Localizada a cerca de mil quilômetros da costa africana, a Ilha da Madeira é um dos destinos mais incríveis de Portugal. Descubra quantos dias são suficientes para conhecer o arquipélago!
Ilha da Madeira, mas poderia ser chamada de Ilha da Beleza ou Ilha da Natureza. Isso porque esse pequeno paraíso de Portugal encanta qualquer pessoa – até mesmo quem já conhece boa parte do mundo como eu.
Minha chegada ao destino gerou duas sensações opostas: a felicidade de estar em um lugar tão bonito, charmoso e com uma energia única e a indignação de ter demorado uma eternidade para conhecer a ilha. Antes da viagem, pensei muito sobre o tempo ideal para ficar na ilha, e vou te ajudar a decidir a quantidade de dias para ser inesquecível.
Recomendo, claro, que o seu roteiro por Portugal englobe também outras cidades, como Lisboa.
LEIA TAMBÉM: Hotel em Lisboa inaugura loja com bombom mais caro do mundo
Está com tempo sobrando?
7 noites – 8 dias. Inicialmente, eu achei que seria exagero, mas não é. Afinal, você tem muito o que ver e fazer em todas as partes da ilha – alguns deslocamentos são demorados.
Portanto, ficando uma semana você poderá aproveitar o hotel – recomendo os hotéis da rede Savoy Signature -, além das diversas atrações. Aliás, dou a dica de dividir a hospedagem entre dois hotéis, para ter diferentes experiências.
Não viaje para outro país sem um seguro viagem. Clique aqui e faça sua cotação!
Se você viaja com crianças – eu viajei com o meu filho de 8 anos – o tempo maior fará com que a viagem não seja tão cansativa. E você passará por pontos turísticos tão lindos que não desejará ir embora rapidamente. Além disso, ainda tem o fuso horário, que afeta a disposição nos primeiros dias.
Vale lembrar que o dia da chegada e o dia da saída são praticamente mortos, então não dá para fazer muita coisa. Por isso, ter pelo menos 6 dias inteiros vai deixar seu roteiro muito mais completo e funcional.
Outra vantagem de ficar mais tempo é que os hotéis são mais baratos do que em Lisboa. Então, não pesa no orçamento as diárias. Portugal, de uma maneira geral, é um destino mais barato do que França, Itália, Espanha e Inglaterra, por exemplo.
Está com tempo curto?
Eu viajei várias vezes para Portugal antes de ir conhecer a Ilha da Madeira. E sempre deixava para a próxima viagem por causa do tempo curto. Depois de conhecer, entendi que mesmo que o tempo seja curto a viagem vale muito a pena.
Se você tem 5 dias, vá; com 4 dias, vá também; se são apenas 3 dias, vai ser corrido, mas vai ser bom mesmo assim. Eu tenho certeza que a viagem será incrível, mesmo sendo curta, e no avião você já estará fazendo planos para um breve retorno.
LEIA TAMBÉM: 10 motivos para visitar a Ilha da Madeira
Onde se hospedar na Ilha da Madeira
Eu fiquei em três hotéis incríveis:
Savoy Saccharum Resort & Spa
O Savoy Saccharum Resort & Spa é um 5 estrelas e está localizado na Calheta, zona oeste da Ilha da Madeira. É um local mais tranquilo e o resort é feito para você aproveitar várias experiências deliciosas. A varanda é quase debruçada no mar e o pôr do sol é maravilhoso. São várias piscinas, restaurantes e um Spa para aquela massagem que renova as energias.
Confira mais fotos e consulte preços das diárias aqui!
NEXT Hotel
O NEXT Hotel está localizado no Funchal, onde tudo acontece na ilha. Ele é um 4 estrelas moderno e arrojado, que agrada em cheio aos jovens. Alguns quarto têm cozinha completa, então é um boa pedida para longas estadas. A piscina e o bar do rooftop são apenas para adultos, mas para as famílias há um piscina no térreo com vista para o mar.
Confira mais fotos e consulte preços das diárias aqui!
Savoy Palace
O Savoy Palace é um dos melhores – senão o melhor – hotel da ilha. É simplesmente incrível e está na melhor localização de Funchal, com uma vista de tirar o fôlego. Os quartos são modernos e o serviço é impecável. No rooftop, tem piscina e jacuzzi. No térreo, outra piscina deliciosa. Os restaurantes também são sensacionais.
Confira mais fotos e consulte preços das diárias aqui!
Como ir para a Ilha da Madeira
Eu viajei com a TAP Air Portugal, mas recomendo sempre que você faça uma pesquisa para ver qual é a melhor opção. Você pode comparar a passagem aérea em dinheiro ou usar as milhas aéreas na emissão.
Um dos diferenciais da TAP é a operação em vários aeroportos brasileiros ao invés de apenas São Paulo (GRU) e Rio de Janeiro (GIG). Isso torna a viagem mais rápida e menos cansativa.
As saídas da TAP são de:
- Belém; Belo Horizonte; Brasília; Fortaleza; Natal; Recife; Maceió; Salvador; Rio de Janeiro; São Paulo; Porto Alegre.
O aeroporto da ilha tem o nome de um ídolo local: Cristiano Ronaldo. Você também poderá visitar o museu em sua homenagem – que fica no mesmo local do hotel que leva seu nome, o Pestana CR7.
LEIA TAMBÉM: Como viajar para a Ilha da Madeira
Apenas vá…
A Ilha da Madeira foi considerada por seis anos seguidos o melhor destino insular do mundo pelo World Travel Awards.
Outro diferencial, que não citei acima, é o clima. Você pode viajar em qualquer época do ano, inclusive no inverno, pois a temperatura é agradável. Sabe o Rio de Janeiro no inverno? A Ilha da Madeira é assim – dá para curtir as praias e piscinas naturais. Muitos europeus fogem dos destinos gelados para aproveitar o clima ameno de lá.
Essa viagem deixará você conectado com a natureza durante 100% do tempo. É energizante! Para qualquer época do ano! E para qualquer idade!
Boa viagem!
LEIA TAMBÉM:
O que fazer no Porto, Portugal
Açores: arquipélago rústico em Portugal
8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar