Maior feira do segmento encerra sua 12ª edição contabilizando mais de 18 mil reuniões e 350 expositores de 50 países. Data da ILTM 2024 já está marcada: de 7 a 10 de maio.
A Fundação Bienal de São Paulo, no parque do Ibirapuera, foi palco da 12ª edição da International Luxury Travel Market Latin America (ILTM).
Mais de mil pessoas circularam pela Bienal entre os dias 10 a 12 de maio e conferiram novidades apresentadas por 350 expositores de 50 países. Ao todo, 18.500 reuniões foram geradas nos três dias de evento na Bienal, o que marca um recorte para a feira.
Além das reuniões focadas em negócios, os destinos aproveitam a oportunidade para divulgarem suas novidades. Aos jornalistas, os países e hoteleiros participantes mostraram novos projetos, iniciativas e perspectivas para o futuro.
De acordo com Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America. ” A ILTM tem sido uma referência para o mercado de luxo nacional, que se encontra em um momento de forte crescimento”.
Brasilidade na ILTM
O Brasil e a América Latina foram destaques da edição, que contou com a presença de hoteleiros e representantes de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Guatemala, Paraguai, Peru e Uruguai.
“Temos uma diversidade muito maior de agentes vindos de cidades do Brasil e da América Latina que estão participando pela primeira vez da ILTM. A presença deles confirma o que temos falado sobre um crescimento do mercado de luxo em toda a região”, pontua Mayle.
Abrindo caminhos para outros estados brasileiros, o Rio Grande do Norte mostrou na coletiva de imprensa opções de viagem para ir além de Pipa e Natal.
Galinhos e São Miguel do Gostoso são as novas apostas do destino. Este último, por sinal, já desponta entre os locais mais badalados para aproveitar o réveillon no Brasil.
Vivi Ferreira, representante da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte, comentou sobre o crescimento. “Acreditamos que São Miguel do Gostoso se fortalecerá como destino, assim como foi com Pipa”.
100 anos do Copacabana Palace
Aos jornalistas, a rede Belmond destacou os 100 anos do Copacabana Palace e a agenda de celebrações durante todo ano.
A programação envolve eventos de arte, cultura e gastronomia. As próximas ações incluem ainda a reformulação do icônico espaço da piscina do Copa.
Já a festa de aniversário acontece entre os dias 17 a 20 de agosto. Serão oferecidos aos hóspedes ingressos para um jantar de gala black-tie e para o espetáculo ‘Copacabana Palace, o Musical’.
Além disso, o Copa acaba de lançar uma nova parceria com a Casa Amarela. Trata-se de centro educacional, artístico e de apoio social, fundado pelo artista francês mundialmente reconhecido JR. Ao longo do próximo ano, o Copacabana Palace apoiará as iniciativas do centro.
A rede Belmond também divulgou a reabertura do hotel Marona, na Riviera Maia, México, em agosto, após uma reforma completa.
A repaginação da lendária propriedade teve como base inspirações na cultura Maia. Entre os destaques estão as dez novas suítes à beira-mar e a parceria firmada com a marca de cosméticos Guerlain.
No Peru, a novidade tem endereço em Cusco com a contratação da premiada Chef Pía León, como diretora de Culinária do Mauka, restaurante que faz parte do hotel Palacio Nazarenas.
Com o nome de uma raiz inca ameaçada de extinção, Mauka é uma homenagem à fartura da culinária cusquenha.
Destinos apresentam novidades na ILTM
Entre os destinos que participaram da coletiva, a República Tcheca destacou entre suas novidades a ponte Sky Bridge 721, aberta em 2022, em Dolní Morava.
Trata-se da maior ponte suspensa do mundo, com 721 metros de comprimento e altura que chega a 95 metros no ponto mais alto. Luís Carlos Destro, representando do destino no Brasil, também enfatizou sobre o novo bar em Praga, Pilsner Urquel Experience, com uma série de experiências imersivas.
A região mexicana de Los Cabos também marcou presença. A empresária Diana Pomar, porta-voz do destino, ressaltou que Los Cabos é um destino LGBTQIA+ e que tem se consolidado no mercado de casamentos, eventos e luxo.
Já a Espanha mostrou os atrativos turísticos que vão além de Madri e Barcelona. Oscar Alemendros, da Turispana, contou sobre as 15 cidades patrimônios da humanidade pelo Unesco. Na lista, estão Toledo e Granada, entre outras, que acumulam atrativos históricos e culturais, além de farta opção gastronômica.
A Itália esteve representada com a região de APúlia, situada no “salto da bota” e conhecida por sua longa faixa de praias mediterrâneas.
Alfredo de Liguori enfatizou a boa conectividade do destino e sua oferta cultural que une castelos, igrejas e monumentos. Isso, sem falar, das vilas bucólicas e dos vinhedos.
Estreantes na feira
Participando pela primeira vez da ILTM, a Coreia do Sul aproveitou o sucesso recente das séries coreanas na plataforma Netflix para divulgar o destino por aqui.
A estratégia de promoção do país no Brasil vem ancorada pelo trabalho em reforçar os stopovers em destinos como Adis Abeba, Doha, Dubai e Istambul. Conciliar a ida ao país com outros destinos como Japão e Tailândia também faz parte das ações.
Outros temas apresentado pelo destino foi wellness, enfatizado por spas, terapias e retiros. “Turistas podem, ainda, viver experiências genuínas como a secular cerimônia do chá”, comentou Esther Cho, representante da Korea Tourism Organization.
Outro estreante na ILTM foi o Japão, presente com o Japan National Tourism Organization (JNTO). “O luxo é um dos pilares do nosso turismo, especialmente em locais como Tóquio, Quioto e Osaka”, pontou Yasuyuki Harada.
O representante reforçou a oferta crescente de restaurante com estrelas Michelin nas três cidades e ressaltou o leque hoteleiro, que concentra as principais cadeias mundiais.
Hotelaria de luxo ILTM
A presença de importantes nomes da hotelaria internacional, como Mandarin Oriental, Six Senses, The Peninsula e Aman, foram um dos destaques dessa edição do evento.
O grupo Mandarin foi representado por 16 hotéis, a maior participação do grupo na feira. “Em 2023 celebramos os 60 anos da abertura do nosso primeiro hotel, em Hong Kong, e fizemos questão de comemorar aqui com os brasileiros”, comenta Carole K Jones, diretora de parcerias globais de vendas para o mercado das Américas do Mandarin Oriental.
Para 2023, Mandarin fará a inauguração de cinco novas propriedades: Abu Dhabi, Costa Navarino (Grécia), Mayfair (Londres), Zurique (Suíça) e Mascate (Omã).
The Peninsula também chegou trazendo novidades: a abertura de um novo hotel em Londres, além de reforçar a propriedade em Istambul, na Turquia, aberta recentemente.
Pela primeira vez, a rede Aman participou da feira e promoveu um café da manhã com jornalistas para contar mais sobre a trajetória da rede. A Aman é conhecida por seus resorts de luxo ultra-exclusivos em locais exóticos como Butão, Laos e Sri Lanka.
Durante o bate-papo, os dois executivos da rede, Jonathan Lithgow e Tom Rutherford, contaram sobre o conceito de serviços e hospitalidade do grupo, além dos desafios de trazer a essência da Aman para as unidades em grandes cidades, como Nova York, por exemplo.
Eles enfatizaram ainda sobre a atualização de algumas propriedades, que passam a ter apelo para viagens em família, e finalizaram comentando sobre sobre a importância do viajante brasileiro para a rede.
LEIA TAMBÉM
Faena anúncia seu primeiro hotel no Brasil
Six Senses: conheça o Botanique Hotel & Spa
Hotel fazenda Dona Carolina, sofisticação no campo