Com foco nos Estados Unidos, o segundo navio da classe World lançado pela MSC percorre roteiros no Caribe partindo de Miami.


No intervalo do Super Bowl de 2025, o maior evento esportivo do mundo, a MSC aproveitou para anunciar seu mais novo navio.
No comercial, os atores Drew Barrymore e Orlando Bloom incorporavam, respectivamente, a irreverência dos estadunidenses e o refinamento dos europeus, de forma bem humorada.
A bordo do MSC World America, eles encontravam experiências que agradavam ao estilos e gostos de ambos. E assim a MSC, nascida na Itália, acertou em cheio o seu público-alvo: os americanos.


LEIA TAMBÉM: MSC Cruzeiros lança pacote com aéreo, hospedagem e cruzeiro pelo Golfo Arábico
MSC World America
O America faz parte da classe de navios World, inaugurada com o primogênito Europa em 2022, às vezes da Copa do Mundo do Qatar.
A viagem de estreia do irmão mais novo partiu de Miami em abril de 2025, deixando claro que ele veio para chamar atenção. Os roteiros de 7 e 14 dias navegam pelo Caribe, passando por lugares como México, Honduras, Porto Rico, República Dominicana e Bahamas.


Interior do navio
Com 20 deques (cada um batizado em homenagem a uma cidade portuária das Américas) e pesando mais de 216 mil toneladas, o navio comporta até 8.900 pessoas, entre passageiros e tripulação, com 2.614 cabines. Para se ter uma ideia, ele poderia abrigar mais pessoas do que a população total de 2.315 municípios do Brasil.



Na prática, isso quer dizer que o navio oferece possibilidades para todos os perfis. São 13 restaurantes, 18 bares, cafés ou lounges, vários teatros, cinema 4D, simuladores de Fórmula 1, fliperamas, kids club, academia, salão de beleza, barbearia, brinquedos aquáticos, cassino e muito mais.


A programação de shows a bordo, vale dizer, é digno de Broadway, com espetáculos como Queen Symphonic e Dirty Dancing in Concert. Para comportar tantas atrações, o MSC World America se divide em sete “distritos”, como se fossem bairros de uma grande cidade flutuante.


A seguir, vamos dar um passeio por todos eles?
World Promenade
Localizado na popa do deque 8, esta foi a minha área preferida, não só por conter algumas das principais atrações, mas também pela beleza e pelo estilo. Admirar o oceano, rasgado pelo rastro de espuma deixado pelo navio, é programa imperdível.


É irresistível também escorregar pelo Jaw Drop, peça central do World Promenade. Trata-se de um escorregador seco em formato de espiral, que parte da boca de um tubarão situada no deque 19.
Sentado sobre um tapetinho, você desliza por 11 andares, percorrendo o mais longo escorregador do gênero em alto-mar.
Restaurantes
Para comer por ali, um ponto bastante disputado é o Coffee Emporium, com diferentes tipos de cafés, chás e petit four fresquinhos.


Já o charmoso Paxos me lembrou um restaurante em que almocei em Santorini – e essa é mesmo a proposta, incorporada não só no ambiente, mas também nos pratos gregos e no balcão de frutos do mar frescos. Pago à parte, é um restaurante exclusivo do World America – no Europa, o espaço foca só na parte dos pescados, que, em ambos os navios, o cliente escolhe diretamente do balcão para ser preparado na hora.


Outra parada deliciosa é o Sweet Temptations, especializado em sobremesas como sorvetes (personalizáveis!), donuts e milkshakes.


Já o All-Star Sports Bar é dedicado aos fanáticos por esportes, uma característica marcante do público americano. Nele, são servidos lanches rápidos e ótimas bebidas, com destaque para as cervejas artesanais, daquele jeitão típico dos bares de esporte nos EUA.




Algumas cabines, aliás, têm vista para a World Promenade, sendo recomendadas para quem aprecia um certo movimento. Não indico para aqueles que procuram tranquilidade ou mais privacidade para curtir sua própria varanda.




Aqua Deck
Este distrito, que se divide entre os deques 18 e 19, concentra atividades de lazer ao ar livre, com programação bastante agitada, tanto para as crianças quanto para os adultos. São duas piscinas principais, incluindo a Botanic Garden Pool, com cobertura retrátil, que permite o uso da piscina mesmo quando chove ou faz frio lá fora.




O espaço é decorado com vegetação natural, além de banheiras de hidromassagem, bangalôs confortáveis, espreguiçadeiras e um lindo bar.
O Aqua Deck tem ainda um aquapark infantil, três toboáguas (incluindo um com realidade virtual) e áreas interativas. Há espreguiçadeiras, bares ao ar livre e lounges espalhados pelo distrito. No total, o navio soma sete piscinas e 13 banheiras de hidromassagem.


LEIA TAMBÉM: Por que é tão importante contratar um seguro viagem para cruzeiros?
Zen Area
Exclusiva para adultos, o distrito mais tranquilo está localizado na popa do navio, no deque 18. Engloba duas piscinas com vistas panorâmicas para o oceano, perfeitas para quem quer relaxar tomando sol e bebericando um drinque.
Family Adventura
O ponto de partida do escorregador Jaw Drop, que desemboca na World Promenade, fica aqui, no distrito de entretenimento familiar.
Além dele, um dos destaques é o balanço Cliffhanger, localizado a 50 metros de altura sobre o mar, em um braço mecânico leva a cadeirinha com os passageiros para fora do navio e por ali fica balançado por alguns segundos. Sim, dá um certo medinho, mas vale a pena.






Já o MSC Sportplex é um espaço que funciona como quadra de basquete ou pickleball, esporte que vem ganhando cada vez mais força nos Estados Unidos. O lugar, em alguns momentos durante o cruzeiro, transforma-se ainda em uma arena de carrinhos bate-bate e em um rinque de patinação.
O Doremiland, por fim, completa a Family Adventura com sete salas destinadas às crianças, que, somando mais de mil metro quadrados, é a maior área infantil da frota da MSC.






Com acesso controlado, o espaço inclui a Lego Family Zone, uma sala exclusiva com brinquedos Lego, característica dos navios da companhia. Para refeições rápidas, o distrito tem o The Harbour Bar & Bites.






MSC Yacht Club
O conceito de “um iate dentro do navio”, que caracteriza as áreas VIP da MSC, também está presente no World America, com 152 cabines diferenciadas, mais amplas e confortáveis.


O distrito conta ainda com piscina, hidromassagem, restaurante e lounge exclusivo para quem viaja nessa categoria. Os hóspedes desfrutam também de embarque e desembarque prioritários e um mordomo à disposição para resolver tudo durante o cruzeiro, dia e noite.






LEIA TAMBÉM: Como é viajar no MSC Yacht Club
World Galleria
A galeria central do navio é também o seu coração social, servindo como ponto de encontro, convivência e entretenimento. Ali estão várias opções de gastronomia, compras e experiências sensoriais.
Com mais de 300 metros de extensão, a World Galleria impressiona pela sua arquitetura moderna, cujo teto de LED cria um espetáculo visual contínuo com imagens em movimento, projeções de arte digital e efeitos de luz cuidadosamente programados para acompanhar a transformação do ambiente ao longo da viagem.



De dia, o distrito convida para um passeio despretensioso pelas butiques de luxo e pelas lojas com produtos de conveniência. Um dos destaques é a doceria Jean Philippe Chocolat & Café, que serve chocolates finos, sobremesas, cafés especiais e sorvetes deliciosos, como o de creme com manga – tudo é pago à parte, mas nada com preço absurdo.
Quando a noite chega, a World Galleria se transforma. Músicos e artistas se apresentam em pequenos palcos nos bares e restaurantes espalhados pelos três andares que rodeiam a promenade. Um deles é o Dolce Vita Bar, que combina música ao vivo com uma seleção de coquetéis clássicos – volta e meia tem também karaokê.
Para quem busca uma comidinha rápida, principalmente depois da balada do navio, o Luna Park Pizza & Burger oferece pizzas recém-saídas do forno, com destaque para a de pepperoni. Hambúrgueres artesanais, hot-dogs e batata frita, com uma enorme variedade de molhos, estão disponíveis até altas horas. Ali todo o consumo, exceto o de bebidas, está incluso no pacote.
LEIA TAMBÉM: 10 dicas para quem vai fazer cruzeiro pela primeira vez
The Terraces
O sétimo dos distritos temáticos do MSC World America, no deque 8, foi projetado para oferecer uma experiência sofisticada e diversificada aos hóspedes. Ali está a maioria dos restaurantes de especialidades, pagos à parte.
Restaurantes
A churrascaria Butcher’s Cut é uma steakhouse que serve cortes de carne Angus certificados, com excelentes vinhos e coquetéis – minha sugestão de prato principal é o New York Sirloin e, de sobremesa, o bolo de lava de chocolate amargo com sorvete de baunilha.
O Hola! Tacos & Cantina, inspirado na culinária de rua mexicana, serve tacos, nachos e margaritas – foi nele que comi uma das melhores sobremesas em alto-mar, o bolo tres leches.






Já o Kaito Sushi e o Kaito Teppanyaki mesclam sushis e sashimis preparados na hora com pratos asiáticos feitos pelos chefs diante dos convidados, em uma verdadeira e performance culinária na grelha.




Fechando os restaurantes de especialidades, além do grego Paxos, localizado no World Promenade, tem o italiano Eataly, o primeiro restaurante da marca em alto-mar, que oferece uma autêntica experiência italiana, com massas frescas feitas a bordo.
Por ali ainda tem o Elixir Mixology Bar, que oferece coquetéis autorais. O The Gin Project, por sua vez, é um paraíso para os entusiastas de gim, com uma seleção de mais de 20 rótulos artesanais, onde os viajantes podem preparar seus próprios coquetéis.
Já o Fizz Champagne Bar é ideal para celebrar momentos especiais com uma taça de espumante.
Por fim, o Masters of the Sea, meu local preferido durante as noites, é um pub no mais fiel estilo britânico, com microcervejaria própria – sim, tem produção de cerveja a bordo! – e música ao vivo. O espaço multifuncional The Loft oferece na programação desde comédia stand up até karaokê.
Inclusos no pacote
Incluso no pacote durante o cruzeiro, para todos os viajantes, estão os restaurantes Esagono, Hexagon, Bubbles e La Foglia, com menus rotativos de três pratos (entrada, principal e sobremesa). Diferentes a cada noite, opções variam entre carnes, frutos do mar, pratos vegetarianos e massas.






Os passageiros são encaminhados a um desses restaurantes para o jantar, que acontece em dois horários – você pode escolher o seu turno no início do cruzeiro e deve segui-lo todas as noites. Além deles, o Les Dunes é exclusivo para hóspedes da categoria de cabines Aurea.
Para quem quer algo mais rápido e prático, existem ainda dois grandes bufês, o Il Mercato e o La Brasserie, que oferecem refeições durante todo o dia e grande parte da noite, com estações de comida bem variadas e completas.
Speakeasy Bar
Inspirado nos bares clandestinos da década de 1920, o Speakeasy Bar oferece uma experiência exclusiva para passageiros selecionados – não me pergunte como você faz para ganhar direito ao acesso, pois até em torno disso paira o mistério.




Os hóspedes convidados recebem um token em suas cabines junto com instruções detalhadas de como chegar ao local. A entrada se dá por meio de uma cabine telefônica vermelha, localizada no deque 6 – no horário informado, o hóspede deve inserir o token e discar a senha previamente fornecida.


Então, uma porta escondida se abre, conduzindo o convidado até o bar, que, om capacidade para 70 pessoas, tem decoração inspirada na era da Lei Seca americana. A iluminação é baixa, os sofás de couro rodeiam mesas pequenas e as paredes são decoradas com mapas náuticos antigos e arte retrô.


Apresentações ao vivo de música embalam o cardápio de drinques autorais e pequenos petiscos.
Fotos: Rodrigo Cunha
LEIA TAMBÉM:
Conheça o MSC Euribia, o navio da MSC Cruzeiros
Como é viajar no MSC Grandiosa, o maior navio a navegar em águas brasileiras