fbpx

Sabores da Escócia: conheça os pratos típicos da culinária escocesa

Com ingredientes locais e tradicionalidade, Escócia possui diversidade de sabores.

Créditos: mariocito/iStock

Além de suas paisagens deslumbrantes, a Escócia é conhecida por sua rica cultura. Sua história inclui importantes alimentos que tornam a gastronomia local um grande atrativo aos moradores e visitantes.

Com ingredientes frescos e técnicas culinárias tradicionais, a comida escocesa é cheia de sabores autênticos.

Fazendo fronteira com a Inglaterra, a Escócia é um dos países que compõem o Reino Unido. Essa proximidade com os ingleses não se limita ao território, mas também inclui semelhanças na culinária.

Por ser um país frio, a Escócia utiliza ingredientes ricos em proteínas e gorduras, resultando em pratos robustos para todas as refeições.

Conheça as comidas tradicionais do país

Assim como todas as refeições do país, o café da manhã na Escócia é repleto de ingredientes ricos em proteína.

Conhecido como “Scottish Breakfast”, ele oferece diversas combinações com ingredientes como bacon, ovos, salsichas, feijões, tomates grelhados, cogumelos e linguiças locais.

Créditos: AlizadaStudios/iStock

Gastronomia nórdica: o que a culinária da região mais ao norte do planeta tem a oferecer

Porridge

Um dos pratos típicos consumidos no café da manhã é o Porridge, um mingau de aveia servido ainda quente.

Cozinham a aveia em leite ou água e complementam com manteiga, golden currant e açúcar mascavo, sendo mais macia que a brasileira.

Tattie scone

No país, conhecem esse prato como “Tattie scone”. É uma espécie de panqueca de batata que podem assar ou fritar. Fazem com purê de batatas, manteiga, sal e farinha para dar forma.

Tradicionalmente servido quente no café da manhã, o Tattie scone acompanha ovos fritos, bacon e salsicha Lorne. Entretanto, cafeterias do país também o oferecem em forma de bolinho, servido com geleia e chá forte.

Linguiça Lorne

Acompanham diversas opções de café da manhã escocês com linguiça Lorne, feita de carne moída com ervas, temperos e vegetais. Além disso, adicionam pequenos pedaços de pão para manter seu formato quadrado.

Embora seja comum encontrar essa iguaria durante o tradicional café da manhã, algumas regiões servem a linguiça Lorne em todos os horários do dia.

Os açougueiros escoceses frequentemente oferecem uma variedade de sabores, como picante e com ingredientes como cebola, alho, pinhão, manjericão, entre outros.

Scotch Egg

Um pouco semelhante ao bolovo brasileiro, o Scotch Egg, ou ovo escocês, é uma iguaria sofisticada feita com ovo cozido de gema mole, empanado e frito.

Servido principalmente como entrada, esse prato pode acompanhar diversos tipos de recheio, incluindo o tradicional Haggis.

Créditos: krblokhin/iStock

Black pudding

Originária do Reino Unido e da Irlanda, a Black pudding é uma iguaria muito popular na Escócia. Feita com sangue de porco, ela se assemelha ao que é conhecido como chouriço no Brasil.

Consomem essa espécie de linguiça principalmente no café da manhã, mas também a encontram em hambúrgueres e saladas.

LEIA TAMBÉM: Onde tomar o tacacá? Veja nossa seleção de restaurantes em SP

Haggis

Consideram o Haggis um dos pratos mais populares do país. Tradicionalmente, fazem-no com órgãos de ovelha moídos, misturados com cebola, especiarias e aveia.

Cozinham os ingredientes no sangue e os assam dentro do estômago de carneiro por horas. Apesar dessa tradição, os restaurantes atuais preparam a iguaria em uma pele semelhante à da linguiça.

Créditos: neiljlangan/iStock

Encontram o Haggis por todo o país. Faz parte da cultura escocesa e está presente em diversas ocasiões importantes.

Salmão escocês

A Escócia é um dos principais países produtores de salmão, tornando o peixe uma tradição local. Preparam e servem o salmão escocês de diversas maneiras: fritam, usam no recheio de bolinhos, acompanham com batatas fritas, entre outras opções.

Torta salgada de carne

A torta escocesa, feita com recheio de carne bovina, principalmente de Angus, é tradicionalmente servida em bares pelo país durante o intervalo dos jogos de futebol. Consumida quente ou fria, ela é normalmente acompanhada de batatas fritas e feijão Heinz.

Sobremesas escocesas

Além da tradicionalidade nos pratos salgados, a Escócia também possui diversas sobremesas que são parte integrante da culinária local. O cranachan, por exemplo, é feito com uma mistura de ingredientes como nata batida, aveia ou flocos de milho, mel, framboesas frescas e uma dose de whisky.

Créditos: Szakaly/iStock

Além disso, o shortbread também é uma sobremesa típica da Escócia. Conhecido no Brasil como biscoito amanteigado, o shortbread é feito tradicionalmente com açúcar, manteiga e farinha de trigo.

Vendidos em diversos locais da Escócia, esses biscoitos são especialmente populares durante o Natal e o Ano-Novo escocês.

Bebidas tradicionais

Adicionando ainda mais tradicionalidade à gastronomia local, a Escócia é responsável por bebidas que têm grande importância na história do país. O whisky, por exemplo,  é considerado a bebida nacional da Escócia.

O país abriga mais de 120 destilarias ativas que podem ser visitadas. A bebida destilada de cereais é envelhecida em barris e possui teor alcoólico que varia de 40% a 63,5%.

Créditos: itakdalee/iStock

Conhecido principalmente como Scotch, o whisky escocês é feito de malte, e pode ser encontrado em todas as regiões da Escócia.

Para aqueles que desejam apenas experimentar a bebida, diversos bares oferecem doses individuais, sem a necessidade de adquirir toda a garrafa.

No que diz respeito às bebidas não alcoólicas, o Irn-Bru é o refrigerante mais popular da Escócia. No país, a venda da bebida supera até mesmo marcas como a Coca-Cola.

Fabricado em Glasgow, o refrigerante de cor laranja é conhecido por seu sabor doce e contém cafeína em sua composição.

LEIA TAMBÉM:

5 restaurantes com vistas incríveis para São Paulo

Melhores lugares do mundo para ver a aurora boreal

Nápoles, Capri e Sicília: roteiro pelo Sul da Itália

O que fazer no Lago di Garda, na Itália