fbpx

Conhecendo a Colômbia: um guia com pontos turísticos imperdíveis

Colômbia é um destino para diversos estilos de viajantes, país é conhecido pela sua cultura local, paisagens paradisíacas e hospitalidade de seus moradores.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
Créditos: jon chica parada/iStock

A Colômbia é um país conhecido pela sua rica cultura local e pela diversidade geográfica. Situado no extremo norte da América do Sul, atrai turistas interessados em passeios históricos, praias com paisagens exuberantes e apreciadores de arte. Além disso, por possuir vegetação preservada, o país é um destino procurado para o ecoturismo.

Preparado para receber turistas, o país possui diversas opções de hospedagem e passeios. A gastronomia colombiana também é um destaque, com pratos e bebidas típicas que enriquecem o roteiro dos viajantes.

Embora todo o país seja rico em cultura e passeios imperdíveis, alguns locais turísticos são essenciais para quem visita a Colômbia.

O que fazer em Bogotá?

A capital Bogotá é cosmopolita, bastante agitada e com uma infinidade de atrações imperdíveis para turistas. Para conhecer o local, é recomendável ficar de 3 a 4 dias na cidade.

O centro histórico é um dos destinos mais buscados pelos visitantes. Com construções históricas como a Catedral, com arquitetura da era colonial, e o Capitólio, que leva o estilo neoclássico, o centro possui uma cultura vibrante e conta ainda com feira de artesanato e museus, como o Museu Nacional e o Museu Botero.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
Museu Botero. (Foto: shutterstock)

Para aqueles que desejam adentrar ainda mais na arte local, a capital possui o Bogota Graffiti Tour, um passeio que acontece todos os dias e percorre ruas do centro ricas em arte urbana.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
Os grafites que decoram as ruas e vielas da parte histórica de Bogotá são uma característica inevitável e típica do estilo urbano da cidade. (Foto: shutterstock)

Para conhecer a cidade de cima, o Morro Monserrate possui altitude de 3.152 metros e está localizado na cordilheira oriental. Com rochas de idade cretácea, além da vista para Bogotá, o local abriga a basílica do Senhor de Monserrate, uma importante construção religiosa.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
As pessoas visitam a colina de Monserrate. (Foto: shutterstock)

Vizinho ao Monserrate, o Morro de Guadalupe possui altitude de 3.260 metros. Além da vista exuberante para a capital, no topo do morro está uma estátua de 15 metros de altura de Nossa Senhora de Guadalupe.

Sendo uma cidade movimentada e atual, Bogotá possui uma noite bastante agitada, cheia de atrações como bares, pubs, lojas e restaurantes que ficam abertos até mais tarde. A maioria dos locais movimentados está concentrada na Zona T da cidade.

Pratos típicos

Entre as comidas típicas da região, o ajiaco, uma espécie de sopa de milho e frango, servida com abacate e arroz, é muito consumido. Além disso, opções que levam costela bovina, como o caldo de costilla e o caldo de panela, são consumidas principalmente em dias frios.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
Ajiaco, uma sopa tradicional colombiana. (Foto: shutterstock)

Para se deslocar entre os destinos, uma opção é utilizar o transporte público disponível na cidade. Além disso, é possível optar por carros de aplicativos para locais fora do itinerário das linhas ou em horários fora de circulação dos ônibus. Ou, se preferir, você pode alugar um carro e transitar pela capital do seu jeito!

Turismo pelo Caribe colombiano

O litoral colombiano é conhecido por suas praias de águas calmas e cristalinas. Além da beleza exuberante, a região conta com destinos para turistas que buscam praias movimentadas e aqueles que preferem locais calmos e relaxantes.

A melhor época do ano para visitar o Caribe colombiano é durante o clima seco, entre dezembro e abril. Durante esse período, as temperaturas variam entre 28°C e 32°C, um clima ideal para conhecer as diferentes praias e passeios da região.

Em Cartagena, cidade portuária conhecida pela cultura local, é possível visitar o conjunto de ilhas conhecido como “Islas del Rosario”.

Brasileiros não precisam de visto para visitar a Colômbia
Islas del Rosario na Colômbia vista de cima. (Foto: shutterstock)

O arquipélago pode ser acessado de barco e atrai milhares de turistas, devido à paisagem paradisíaca e boa infraestrutura. Além disso, o local é um ponto para praticantes de mergulho.

Tintipán, localizada a cerca de duas horas de Cartagena, é uma ilha no arquipélago de San Bernardo. Com águas calmas, o destino é ponto de encontro para famílias que buscam um local tranquilo para aproveitar com as crianças.

Ilha Tintipan do Arquipélago de San Bernardo. (Foto: shutterstock)

A ilha de Cayo Cangrejo, em San Andrés, possui uma paisagem incrível e é um dos destinos procurados por mergulhadores e trilheiros. Além disso, o local é conhecido pela sua gastronomia, com pratos típicos que levam carne de caranguejo.

Vista do mar para Cayo Cangrejo na Isla Providencia, na Colômbia. (Foto: shutterstock)

O Parque Nacional Natural de Tayrona, no norte do país, é conhecido pelo seu rico bioma, vegetação preservada e praias com paisagens paradisíacas. A reserva natural conta com praias que podem ser acessadas através de trilhas, como a de Cabo San Juan del Guia.

Parque Nacional Natural de Tayrona. (Foto: shutterstock)

O que fazer em Medellín?

Com uma estrutura moderna, Medellín é organizada, limpa, segura e possui boa infraestrutura, especialmente para viajantes que buscam autonomia em suas viagens.

Segunda maior cidade da Colômbia, Medellín é o único município do país que possui um sistema de metrô, permitindo fácil locomoção entre os destinos visitados.

Medellín é a segunda maior cidade da Colômbia. (Foto: shutterstock)

Entre os pontos turísticos, está a Plaza Botero, um parque ao ar livre que reúne diversas esculturas do artista Fernando Botero. Ainda para os amantes de arte, a região conta com o Museu de Antioquia, que exibe diversas exposições de artistas locais.

Para aproveitar a gastronomia local, é aconselhável experimentar o Bandeja Paisa, um prato servido em uma espécie de bandeja que inclui uma porção generosa de arroz, feijão, linguiça, carne moída, batata, ovo, banana, arepa, tomate e abacate.

Bandeja Paisa. (Foto: shutterstock)

Informações importantes antes de visitar o país

A Colômbia não exige visto de brasileiros. Para entrar no país, é necessário apresentar o RG, expedido há menos de 10 anos, e o Certificado Internacional de Vacinação contra febre amarela, que deve ser apresentado ainda na saída do Brasil.

Em alguns casos, ao entrar no país, pode ser exigida a apresentação da passagem de volta ao país de origem. Por isso, antes de visitar a Colômbia, é recomendável buscar passagens de avião antecipadamente, garantindo maior economia no trajeto.

A moeda local do país é o peso colombiano (COP). Uma opção para economizar na conversão é buscar casas de câmbio nos centros comerciais das cidades, evitando aeroportos e rodoviárias.

Por fim, uma maneira de controlar os gastos e evitar contratempos durante a viagem é aproveitar os destinos que oferecem ingressos que podem ser adquiridos online de forma antecipada. Além de garantir um planejamento mais eficiente, algumas opções ainda oferecem serviços para evitar filas.

LEIA TAMBÉM:

Bairro ‘mais legal do mundo’ fica em Medelín, na Colômbia, aponta pesquisa

Guia completo de Cancún e Riviera Maia

10 melhores hotéis em Cancún, no México

5 resorts all-inclusive para se hospedar em Punta Cana

República Dominicana: roteiro além de Punta Cana