HomeNotíciasChapada dos Veadeiros promove diversos festivais em julho

Chapada dos Veadeiros promove diversos festivais em julho

Chapada dos Veadeiros promove diversos festivais em julho

Entre as atrações, estão o Festival Ilumina e o XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

Por Karina Cedeño

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, localizado na região centro-oeste do Estado de Goiás, promoverá diversos festivais durante este mês. Veja cada um deles a seguir:

 

Festival Ilumina

 

Festival Ilumina (foto: divulgação)

O festival acontece de 5 a 7 de julho e traz uma programação repleta de shows, danças, palestras, aulas de yoga, meditação e gastronomia consciente e vegana.

Entre os destaques, está o show manifesto Santo de Casa, de Mariene de Castro, cujo repertório resgata a diversidade religiosa e a cultura popular, apresentações das cantoras Renata Rosa e Déa Trancoso, e do artista Castello. Nos talks, Marcelo Rosenbaum é um dos nomes de peso, ao lado da nutricionista vegana Alessandra Luglio. A programação também se estende para jornadas de conhecimento e vivência, como o aprendizado “Tradição, Parto e Espiritualidade: A Arte de Nascer em Paz”, com Dona Francisquinha, indígena da etnia Shawãdawa do Vale do Juruá (Acre). Para acessar a programação completa, clique aqui).

 

XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

 

A valorização dos povos indígenas é o foco da Aldeia Multiétnica (foto: Mariana Florencio)

Com a proposta de descobrir caminhos para fortalecer as manifestações culturais do povo brasileiro, o festival contará com 22 dias de atrações. A primeira fase do encontro é a XIII Aldeia Multiétnica (12 a 19 de julho), espaço de valorização dos povos indígenas, que contará com representantes dos povos do Alto Xingu (MT), Kayapó/Mebengôkré (PA), Krahô (TO), Guarani Mbyá (SC), Fulni-ô (PE), Xavante (MT) e Karajá (Ilha do Bananal, TO), para oficinas, rodas de conversa e atividades diversas, em uma vivência de sensibilização e aprendizado sobre as culturas e a organização social de cada etnia participante e dos povos indígenas em geral.

 

Encontro de Culturas

 

A Cachoeira de Sana Bárbara é um dos pontos turísticos mais procurados pelos visitantes do Quilombo Kalunga (foto: divulgação)

Com início em 20 de julho, o festival celebra o Sítio Histórico Kalunga, maior território remanescente quilombola do Brasil, e também as culturas de comunidades tradicionais da Chapada dos Veadeiros, como Caçada da Rainha de Colinas do Sul, Congo de Niquelândia e Catira de São João d’Aliança, numa experiência que reúne 30 mil pessoas para vivenciar atividades culturais e apresentações com cantadores, dançarinos e mantenedores de tradições de todas as origens, cores e idades. A abertura do evento será com show da banda Ponto br, coletivo que reúne guardiões da nossa cultura tradicional. Entre outros destaques estão shows das bandas Ponto de Equilíbrio, Xaxado Novo, Flautins de Mauá e Siba. Para acessar a programação completa, clique aqui).

 

Serviço:

Festival Ilumina 

Data: 5, 6 e 7 de julho

Local: Novo Portal do Beija-Flor (Go 239 km 9 – Estrada para São Jorge), Alto Paraíso de Goiás

Estacionamento pago (vagas limitadas)

Alimentação: não inclusa no valor do ingresso. Há praça de alimentação vegana

Hospedagem: não inclusa no valor do ingresso

Facebook: /iluminaamor 

Instagram: /festivalilumina

Site oficial e venda de ingressos: festivalilumina.com

 

XIX Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros

XIII Aldeia Multiétnica

Data: de 12 a 19 de julho

Local: Estrada do Vale Verde, Alto Paraíso de Goiás – GO

Inscrições e Informações: aldeia@encontrodeculturas.com.br
www.aldeiamultietnica.com.br


Encontro de Culturas

Data: de 20 de julho a 3 de agosto

Local: Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás, Chapada dos Veadeiros (GO)

Site Oficial: www.encontrodeculturas.com.br

Ingressos: Sympla

 

Leia também:

Chapada dos Veadeiros: no coração do Brasil

Compartilhar: