Atrações para curtir em Bariloche no verão

Navegação, trilha, caiaque, chocolate e cerveja artesanal são algumas atividades para aproveitar durante o verão patagônico.

Acredite, Bariloche não é apenas neve. Durante a temporada de calor, entre os meses de de novembro a fevereiro, a cidade e seus arredores se transformam em um refúgio de aventura.

Isso por conta das florestas verdes e dos lagos de cor esmeralda que viram um terreno fértil para muitas atividades. Durante feira Abav Expo 2025, realizada em São Paulo em outubro, a representante da Emprotur Bariloche, Martina Geraldi, destacou as principais atividades para curtir em Bariloche no verão, confira:

Bariloche no verão
Montanhas forradas de vegetação e lagos em tons de azul marcam Bariloche no verão | foto: shutterstock

Passeios em Bariloche no verão

Navegação a Puerto Blest e Lago Frías

Este é um dos passeios clássicos e mais bonitos da região. É realizado o ano inteiro e ganha ainda mais brilho durante o calor. A navegação parte de Puerto Pañuelo e segue pelo Lago Nahuel Huapi, o principal da região com 557km2. A navegação é tranquila e leva cerca de uma hora.

O catamarã tem uma área coberta e outra aberta, que permite contemplar e fotografar a paisagem que margeia o lago. É uma ótima oportunidade para conhecer a mata Valdiviana, um ecossistema único da Patagônia, pontuada por montanhas e florestas úmidas.

Puerto Blest
A navegação até Puerto Blest é um dos passeios mais clássicos em Bariloche no verão| Divulgação Emprotur

Em vários pontos, a embarcação se aproxima da margem. Mas o que mais encanta os viajantes é a revoada de gaivotas cocineras. Elas costumam acompanhar as embarcações em busca de quitutes que os turistas lhes dão, mesmo com a regra que proibe alimentá-las.

Puerto Blest é uma espécie de baía onde fica o Histórico Hotel Puerto Blest. Dali, parte também um ônibus até Porto Frías, outro lago de cor esmeralda, que coroa o famoso Cruzeiro pelos Lagos Andinos.

Mesmo quem não for seguir o restante da viagem, pode ir até o Lago Frías para fotografar, uma vez que são apenas 3km de ônibus. Use também o transporte para voltar a Puerto Blest e de lá embarcam novamente no catamarã para voltar a Bariloche. No caminho há mais uma parada, dessa vez na Cascatas de Los Cantarós. Uma trilha com calçamento em madeira corta o bosque nativo e leva até a cachoeira. Reserve um dia inteiro para esse passeio.

Circuito Chico e Cerro Campanario

O Circuito Chico é um percurso cênico de aproximadamente 60 km que passa pelos pontos mais emblemáticos da Península de Llao Llao. Você pode fazê-lo de carro, excursão ou até mesmo de bicicleta.

Funciona como um city tour eficiente e que serve como uma bela apresentação à cidade. Oferecido por todas as agências de viagem da região, esse trajeto circular é feito em meio dia, cerca de 4 horas. Você pode fazer pela manhã ou à tarde e a quantidade de paradas e a ordem delas vai depender das condições climáticas.

Cerro Campanario
Cerro Campanario é um dos melhores mirantes de Bariloche| foto shutterstock

Localizado no Km 17,5 do Circuito Chico, o Cerro Campanario é conhecido como o mirante com a “melhor vista do mundo”. Você sobe por um teleférico de cadeirinha (aero-silla) e, do topo, tem uma vista panorâmica de 360° do Lago Nahuel Huapi, Lago Moreno, Península de Llao Llao, Isla Victoria e outros cerros (montanhas) da região. No verão, as cores do lago e do verde da floresta ficam ainda mais vibrantes.

Cerro Catedral e Cerro Otto

A maior estação de esqui da América do Sul, o Cerro Catedral se transforma em um centro de esportes de aventura. Sem neve, as pistas dão lugar a inúmeras trilhas de diferentes níveis de dificuldade, permitindo explorar os picos e vales da montanha.

Os picos também empolgam ciclistas praticantes de mountain bike, com o Cerro Catedral apresentando pistas de Downhill (descida) e Enduro, com subida por teleféricos.

Já na base da montanha, os visitantes podem aproveitar os restaurantes, sorveterias e cervejarias que abrem para a temporada.

Perto do centro de Bariloche, o Cerro Otto, é acessível por um teleférico fechado até o alto do cume. A 1.405 metros de altura fica a Confeitaria Giratória, que permite vistas de 360°, realizando a volta completa em até 40 minutos.

Outros passeios em Bariloche no verão

Nesse rincão patagônico seus lagos viram praias agitadas durante os dias mais quentes. Apesar da água gelada, as Playa Bonita e a do Lago Gutiérrez são um sucesso.

A Playa Bonita é uma das as mais populares e próximas ao centro da cidade. É um ótimo lugar para passar a tarde, alugar caiaques ou stand-up paddle (SUP). Por outro lado, a praia do Lago Gutiérrez é cheia de pedrinhas e um bom lugar para fazer piquenique e tomar sol.

Além delas, outras praias às margens do Lago Nahuel Huapi e outros lagos da região se transformam em praias no verão.

Centro de Bariloche
Centro Cívico é o ponto central de Bariloche/ Foto shutterstock.

Mais uma navegação imperdível, desta vez com foco na flora, é o passeio que leva à Isla Victoria. É uma ótima chance para fazer trilhas e ir ao Bosque de Arrayanes na Península de Quetrihué. O Arrayán é uma árvore de tronco cor canela, frio e liso, que forma um bosque quase mágico, inspirando lendas e até mesmo, dizem, o cenário de “Bambi”.

Chocolate e cerveja

Já o centrinho de Bariloche, coroado pelo Centro Cívico, é um ponto de visita o ano inteiro. A Calle Mitre que parte dali é pipoca por lojas de chocolate e de lojas de roupas

Mas, como em Bariloche o assunto chocolate é coisa séria, a ponto da cidade ser chamada de “Capital Nacional do Chocolate”, espere encontrar chocolaterias que são mais do que lojas.

Esse é o caso da Rapa Nui. Entre prateleiras forradas de bombons, barras, rama (chocolate fininho como uma folha) e alfajores sortidos (experimente o de framboesa e pistache), há uma sorveteria, cafeteria e uma pista de patinação no gelo.

Visitar as cervejarias artesanais também é um passeio imperdível. As cervejarias Patagonia (com vista espetacular no Circuito Chico) e Cervecería Blest são servem uma boa pinta local.

Aluguel de carro

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA MAIS

Bariloche inaugura novo trem noturno

Salta e Jujuy reservam beleza e aventura na Argentina

15 destinos imperdíveis na Argentina