É fato: o Coronavírus chegou para arruinar os planos dos viajantes e muitos deslocamentos ao redor do mundo estão sendo cancelados, proibidos ou adiados.
Além dos países que estão em quarentena (como é o caso da Itália e da Espanha, por exemplo), muitos parques e atrações ao redor do mundo anunciaram a paralisação de suas atividades.
É o caso da Disney, que recentemente decretou o fechamento de seus parques em Orlando e Paris no período de 15 a 31 de março.
Os parques do Sea World e da Universal, bem como o NASA Kennedy Space Center, também serão fechados até o final de março, a princípio.
Las Vegas, por sua vez, anunciou o fechamento de vários cassinos e hotéis como medida de segurança, bem como Los Angeles, que fechou seus bares e casas noturnas. Tais medidas se propagam por outras cidades norte-americanas.
Coronavírus na América do Sul
Na América do Sul, as ações não são muito diferentes.
Argentina, Colômbia e Chile decretaram o fechamento de suas fronteiras por pelo menos 15 dias e o Paraguai começa a intensificar as medidas de segurança no país.
Por fim, no Brasil, a propagação do Coronavírus aumenta a cada dia e já são mais de 200 casos confirmados.
Em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, que concentram a maior parte deles, eventos em geral estão sendo cancelados, além do fechamento de cinemas, teatros, centros culturais e casas noturnas.
E quem tem viagem mantida?
Em todo o mundo, as companhias aéreas reduziram boa parte dos voos por meio do cancelamento de rotas, seguindo as restrições impostas por diversos países.
Ao mesmo tempo, hotéis estão sendo fechados e não receberão novos hóspedes até que a situação esteja controlada.
Entretanto, se mesmo com tudo isso sua viagem está mantida e você está na dúvida se o seguro viagem que contratou oferece cobertura em caso de Covid-19, confira a seguir quais empresas asseguram essa assistência.
Seguros viagem que garantem cobertura
Assist Card
Em comunicado, a empresa afirma que até que o Coronavírus seja declarado uma epidemia seus clientes estarão protegidos, com acesso a toda a assistência necessária.
Isso só não é válido para viagens realizadas a países restritos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), como é o caso da China, por exemplo.
Caso o passageiro queira reprogramar sua viagem por motivos relacionados ao Coronavírus, o produto está válido para ser ativado com a confirmação da nova data.
A Assist Card também reitera seu compromisso em atender e orientar seus clientes por meio de sua central telefônica, aplicativo e/ou diretamente nos centros de atendimento 24h por dia, 7 dias na semana, nos casos de dúvidas sobre o processo de remarcação de voos ou em relação a exames quando existir a suspeita de contágio.
Toda a rede de prestadores de serviços e parceiros Assist Card segue protocolos padronizados e está preparada para ajudar os viajantes que eventualmente apresentem sintomas.
Travel Ace
Garante assistência médica e atendimento completo para todos os clientes que estiverem em viagem.
A recomendação é que, ao apresentarem qualquer sintoma ou diagnóstico confirmado do novo Coronavírus, os clientes entrem em contato imediatamente com a central de assistência ao viajante, por meio do canal de atendimento que for mais conveniente.
Caso o diagnóstico seja positivo, serão seguidos os protocolos estabelecidos pelas autoridades locais de saúde em conformidade com as orientações da OMS.
GTA
Os viajantes estão plenamente cobertos em qualquer país do mundo, para quaisquer patologias, até que seja confirmado se tratar do Coronavírus.
Sendo assim, qualquer viajante que apresente sintomas do Covid-19 durante o seu período do viagem deve entrar em contato imediato com a Central Operativa da GTA.
Eles serão orientados sobre as medidas a serem tomadas, bem como o local a se dirigirem para a realização de exames.
Vale lembrar que, caso seja confirmada a presença do vírus, serão seguidos todos os protocolos estabelecidos pela autoridade de saúde de cada país, de acordo com as determinações da OMS.
Allianz Travel
Os clientes do Seguro Viagem Allianz têm a cobertura, durante a viagem, para as despesas médicas emergenciais em caso de apresentação dos sintomas do Covid-19.
Sendo assim, confirmada a presença do vírus, a empresa seguirá os protocolos estabelecidos pelas autoridades de saúde e cumprirá com as cláusulas previstas nas Condições Gerais do seguro contratado.
Aos segurados que apresentarem sintomas relacionados ao Coronavírus, a Allianz recomenda que entrem em contato com a central de atendimento de assistência 24 horas, pelo canal de sua preferência.
Além disso, diante do dinamismo da disseminação do vírus, antes do embarque é fundamental que o viajante consulte os canais oficiais e fique atento para as recomendações do Ministério da Saúde em relação à lista de países com transmissão local de coronavírus.
Affinity
A empresa assegura seu comprometimento com todos os passageiros Affinity que estejam em viagem neste momento.
Em caso de diagnóstico positivo para o Coronavírus, a empresa procederá de acordo com os protocolos locais de saúde e com as orientações da OMS.
A Affinity se compromete a identificar e conduzir da melhor forma possível qualquer ocorrência, lembrando que sua Central de Atendimento 24 horas está preparada para atender os viajantes.