fbpx

Explora Journeys: como é estar a bordo do luxuoso Explora I

Em seu primeiro navio, a Explora Journeys, braço de luxo da MSC Cruzeiros, preza pela exclusividade, levando menos de mil passageiros para navegar pelo Mediterrâneo e pelo Caribe.

Explora I. (Foto: divulgação)

O Explora I é um marco na evolução dos cruzeiros de luxo, redefinindo o conceito de viajar pelo mar com uma abordagem que une design inovador, experiências imersivas e serviços exclusivos.

Criada pelos fundadores da MSC Cruzeiros, a linha Explora Journeys foi projetada para atrair um público exigente, habituado ao padrão elevado de resorts e hotéis de luxo em terra, mas que busca explorar o mundo em um formato diferente.

LEIA TAMBÉM: 10 dicas para quem vai fazer cruzeiro pela primeira vez

Experiência a bordo do Explora I

Ao embarcar no Explora I, a experiência começa com uma recepção que transmite exatamente essa proposta: proporcionar um ambiente sofisticado, porém acolhedor. O design do navio prioriza o conforto e a funcionalidade. Materiais como mármore e cristal, sem exageros, combinados com uma paleta de cores neutras, criam uma atmosfera elegante.

O lobby, por exemplo, lembra mais um hotel boutique do que aquele tradicional espaço de embarque e desembarque.

Lobby do Explora I. (Foto: divulgação)

Com 248 metros de comprimento e 32 metros de largura, o Explora I tem capacidade para 922 hóspedes. As áreas comuns incluem lounges, bares e muitos decks ao ar livre, permitindo uma conexão constante com o mar.

Piscina com vista para o mar (Foto: divulgação)

O Explora Lounge, com suas janelas do chão ao teto, é perfeito para relaxar apreciando uma música ao vivo e piano clássico, acompanhados de chá, café e petiscos que preenchem a tarde nos dias de navegação.

Foi nele, embalado pela música de fundo, que bati um papo com o capitão italiano Pietro Sinisi, que não deixou passar a oportunidade de afirmar: “Esse é o navio mais tecnológico e potente que já pilotei.” Durante a noite, o lounge é palco de apresentações de música ao vivo.

Áreas externas

As áreas externas do Explora I incluem três piscinas, diversas banheiras de hidromassagem e espaços projetados para oferecer conforto e privacidade.

A piscina infinita localizada na popa do navio é especialmente notável, permitindo aos hóspedes desfrutarem da tradicional vista do oceano. Para mim, uma das mais belas durante as navegações é aquele rastro de espuma branca em meio ao oceano infinito.

Piscina com borda infinita do Explora I. (Foto: divulgação)

Outro espaço notável é o Conservatory Pool & Bar, uma área semicoberta com piscina central cercada por espreguiçadeiras e banheiras de hidromassagem com borda infinita nas suas laterais.

O teto de vidro deslizante permite que o espaço seja usado em qualquer condição climática, tornando-o uma escolha popular entre os hóspedes que desejam relaxar ao passar por destinos mais frios.

À noite, o local se transforma em um cinema ao ar livre, projetando filmes em um telão, adicionando uma experiência diferente a bordo. Foi curioso ver os hóspedes, à noite, deitados nas espreguiçadeiras com fones de ouvido assistindo a um filme clássico do Indiana Jones no telão.

Outro destaque das áreas externas é a Helios Pool & Bar, localizada na parte dianteira do navio e exclusiva para adultos. Mesmo não sendo muito comum ver crianças por aqui, o espaço oferece um ambiente tranquilo e perfeito para quem busca relaxar longe das áreas mais movimentadas.

A piscina, de formato curvo, está cercada por espreguiçadeiras com colchões bem macios, que me fisgaram em uma bela tarde, com tempo agradável, para um cochilo despretensioso.

Foi ali que encontrei os canadenses Kate e Jefry Makelvin em sua 38ª viagem a bordo de um navio de cruzeiros, ambos deslumbrados com o atendimento e a sofisticação na medida certa do Explora I.

Bares e Lounges

Para fechar os bares e lounges, o Lobby Bar merece um destaque especial. Considerado o mais bonito pela maioria do grupo que me acompanhou na viagem, foi o ponto de encontro antes das refeições e compromissos agendados. Destaque para o design sofisticado e a ampla variedade de bebidas disponíveis.

O balcão em mármore e as garrafas expostas em prateleiras com pé-direito duplo criam um ambiente visualmente impactante, que remete aos bares mais luxuosos de hotéis urbanos. Ao redor, sofás, lojas e, no mezanino, um piano, muitas vezes sendo tocado “sozinho”, dão o tom suave e de fundo ao ambiente.

Bar do lobby do Explora I. (Foto: divulgação)

Compras a bordo

E por falar em lojas, no quesito compras, o Explora I abriga boutiques de luxo, incluindo marcas como Piaget, Cartier, Panerai e The Journey.

A Rolex tem sua única boutique oficial em alto-mar para os entusiastas da relojoaria. “Tudo que está exposto aqui é possível comprar, sem precisar entrar em filas de espera”, disse Nico Mauron, executivo da Explora Journeys que nos acompanhou na viagem. Ele completou: “Temos hóspedes que embarcam com o objetivo de comprar na Rolex e evitar as filas de espera pelas peças nas tradicionais lojas da grife.”

Loja Piaget. (Foto: divulgação)
Loja da Rolex no Explora I. (Foto: divulgação)

Acomodações

As acomodações são um dos maiores atrativos do Explora I. Cada uma das 461 suítes foi projetada para dar a sensação de amplitude e privacidade. A parte que mais adoro do meu trabalho durante essas viagens é a possibilidade de conhecer todas as classes de cabines dos navios.

Todas as cabines do Explora I possuem varanda e são divididas em quatro categorias. A maioria delas (371) são suítes Ocean Terrace, e foi nessa que fiquei. As suítes medem 35 metros quadrados e são as maiores de sua categoria entre os navios de mesma classe. São elegantes, com livros de mesa de centro e toques de luxo, como o secador de cabelo Dyson Supersonic e aquecimento de piso nos banheiros.

Varanda da Ocean Terrace. (Foto: divulgação)
Cabine Ocean Terrace. (Foto: divulgação)

Cabine Ocean Terrace. (Foto: divulgação)

Existem 82 suítes interconectadas para passageiros que precisam de mais espaço por estarem viajando com amigos ou familiares.

As varandas privativas medem cerca de 7 metros quadrados e possuem uma espreguiçadeira de casal, além de uma mesa com tampo de mármore e duas cadeiras. Embora também haja uma escrivaninha dentro da cabine, sentar aqui para trabalhar um pouco durante a viagem foi bem mais confortável e agradável.

Independentemente da categoria, todos os quartos no Explora I incluem uma estante que funciona como um divisor de ambientes, empilhada com livros e peças de arte, que obviamente estão parafusadas para evitar quedas em dias de mar agitado.

De um lado, há uma área de estar com um sofá e uma mesa com tampo de vidro e, do outro lado, uma cama king-size com um colchão e roupa de cama macia, que podem ser trocadas diariamente mediante pedido, além de mesas de cabeceira, lâmpadas de leitura e tomadas com portas USB de cada lado da cama.

Há um armário com frigobar, copos, cafeteira Illy e uma chaleira. Uma TV de tela grande na parede e um grande espelho ficam de frente para a cama. Cada suíte também tem um closet com penteadeira, cômoda e um secador de cabelo Dyson.

Minha esposa é louca para ter um, mas mal sabe ela que o secador tão sonhado serviu para enxugar o tênis, molhado por conta da chuva em uma das paradas. Tá certo que sou humilde em relação a roupas durante as viagens, mas o closet é suficiente e acomoda muito bem as roupas de um casal em viagem de 7 ou 10 dias.

Fiz questão de confirmar, pois normalmente recebemos mimos durante a viagem, mas, por aqui, todos os passageiros ganham uma garrafa de champanhe de boas-vindas. No frigobar, refrigerantes, sucos, cerveja, uma garrafa de vinho e bebidas destiladas estão à disposição.

Um binóculo, presente em todas as cabines, vem acompanhado de um simpático bilhete, deixando claro que ele é apenas para capturar as paisagens e momentos únicos durante a viagem. Caso queira levá-lo, está disponível, mas uma taxa será cobrada.

Já a garrafa de água azul-marinho da marca Explora Journeys, para uso em excursões, é um presente para levar de recordação para casa.

Explora I: Cabines e Suítes

O Explora I ainda tem 67 Ocean Penthouses, variando de 70 a 149 metros quadrados. Essas cabines possuem uma mesa de jantar com quatro cadeiras, área de estar, espaço para escrivaninha e um kit Technogym com equipamentos de ginástica para você malhar dentro da cabine, se quiser.

Os hóspedes do Ocean Penthouse também recebem um menu de jantar na suíte, uma seleção superior de bebidas disponíveis no minibar, check-in e embarque prioritários (quando disponível), além de uma garrafa adicional de bebida destilada ou vinho da preferência dos hóspedes (três garrafas no total).

Ocean Penthouse. (Foto: divulgação)
Varanda da Ocean Penthouse. (Foto: divulgação)

As Ocean Residences são 22 ao todo e possuem a mesma variação de metragem das Ocean Penthouses. O diferencial está nas experiências: os hóspedes recebem um serviço de mordomo, e a suíte abriga uma banheira de hidromassagem privativa na varanda. Os passageiros desta categoria ganham um kit para fazer coquetéis e um sistema inteligente para controlar a iluminação, aquecimento, cortinas e ar-condicionado.

Para fechar, a última suíte é chamada de Residência do Proprietário e é ultraluxuosa. Possui uma área de bar, um grande salão com lareira e sofá confortável, uma mesa de jantar para oito pessoas, um telescópio, escrivaninha independente, banheiro para hóspedes, área de copa para mordomo, assistência para passar e lavar roupa, planejamento de itinerário, transporte e assistência para reservas a bordo e em terra.

Como se não bastasse tudo isso, ainda tem um terraço privativo com vistas panorâmicas que se estende por toda a frente do navio, espaçoso o suficiente para uma banheira de hidromassagem infinita, espreguiçadeiras, mesa de jantar, área de estar e um chuveiro. É tanta coisa que, durante a visita, acabei me confundindo, literalmente, com uma suíte presidencial de um hotel de luxo nas Maldivas.

Como se não bastasse, seus hóspedes ainda têm à disposição traslado terrestre de ida e volta de casa para o aeroporto, estadia de cortesia antes ou depois do cruzeiro, reservas prioritárias ilimitadas para todos os restaurantes, traslados de ida e volta de/para o hotel e porto incluídos para uma distância de até 80 quilômetros em cada sentido, um tratamento de cortesia no Spa Ocean Wellness e um carro particular em terra por quatro horas, uma vez por viagem.

Spa Ocean Wellness. (Foto: divulgação)

Banheiros e conforto

Os banheiros das cabines no Explora I seguem o mesmo padrão das suítes. Todos têm aquecimento de piso, são revestidos em mármore, com um chuveiro espaçoso e com ótima pressão, amplo espaço para guardar os objetos de higiene pessoal, espelho de aumento e produtos da marca própria da linha Mandala, que, por sinal, tem um aroma delicioso, desenvolvido especialmente para a Explora Journeys.

Banheiro da cabine Ocean Terrace. (Foto: divulgação)

As cabines Ocean Residences contam com banheira e penteadeira maior, enquanto a banheira da Owner’s Residence é uma grande unidade independente, que pode acomodar facilmente duas pessoas, e também possui duas pias. A Residência do Proprietário também conta com uma elegante sauna a vapor dentro do banheiro.

Spa e academia

A área termal do Ocean Wellness Spa tem acesso gratuito para todos os hóspedes, com destaque para a piscina de hidroterapia, as espreguiçadeiras de mármore aquecidas e a sala de sal do Himalaia.

O Spa oferece uma variedade de terapias e tratamentos corporais, como massagens relaxantes, faciais rejuvenescedores e terapias especializadas. Minha sugestão, sem grandes novidades para quem me acompanha por aqui, fica para o shiatsu de 60 minutos.

Ocean Wellness Spa. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Sala aromatizada, temperatura perfeita e uma maca macia e confortável, convidativa para pequenos cochilos, mesmo com os apertos de Arti, a massagista, nascida na Indonésia, que está no Explora I desde o seu lançamento.

Para os que desejam manter a rotina de exercícios (que não é o meu caso, e vocês sabem muito bem disso), o Explora I conta com uma academia moderna equipada com aparelhos de última geração da Technogym. A academia é espaçosa, bem iluminada e oferece vista para o oceano, tornando os treinos ainda mais agradáveis.

Academia do Explora I. (Foto: Rodrigo Cunha)

Outra opção é a pista de corrida localizada no deck superior. O espaço fica ao ar livre e permite que os hóspedes se exercitem enquanto apreciam a brisa do mar e as vistas panorâmicas. Vale a pena dar uma voltinha por lá, principalmente em dias quentes, próximos ao horário do pôr do sol.

Gastronomia

A gastronomia é, sem dúvida nenhuma, um dos pontos altos do Explora I. Com seis restaurantes que oferecem uma variedade impressionante de opções culinárias, estão estrategicamente posicionados para facilitar a circulação e oferecer diferentes atmosferas para os hóspedes, sem aquela sensação de ambiente lotado.

Buffet no Emporium Marketplace. (Foto: Rodrigo Cunha)

Emporium Marketplace (Deck 4)

Diferente de tudo que vi nos mais de 20 navios em que já viajei, esse é o principal restaurante do Explora I. Se bem que não posso caracterizá-lo como principal, pois, embora funcione continuamente, todos desempenham um papel especial, principalmente no que diz respeito a “espalhar” o público.

No Emporium Marketplace, os pratos são preparados na hora, em diversas estações interativas, com uma excelente variedade de opções, incluindo massas artesanais, frutos do mar frescos, ampla seleção de queijos e sobremesas.

Emporium Marketplace. Foto: Rodrigo Cunha

Aberto para todas as refeições, é a escolha mais prática e rápida para o café da manhã e o almoço, principalmente em dias de paradas, quando se acorda cedo. À noite, o buffet se transforma em um restaurante mais refinado, com pratos temáticos e uma atmosfera mais casual.

Não deixe de pedir uma pizza marguerita na mesa para dividir com amigos e família – foi a melhor que já comi em alto-mar até hoje! A variedade de massas e a possibilidade de combiná-las com frutos do mar frescos também são ótimas pedidas.

Anthology (Deck 5)

Esse é o local onde a experiência gastronômica atinge seu ponto máximo, com menus criados por chefs estrelados Michelin, complementados por harmonizações de vinhos cuidadosamente selecionadas. O Anthology, com vagas limitadas, oferece uma experiência mais intimista e personalizada. Especializado na culinária italiana refinada, é o único restaurante que não está incluído no pacote.

Restaurante Antholody. (Foto: divulgação)

Sakura (Deck 4)

Especializado em culinária asiática, o Sakura combina sabores autênticos com uma apresentação impecável. Os destaques incluem sushi e sashimi frescos, além de pratos quentes inspirados na cozinha japonesa, chinesa e tailandesa.

O restaurante também conta com um bar dedicado a coquetéis exclusivos, como o Tokyo Mule. A cozinha aberta permite que os hóspedes assistam aos chefs em ação. O ambiente apresenta elementos de design japonês, como estruturas de madeira e detalhes tradicionais da cultura asiática no teto.

Restaurante Sakura. (Foto: divulgação)

Foi o restaurante que mais me chamou a atenção e me encantou pela sua beleza, mesmo não sendo fã desse tipo de culinária. Recomenda-se fazer reservas, embora o Sushi Bar opere por ordem de chegada.

Marble & Co. Grill (Deck 5)

Agora sim, “estou em casa”. Uma churrascaria com cortes de carne de alta qualidade e peixes frescos. As carnes são preparadas com perfeição, e os acompanhamentos incluem legumes grelhados e molhos artesanais.

É necessário fazer reservas, pois há mesas e horários específicos para as refeições.

Restaurante Marble & Co. Grill. (Foto: divulgação)

Med Yacht Club (Deck 4)

O Med Yacht Club é inspirado nos sofisticados estabelecimentos à beira-mar do Mediterrâneo. O ambiente é refinado e, ao mesmo tempo, descontraído.

O menu traz a autêntica culinária mediterrânea, incorporando sabores e texturas de países como Itália, Espanha, Grécia, França e Norte da África. Os pratos são elaborados com ingredientes de origem vegetal, opções vegetarianas e componentes saudáveis, servidos em porções para compartilhar, incentivando uma experiência gastronômica entre amigos e familiares.

Restaurante Med Yacht Club. (Foto: divulgação)

Fil Rouge (Deck 5)

Destaque para a refinada culinária francesa, com pratos cuidadosamente preparados que equilibram sofisticação e sabor. Entre as opções, vale mencionar o tataki de atum com torta crocante de tomate e azeitona, legumes e pimenta branca com baunilha.

Restaurante Fil Rouge. (Foto: divulgação)

Itinerários do Explora I

O Explora I divide seu ano de navegação entre duas regiões. De meados de abril a meados de novembro, o navio explora o Mediterrâneo, enquanto no restante do ano está no Caribe.

Área externa do Explora I. (Foto: Rodrigo Cunha)

Mediterrâneo

Os roteiros variam entre 7 e 10 noites, sendo possível combiná-los para criar itinerários estendidos de até 19 noites, com baixa repetição de portos. Neste ano, grande parte das viagens será realizada no setor oriental da região, com embarques frequentes em Istambul, Pireu (Atenas) e Fusina (Veneza). No entanto, o Mediterrâneo Ocidental também será explorado em algumas rotas.

Explora I em alto-mar. (Foto: Rodrigo Cunha)

Caribe

No Caribe, os itinerários possuem a mesma duração, com a possibilidade de extensão para até 17 noites ao combinar diferentes viagens. O navio percorre uma variedade de portos, com muitas saídas e chegadas em Miami.

Além disso, há opções de rotas entre Miami e Barbados ou Miami e San Juan (Porto Rico). Uma característica dos navios Explora Journeys é a flexibilidade para criar novas rotas e modificar itinerários de uma temporada para outra.

Desde que voltei para casa, depois de navegar por 7 dias pelo Mar Mediterrâneo, volta e meia me pego pensando na experiência que o Explora I proporciona aos seus exigentes hóspedes.

Não escondo a curiosidade que antecedeu a viagem ao tentar entender como seria possível manter um altíssimo nível de sofisticação em um navio para 922 hóspedes. Afinal, essa exclusividade é mais fácil em embarcações menores, mas a Explora Journeys conseguiu levar para alto-mar a atmosfera de um pequeno resort de luxo.

Essa constatação passa não só pela relação de 1 hóspede para cada 1,25 tripulantes – um enorme diferencial, principalmente no atendimento –, mas também pela configuração do navio, que faz com que cada espaço seja integrado para proporcionar conforto, requinte e, acima de tudo, exclusividade aos mais exigentes hóspedes.

Sem exagero, o Explora I foi a experiência mais exclusiva que já tive a bordo de um transatlântico. Desde o momento da recepção, assim que pisei a bordo, até o momento do desembarque, fizeram de tudo para garantir meu conforto e a sensação de exclusividade.

Foto: Rodrigo Cunha

Afinal, sete dias em um navio como esse, repleto de pessoas embarcando e desembarcando, não seriam suficientes para que soubessem meu nome e meus gostos nos restaurantes e bares que frequentei. Isso requer treinamento e um nível de exigência bem acima da média.

LEIA TAMBÉM:

Por que é tão importante contratar um seguro viagem para cruzeiros?

Como é viajar no MSC Grandiosa, o maior navio a navegar em águas brasileiras

Como é viajar no MSC Yacht Club

Conheça o MSC Euribia, o navio da MSC Cruzeiros

Visite o Caribe Sul com a MSC Cruzeiros