fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeHospedagemHotel Fazenda Dona Carolina: paz no campo

Hotel Fazenda Dona Carolina: paz no campo

Hotel Fazenda Dona Carolina: paz no campo

A 110 km de São Paulo, o Hotel Fazenda Dona Carolina une o clima bucólico do interior com atrações que vão de pescaria, cavalgada e tirolesa até tour para conhecer a produção de café

Por Tarcila Ferro

Você sabia que a Viajar tem grupos gratuitos no WhatsApp e Telegram com dicas, serviços e muitas promoções de destinos no Brasil e no Mundo?
Faça parte desse grupo e comece a planejar a sua próxima viagem!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

“Eu tomei café errado a minha vida toda”, pensava eu, fã do café extraforte, enquanto participava do Tour do Café no Hotel Fazenda Dona Carolina. Escutando as explicações do expert Seu Jair das Chagas, descubro que sempre tomei uma bebida feita com os piores grãos. Isso porque, em vez de serem descartados, são torrados, moídos e colocados à venda. Seguindo os conselhos do Seu Jair, mudei para o tradicional. Assim, espero, em breve, ter a minha própria máquina de moer grãos. E quem sabe, dessa forma, tomar um café de verdade em casa, igual ao que provei em meus dias no hotel.

Seu Jair é um dos funcionários mais antigos do local, situado em Itatiba, a 110 km de São Paulo. Além disso, também é um dos responsáveis pelos frutos dos 4 mil pés de café, que rendem grãos e pó vendidos aos hóspedes. Eu, inclusive, comprei alguns pacotinhos, já prevendo que iria demorar para ter uma moedora de grãos em casa.

História

A antiga Fazenda Jaboticabal, construída em 1872 por Dona Carolina e seu marido, José Alves Cardoso, foi uma das mais importantes produtoras de café do estado de São Paulo. A propriedade entrou para a história por ser uma das primeiras a libertar seus escravos. Tudo isso antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1888. Além da alforria, Dona Carolina lhes deu um terreno de 100 alqueires, mesmo tamanho da propriedade onde viveu até sua morte, em 1919. Desde então, o nome da fazenda passou a homenagear a antiga dona e, em 1993, inaugurou-se um hotel.

No entanto, todo esse passado histórico ainda se faz presente. O casarão principal, com quase 150 anos, exibe o estilo colonial da arquitetura portuguesa, com móveis e objetos de época espalhados em vários cantos. Nos mais de 90 quartos, a vista para o verde dos mais de mil alqueires da fazenda garantem o clima campestre esperado pelos hóspedes.

Anteriormente, no século XIX, o Hotel Dona Carolina dava lugar à Fazenda Jaboticabal (foto: Tarcila Ferro)

Anteriormente, no século XIX, o Hotel Dona Carolina dava lugar à Fazenda Jaboticabal (foto: Tarcila Ferro)

Natureza

Certamente, esse espaço ao ar livre acaba se tornando um campo fértil para atividades em família. O lago que enfeita a propriedade rende uma tarde de pescaria e passeios de caiaque. Sobre ele, uma tirolesa de margem a margem provoca gritos de euforia para as crianças maiorzinhas e entre adultos também. Os menores, entretanto, curtem a mini tirolesa que fica no gramado. Circuito de arvorismo, arco e flecha, slackline, campo de futebol, piscina climatizada, academia, spa e quadras de tênis são outras opções.

Ademais, fãs de caminhadas ainda encontram 39 km de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e extensão. Contudo, se tratando de um hotel fazenda, precisam concorrer pelos passeios a cavalo e de charrete. O centro hípico do hotel conta com pistas e área para saltos e treinos para hóspedes com ou sem experiência em cavalgadas.

A interação com os animais, aliás, acontece também na fazendinha. Monitores levam as crianças, de trator, para aprender a tirar leite da vaca. Além disso, elas ainda podem acariciar coelhos, bezerros e cabras.

As principais atrações do local são as atividades ao ar livre, além, é claro, do Tour do Café (foto: Tarcila Ferro)

As principais atrações do local são as atividades ao ar livre, além, é claro, do Tour do Café (foto: Tarcila Ferro)

 

Assine a Revista Viajar pelo Mundo com preço especial e receba 12 exemplares em sua casa. Conteúdo produzido por jornalistas especialistas e que viajaram até os destinos. Clique aqui!

 

Rural-chique 

Na hora do descanso, os hóspedes podem optar entre cinco categorias de acomodação, com tamanhos que variam entre 32 m² e 60 m² . Em todas as 98 suítes, espere encontrar roupas de cama com algodão 300 fios. Nos banheiros, revestimento de mármore, produtos L’Occitane e banheira – com exceção para alguns quartos da categoria Luxo. Os apartamentos ficam em uma ala anexa ao casarão principal.

Quanto às refeições, as diárias contemplam pensão completa, o que torna a estadia muito mais cômoda. Ao todo, são quatro restaurantes e três bares. Um deles é um piano bar, ótimo para encerrar a noite tomando vinho e ouvindo clássicos tocados no piano de cauda. 

Em um salão com bastante luz natural, por conta dos painéis de vidro, serve-se o café da manhã. Entre as opções, estão frutas, pães artesanais, bolos caseiros, queijos, omeletes e tapiocas. Para um almoço com vista, aposte nos restaurantes Seo Oscar e no Cavalariça, abertos de acordo com os protocolos estabelecidos para o combate à Covid-19. No cardápio, a comida de fazenda se une a opções da gastronomia atual.

Além do Tour do Café, mencionado anteriormente, os visitantes também podem conhecer a produção de cachaça artesanal, totalmente realizada no hotel. Do plantio de cana ao envelhecimento em tonéis de carvalho até o engarrafamento, o passeio termina em degustação. Por fim, no Tour Histórico, os 150 anos da fazenda são recontados em uma visita guiada, repassando os principais acontecimentos e fatos do hotel.

Acima de tudo, o Dona Carolina oferece acomodações confortáveis (foto: Tarcila Ferro)

Acima de tudo, o Dona Carolina oferece acomodações confortáveis (foto: Tarcila Ferro)

Informações

O Hotel Fazenda Dona Carolina está localizado no endereço Rod. Alkindar Monteiro Junqueira, s/nº, Itatiba, SP. As diárias ficam a partir de R$ 1.356 para casal e até duas crianças de 4 anos na mesma acomodação, com pensão completa. Contudo, por conta da Covid-19, o hotel está operando com 75% da capacidade. Além disso, algumas atividades estão suspensas; por isso, informe-se previamente. Para conferir mais fotos e informações, clique aqui!

 

Que tal ter acesso a mais de 40 edições da Viajar com conteúdo produzido por jornalistas especialistas que viajam o mundo inteiro? Clique aqui e baixe agora mesmo o app. Ele custa bem menos que um alfajor na Argentina!

 

Leia também:

Brotas além da aventura: Hotel Fazenda Areia que Canta

Uma senhora fazenda em Itu

Fazendas históricas de café abrem para visitação no RJ

5 motivos para visitar Bragança Paulista

Que tal transformar o seu cartão de crédito em uma verdadeira fábrica de milhas?
Se você gasta pelo menos R$ 3.000,00 por mês no cartão de crédito e não consegue emitir um bilhete por ano para os EUA com as suas milhas acumuladas, acredite, você não sabe usar o cartão de crédito a seu favor.
Quero te convidar a se tornar especialista no assunto. Aprenda a viajar de graça, entrar em salas vips ao redor do mundo sem pagar nada e fabricar milhas com o nosso time de especialistas. Chegou a hora de você virar o jogo e parar de dar dinheiro aos bancos.

Saiba como viajar de graça e sem enrolação!