Transporte, roupas, como evitar filas nas principais atrações e ainda ver o Papa de pertinho. Veja essa e outras dicas no nosso Guia do Vaticano
Não se deixe levar pelo tamanho. O menor estado do mundo é tão gigante em atrativos que fica difícil ver tudo em um dia sem seguir um passo a passo de como visitar o Vaticano.
Afinal, nenhum outro lugar do planeta consegue reunir, em menos de meio quilômetro quadrado, tantos monumentos arquitetônicos sagrados, tantas obras-primas da Renascença, tantas relíquias cristãs e, de quebra, a oportunidade única de ficar cara a cara com o Papa.
15% de desconto no chip de celular com cupom REVISTAVIAJAR. Clique aqui!
Se você tiver apenas um dia, o jeito será se concentrar nas principais atrações: Basílica de São Pedro, Capela Sistina e Museus do Vaticano.
Para que você conheça o melhor da cidade-sede da Igreja Católica sem perder horas preciosas nas infindáveis filas, confira a seguir um passo a passo de como visitar o Vaticano e siga as nossas dicas.
LEIA TAMBÉM: O que fazer 4 dias em Roma
Como chegar ao Vaticano de metrô
O Vaticano está dentro de Roma, a capital da Itália, mas, na prática, é uma cidade-estado independente. Fica entre muralhas e às margens do Rio Tibre, a cerca de 5 km do coração de Roma.
Para quem está hospedado na capital italiana, a forma mais fácil e rápida de chegar ao Vaticano é a Linha A do metrô. Ela funciona das 5h30 às 23h30 de domingo a quinta-feira; e tem o horário estendido até 1h30 às sextas e aos sábados. O trajeto dura entre 11 e 15 minutos, conforme o ponto de desembarque escolhido.
Para quem desce na estação Ottaviano-S.Pietro, são oito minutos de caminhada até os museus e cerca de 13 minutos até a Praça de São Pedro. Basta seguir as placas.
Outra opção é a estação Cipro, também na linha A do metrô romano, que está localizada nas proximidades dos Museus do Vaticano (nove minutos a pé).
E se você descer na estação Lepanto do metrô, a 18 minutos de caminhada dos museus, poderá fazer compras na Rua Cola di Rienzo antes de seguir para o complexo.
Como chegar ao Vaticano de ônibus
Também é possível chegar ao Vaticano de ônibus (linhas 40, 49 ou 64), trem (descendo na estação S. Pietro) ou bonde (Linha 19, com desembarque na Piazza del Risorgimento). No entanto, esses meios de transporte demoram mais que o metrô, variando de 30 a 53 minutos.
De carro, a rota mais rápida é a que segue pelo Corso Vittorio Emanuele II. Mas você só conseguirá entrar dirigindo na Cidade do Vaticano se estiver lá em negócios oficiais.
E se você gosta de caminhar, saiba que também é viável ir de Roma ao Vaticano a pé – uma boa maneira de conhecer cada cantinho da região no seu tempo e ainda economizar com o transporte.
Nesse caso, se o seu ponto de partida for a Piazza Navona, pegue a Via de Coronari, que está alinhada com lojas e cafés, e vire à direita na Via di Panico.
No final dela, há uma passagem pública que leva à Ponte Sant’Angelo. Atravesse a ponte e vire à esquerda em frente ao Castelo Sant’Angelo. Uma estrada reta, chamada Via della Conciliazione, liga Sant’Angelo à Praça São Pedro.
Como visitar o Vaticano sem filas
Para evitar filas nos Museus do Vaticano, vale comprar o ingresso on-line com horário marcado ou adquirir o cartão Omnia Vatican Card, que garante livre acesso a várias atrações turísticas por três dias. Além disso, planeje tudo e adquira os bilhetes com antecedência, pois a procura é grande.
Pagando uma taxa adicional e apresentando o voucher, você poderá pegar uma fila diferenciada para os museus no dia. Isso já poupa alguma espera, ainda que passar pela segurança possa demorar um bocado.
Lembre-se também de chegar dentro do intervalo de 30 minutos previsto no seu ingresso para garantir a entrada.
Já a visita à basílica é de graça (paga-se apenas para subir na cúpula), mas não há meio de pular a fila se você estiver por conta própria. O único jeito de ganhar tempo é contratando o tour guiado disponível no site do Vaticano.
Nesse caso, depois de visitar as inúmeras obras de arte dos museus e admirar o impressionante trabalho de Michelangelo na Capela Sistina, você terá acesso prioritário à basílica, sem filas, por meio de uma passagem que vai diretamente da Capela Sistina para lá. O acesso a essa entrada só é permitido na companhia de um guia turístico.
Guia do vaticano: ver tudo em um dia
Também é sempre válida a velha regra de ouro que diz para chegar bem cedo a qualquer ponto turístico, antes que ele seja tomado por um mundaréu de visitantes.
Se você seguir essa sugestão e tiver apenas um dia para conhecer tudo, poderá começar pela basílica, que abre às 7h, e depois seguir para os museus, que funcionam a partir das 9h.
Nesse horário, dá para apreciar as obras de arte sem tanta gente na frente. Com o passar das horas, porém, você provavelmente se verá forçado a seguir o fluxo e o ritmo da multidão.
Visitas noturnas
Se a sua viagem for entre maio e outubro, há outra alternativa para evitar filas no Vaticano. Nesses meses, os museus, que normalmente fecham às 18h, oferecem visitas noturnas que vão até as 22h30 nas sextas-feiras (última entrada às 20h30) e até as 20h aos sábados (última entrada às 18h).
Nesses horários estendidos noite adentro, as filas costumam ser menores, assim como a quantidade de gente pelos corredores.
Quer um privilégio ainda maior? Vá no último domingo do mês. Neste dia especial, a entrada é gratuita e os museus ficam abertos das 9h às 2h da madrugada!
LEIA TAMBÉM: Uma viagem pelo Lago di Como, na Itália
Dress Code para o Vaticano
Mesmo sendo um destino turístico popular, o Vaticano tem suas regras de vestimenta. O ideal é usar roupas confortáveis e discretas, que cubram ombros e joelhos.
Nas principais atrações, é proibido, por exemplo, usar chinelos, bonés, shorts, minissaias, regatas e blusas decotadas. Você pode até passar no raio-X com uma dessas peças, mas depois será barrado na porta da igreja.
Se estiver muito calor, uma boa dica para as mulheres é levar um lenço na bolsa para cobrir os ombros e o decote durante a visita.
Como ver o Papa no Vaticano
Um passo a passo para visitar o Vaticano seria incompleto sem um momento com o sumo-pontífice. Quase sempre, o Papa Francisco dá o ar da graça aos domingos e às quartas-feiras, exceto quando está viajando ou com algum problema de saúde (confira a agenda papal aqui).
Aos domingos, Sua Santidade aparece para o Angelus na janela da biblioteca do Vaticano. Você logo identificará o local pela bandeira vermelha hasteada ali.
Normalmente, ele faz um discurso e uma prece. A cerimônia dura cerca de 15 minutos. Tudo aberto gratuitamente ao público. Basta chegar com antecedência, antes que a praça fique lotada de fiéis.
Já às quartas acontece a Udienza Generale, uma oportunidade de ver o Papa um pouco mais de perto. A entrada começa às 7h, mas o sumo-pontífice só aparece mesmo às 9h30, a bordo do papamóvel, que atravessa a Praça de São Pedro enquanto ele acena para a multidão.
Nessa ocasião, o Papa passa uma mensagem, que é traduzida em vários idiomas (incluindo o português), reza o Pai Nosso em latim e abençoa os fiéis. Geralmente, esse evento se estende das 9h às 11h.
Hotéis em Roma
O Vaticano faz parte de todo roteiro de quem visita a capital italiana. Para visitar suas principais atrações em pressa, reserve pelo menos 5 dias. A seguir, dicas de hotéis para curtir na cidade eterna
La Griffe
Perto da estação de Termini, tem quartos modernos e muito espaçosos, alguns com hidromassagem, academia e sauna privativas, por exemplo. Além disso, o restaurante no terraço tem vista bacana. Portanto, prepare o celular para as fotos. Via Nazionale, 13. Clique aqui e faça sua reserva.
Starhotels Michelangelo
Perto do Vaticano, este quatro estrelas tem quartos confortáveis e renovados, alguns com vista para a cúpula da basílica, por exemplo. Aproveite, então, para fazer os passeios a pé. Villa della Stazione San Pietro, 14. Saiba mais e faça sua reserva aqui.
Hotel Villa San Pio
O hotel é tão perto do Coliseu, que dá para ir caminhando. Está também a 10 minutos a pé da estação de metrô Circo Massimo. Os hóspedes contam, ainda, com estacionamento gratuito, wi-fi, aluguel de bikes e, por fim, alguns dos quartos possuem banheira de hidromassagem. Via di Santa Melania, 19. Reserve aqui.
The Hive Hotel
Localizado a 30 quilômetros do Aeroporto Internacional de Fiumicino, o hotel também está a apenas 300 metros da Basílica de Santa Maria Maior. Seus quartos oferecem banheiro privativo com chinelos, produtos de banho e secador de cabelo. No restaurante, por sua vez, há pratos das culinárias italiana e chinesa. Via Torino, 6. Reserve aqui.
Best Western Plus Hotel Spring House
Próximo ao Vaticano, o hotel possui sauna e academia, além de TV via satélite e wi-fi gratuito. Por fim, o bar do Spring House, por sua vez, serve bebidas, petiscos e aperitivos durante todo o dia e, na recepção do hotel, há jornais gratuitos. Via Mocenigo, 7. Reserve aqui.
Hotel Quirinale
Situado em um prédio histórico do século XIX, o hotel também está conectado à Ópera de Roma através de uma passagem em seu pátio arborizado. Distante apenas 20 minutos do Coliseu, o Quirinale também oferece café da manhã continental.Via Nazionale, 7. Reserve aqui.
Hotel Fontanella Borghese
Localizado no centro histórico de Roma, o hotel dispõe de quartos com televisão LCD, canais via satélite e ar-condicionado. Além disso, a recepção (aberta 24h por dia), oferece serviços de reserva de bilhetes para museus, além de dar muitas informações turísticas úteis. Largo Fontanella Borghese, 84. Reserve aqui.
Hostels em Roma
New Generation Hostel Santa Maria Maggiore
O hostel está situado a apenas 300 metros da Basílica de Santa Maria Maior e dispõe de quartos com banheiro privativo e beliches em dormitórios compartilhados com armários individuais. Com wi-fi gratuito, o hostel também oferece cozinha de uso comum, lanchonete e lounge de TV. Reserve aqui.
Hostel Mosaic
Localizado a apenas 500 metros da estação de trem Roma Termini, o hostel dispõe de quartos com wi-fi gratuito, mesa de trabalho e banheiro privativo com chuveiro. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de um café da manhã no conforto do dormitório. Via dei Quattro Cantoni, 36. Reserve aqui.
Hostella Female Only
Destinado exclusivamente a mulheres, este hostel está situado a 1,6 km da Universidade Sapienza. Os quartos são equipados com ar-condicionado e banheiro compartilhado. Para completar, diariamente, é servido um café da manhã italiano. Via Gaeta, 70. Reserve aqui.
LEIA TAMBÉM
O que você precisa saber para dirigir na Itália
Conheça a charmosa Sirmione, cidade à beira do Lago Di Guarda
O que fazer em Milão, a cidade mais sofisticada em Itália
Roma: 10 passeios diferentes para fazer na cidade italiana
Todos os detalhes sobre a Rota do Vinho Chianti
Nápoles, Capri e Sicília e as delícias do Sul da Itália
FAÇA PARTE DOS NOSSOS grupos gratuitos no WhatsApp
- Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar