HomeDestinosAmérica do SulValle Nevado: a estação de esqui do Chile que mais atrai brasileiros

Valle Nevado: a estação de esqui do Chile que mais atrai brasileiros

Valle Nevado: a estação de esqui do Chile que mais atrai brasileiros

A estação de esqui chilena figura entre as maiores da América do Sul. De quebra, ainda é o primeiro contato com a neve para muitos brasileiros

Por Thelma Lavagnoli

Os floquinhos de neve que tingem de branco as montanhas andinas ao redor de Santiago do Chile sempre despertaram fascínio nos brasileiros. Para muitos de nós, elas são sinônimo de dias regados a chocolate quente, esqui, diversão gelada… Não por acaso, representamos mais de 50% do número de hóspedes do Valle Nevado Ski Resort durante o inverno. Grande parte dos hóspedes é de famílias com crianças que vão até lá ter seu primeiro contato com os esportes de inverno.

“Meu marido e eu já esquiávamos, mas trouxemos as crianças pela primeira vez para ter aulas. O idioma ajuda bastante, assim como a proximidade com o aeroporto”, conta Sheila Zynger, que foi passar quatro dias na estação de esqui com a família e é um retrato claro do público que frequenta o lugar.

De fato, há alguns pontos-chave que atraem tanto os brasileiros. O primeiro é a facilidade em chegar, pois a estação está a apenas uma hora e meia do aeroporto de Santiago. E menos de quatro horas de voo separam a capital chilena e a cidade de São Paulo. Além disso, diversas companhias têm voos diretos ligando Brasil e Chile. Outro é a facilidade do idioma: na temporada, são cerca de 180 instrutores de pelo menos dez nacionalidades diferentes e grande parte deles fala ao menos um pouquinho de português – ou pelo menos portunhol.

De quebra, as crianças de 4 a 9 anos têm espaço exclusivo para aprender em uma escolinha de esqui. Os pais ficam ao redor do espaço fechado observando os pequenos que deslizam sem nenhum receio. Algo que os adultos de primeira viagem devem ter como inspiração, já que medo não combina com esse tipo de viagem: cair faz parte da experiência de esquiar ou fazer snowboard.

Escola de Neve

Enquanto eu deslizava pelas pistas diante das montanhas nevadas, vi gente de todas as idades e perfis. Eram crianças, esportistas, adultos, famílias, grupos de amigos… Todo mundo se divertindo e, hora ou outra, levando um tombo na neve. A questão é saber cair, ouvir as instruções com atenção e não se aventurar em pistas além do seu nível, assim dificilmente terá uma surpresa desagradável.

Também é importante dizer que, mesmo quando a estação está cheia, não há sensação de superlotação nas pistas. E olha que ao longo da temporada de 2017 foram cerca de 350 mil pessoas se divertindo na neve. Isso se dá pelo fato de o Valle Nevado ter a maior área esquiável da América Latina. Ficou com vontade de ir? Não precisa esperar até 2019, não. A temporada atual deve ir até o finalzinho de setembro, então é só se programar e conferir nosso beabá para iniciantes e iniciados aproveitarem o melhor da estação.

Gôndolas

Dicas:

  • Mal de altitude: acordar cedo, tomar café e partir para a pista é a rotina de um dia normal por aqui. Mas estamos a 4 mil metros de altitude, então vá com calma e não tente conquistar o mundo de uma vez só. Faça pausas ao longo do dia e tome muita água. Além disso, se o mal de altitude já der sinais de incômodo logo na chegada, melhor ficar de boa e deixar o primeiro dia para o corpo se adaptar e, assim, estar tinindo no segundo dia das férias.

 

  • Mala: o esquema não é vestir muita roupa, mas sim as roupas adequadas para encarar desde temperaturas abaixo de zero até momentos mais quentes. Por isso, o ideal é usar camadas, começando por calças e blusas térmicas, depois uma camiseta ou blusa de fleece. Por último, um bom casaco e calça de esqui, além de gorro, cachecol e luvas. Óculos com proteção UVA/UVB e protetor solar também são indispensáveis, pois a luz do sol refletida na neve potencializa o efeito dos raios solares. Além disso, use um capacete para se proteger quando estiver fazendo esqui ou snowboard. Viajar com seguro viagem que atenda a esportes também é essencial.

 

  • Deslocamento: os hóspedes dos hotéis Valle Nevado e condomínios podem pegar uma jardineira, espécie de van, gratuitamente para chegar a certos pontos do complexo, como a Curva 17.

 

  • Descontos: ao pagar seus gastos no hotel com dólares ou cartão de crédito, os impostos não serão cobrados. Além disso, se fizerem check-out até às 10h, os hóspedes ganham ski-pass para aproveitar o restante do dia na estação.

 

Serviço: 

Moeda: peso chileno (CLP). R$ 1 = CLP 193
Fuso horário: – 1h
Na rede: vallenevado.com
Quando ir: a temporada de neve geralmente vai de julho ao finalzinho de setembro, mas isso pode variar de acordo com as condições climáticas de cada ano.

Viagem a convite do Valle Nevado e da Avianca Brasil.  

Leia também: 

Conheça, em detalhes, a estrutura do Valle Nevado

Veja onde se hospedar e comer no Valle Nevado

Conheça as atrações do Valle Nevado para crianças

Valle Nevado divulga preços especiais para a temporada 2019

Valle Nevado: opções de entretenimento além das pistas de esqui

Compartilhar: