúgio preferido por casais apaixonados durante sua construção, na década de 1920.

Antigamente, essa trilha romântica estava aberta gratuitamente para todos. Entretanto, agora, o acesso só é permitido por meio de visitas guiadas. A medida é destinada a conter o número excessivo de turistas e conservar a beleza natural da região.

Ao longo do percurso, os guias compartilham a história do local, enquanto os visitantes desfrutam de vistas deslumbrantes do Mar da Ligúria. Os bilhetes de entrada têm o valor de 5 euros (aproximadamente R$ 27), sendo que crianças com até 3 anos e residentes têm acesso gratuito.

Para adquirir ingressos, é necessário fazê-lo exclusivamente online, por meio do site oficial da Via Dell’Amore.

LEIA TAMBÉM: ‘Attenzione pickpocket!’: Dicas para evitar ser alvo de batedores de carteira

Reforma

A reforma da Via dell’Amore teve como principal objetivo aumentar a segurança dos visitantes. Em setembro de 2012, ocorreu um desmoronamento de pedras no local que resultou em ferimentos para quatro pessoas.

Desde então, realizaram-se estudos e projetos com foco na prevenção de futuros acidentes e na preservação da paisagem rochosa.

Durante o período de restauração, removeram-se mais de 80 mil metros quadrados de rochas consideradas perigosas. Além disso, colocaram um revestimento metálico resistente sobre a falésia, que atinge uma impressionante altura de 150 metros.

Outra medida importante para reforçar a segurança foi a construção de barreiras ao longo de 850 metros do caminho.

Alugue um carro e aproveite a viagem de forma confortável e prática. Veja a melhor opção aqui.

Conheça Cinque Terre

Cinque Terre é um dos principais destinos turísticos da Itália. Este conjunto de cinco encantadores vilarejos – Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza e Monterosso al Mare – está localizado na província de La Spezia, ao sul de Gênova.

A UNESCO designou este local como Patrimônio Mundial da Humanidade, que atualmente atrai milhares de visitantes.

Cada vila possui suas próprias características e atrativos únicos, porém todas compartilham a mesma paisagem deslumbrante de casas coloridas e rodeadas por falésias à beira do mar da Ligúria.

Cinque Terre, onde esta localizada a trilha romântica (foto: shutterstock)
Cinque Terre, onde esta localizada a trilha romântica (foto: shutterstock)

Riomaggiore

Começando por Riomaggiore, a primeira cidade de Cinque Terre, que tem como uma das principais atrações a igreja de San Giovanni Battista.

Além disso, vale a pena explorar sua marina, onde você pode encontrar barcos tradicionais de pesca e desfrutar de pratos de frutos do mar frescos em seus restaurantes à beira-mar.

A pequena cidade também tem um castelo medieval que vale a pena visitar.

Não fique sem comunicação na sua viagem! Aproveite o máximo de conexão de internet com o cupom REVISTAVIAJAR e garanta 15% de desconto. Veja a melhor opção aqui.

Manarola

É o vilarejo mais antigo das Cinque Terre e um dos mais charmosos. A cidade é famosa pela sua produção de vinho.

Entre as atrações turísticas, destacam-se o Borgo Storico, o centro histórico da vila, e os passeios de barco e trilhas entre os vinhedos.

Além disso, é um ótimo lugar para apreciar o pôr do sol e a gastronomia local, baseada em peixes e frutos do mar.

Corniglia

É a terceira vila de Cinque Terre, e a única localizada no alto de uma colina. Para chegar ao centro histórico de Corniglia, os visitantes devem subir uma escadaria de 377 degraus.

Uma vez lá em cima, explore a igreja de San Pietro, construída em estilo gótico-liguriano, e aproveite as vistas deslumbrantes das vinhas circundantes.

Da mesma forma, vale a pena visitar a Maria Belvedere, uma praça com vistas panorâmicas do mar e das montanhas.

Vernazza

A quarta vila é Vernazza, uma das mais famosas e fotografadas de Cinque Terre. Suas casas coloridas em tons pastel e sua charmosa praça à beira-mar são cativantes.

Os visitantes podem explorar o Castelo Doria, uma antiga fortaleza que oferece vistas panorâmicas do porto e da vila.

Além disso, há a igreja de Santa Margherita di Antiochia, que fica à beira-mar.

Monterosso al Mare

Por fim, a maior e mais animada das cinco vilas de Cinque Terre é conhecida por sua praia de areia, coisa rara na região. Os turistas podem relaxar ao sol na praia, explorar o centro histórico com suas ruas de paralelepípedos e visitar a igreja de San Giovanni Battista.

Assim, as Cinque Terre combinam natureza, história, cultura e gastronomia em um cenário de sonho. Para conhecer melhor as Cinque Terre, recomenda-se passar pelo menos dois dias na região.

Uma opção é se hospedar em um dos vilarejos ou em La Spezia. O transporte pode ser feito de trem, barco ou a pé.

LEIA TAMBÉM:

Nápoles, Capri e Sicília: roteiro pelo Sul da Itália

10 hotéis perto do Aeroporto Internacional de Milão

Itália lança trilha de 51 km em meio às colinas do Prosecco

Giro virtual pela Emilia-Romagna, na Itália