fbpx

O que fazer em Joinville, Santa Catarina: confira mais de 10 atrações

Com forte herança alemã, a maior cidade de Santa Catarina reúne atrativos variados e democráticos, que vão de passeios rurais a jardins de flores, de fábrica de cerveja a espetáculos de dança. Veja o que fazer em Joinville!

Joinville, Santa Catarina
Réplica de moinho na entrada da cidade. (Foto: divulgação)

Neste conteúdo você vai ver:

Cidade das flores, da dança, dos príncipes. Joinville é a cidade dos apelidos. Das flores, porque tem muitos jardins, parques e espaços verdes – acredita-se que seja uma das muitas heranças deixadas pelos imigrantes alemães. Tanto é que, todos os anos, em novembro, a cidade sedia o Festival das Flores, já em sua 83ª edição, com exposição de orquídeas, concurso de jardins e mercado de plantas.

Outro festival que faz sucesso por aqui, e justifica seu outro apelido, é o de dança, o maior do gênero no mundo. Não à toa, Joinville, que abriga ainda a única escola do renomado Teatro Bolshoi da Rússia, anuncia-se como a capital brasileira da dança.

Já a alcunha de “cidade dos príncipes” vem do fato de que suas terras foram oferecidas como dote de casamento entre a princesa Francisca de Bragança (filha de D. Pedro I) e o príncipe francês Francisco de Orleães.

A partir daí, a Joinville catarinense se desenvolveu com a chegada de imigrantes europeus no final do século 19, sobretudo alemães, que deixaram sua marca na culinária e na arquitetura enxaimel, até hoje muito características da cidade.

Atrações em Joinville

Situada em um ponto estratégico de Santa Catarina, com aeroporto próprio, Joinville pode ser combinada em um roteiro turístico com Balneário Camboriú, que fica a 100 quilômetros.

Imagem aérea da cidade de Joinville
Joinville possui mais de 600 mil habitantes. (Foto: shutterstock)

O parque Beto Carrero World, a 75 quilômetros, é outro trunfo da região. Mas Joinville também é um bom programa por si só, com muitos parques, museus, atrativos rurais e passeios pitorescos. A seguir, conheça os principais pontos turísticos dessa cidade tão versátil quanto sua variedade de apelidos.

LEIA TAMBÉM: Beto Carrero World: dicas de como aproveitar o parque

Museu Nacional de Imigração e Colonização

Instalada no prédio histórico conhecido como Palácio dos Príncipes, este importante museu preserva um rico acervo com fotografias, objetos históricos e documentos que contam a história da imigração e colonização desta região do Sul do país. O palácio foi construído em 1870 e já serviu como residência de importantes figuras da sociedade joinvilense.

Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville
Entrada do Museu Nacional de Imigração e Colonização. (Foto: divulgação)

Rua das Palmeiras

Famosa por suas características arquitetônicas e históricas, a Rua das Palmeiras é considerada uma das áreas mais charmosas e pitorescas de Joinville, graças às imensas palmeiras imperiais, trazidas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Ao longo da rua, é possível encontrar pequenos comércios, cafés, restaurantes e lojas de artesanato.

Mirante de Joinville

Localizado no Morro da Boa Vista, o mirante permite ter uma vista de 360 graus da cidade. O acesso acontece pela entrada do Zoobotânico (um outro atrativo da cidade), e pode ser feito a pé (haja fôlego!), de bicicleta ou pelos ônibus exclusivos que sobem o morro (R$ 4) a cada 40 minutos. Ainda dentro do parque, a Trilha Ecológica, que tem início pertinho do ponto de ônibus, permite uma caminhada de dez minutos em meio à Mata Atlântica.

Mirante de Joinville
Vista panorâmica da cidade a partir do Mirante de Joinville. (Foto: divulgação)

Instituto Juarez Machado

Este centro cultural foi fundado em homenagem ao renomado artista Juarez Machado, que é natural de Joinville. O acervo reúne pinturas, esculturas e gravuras. Além da exposição permanente, o local também realiza exposições temporárias de outros artistas, eventos culturais, palestras, workshops e cursos.

Instituto Juarez Machado em Joinville
Instituto Juarez Machado. (Foto: divulgação)

Fábrica da BMW

A cerca de 30 km de Joinville, no município de Araquari, a maior fábrica de veículos premium da América do Sul realiza visita guiada para grupos de até 12 pessoas, com duração média de uma hora e meia. O passeio, que acontece de segunda a sexta, percorre algumas etapas essenciais para a fabricação de um carro da BMW.

Visita à BMW
Processo de Body Shop – Funilaria (Foto: reprodução/BMW).

LEIA TAMBÉM: Visita à BMW de Santa Catarina é para quem gosta (muito) de carro

Fábrica da OPA Bier

Conhecida por produzir uma variedade de cervejas em diferentes estilos e sabores, a Opa Bier conta com uma fábrica localizada em Joinville. Recentemente, o espaço passou a abrir para visitação, onde é possível conhecer todas as etapas de fabricação das cervejas, desde a seleção dos grãos até o envase final.

Fábrica OPA Bier em Joinville
Sala de boas-vindas da Fábrica de cerveja OPA Bier. (Foto: Pamela Cavalcante)

Escola do Teatro Bolshoi

Única escola da renomada companhia do Teatro Bolshoi fora da Rússia, a unidade brasileira foi fundada em 2000, com o objetivo proporcionar educação e formação em dança clássica para estudantes de todo o Brasil e de outros países da América Latina. A visitação, que permite conhecer as salas, o ateliê e outras instalações, acontece mediante agendamento prévio pelo site oficial.

Escola de Teatro Bolshoi em Joinville
É possível visitar as salas de aula da Escola de Teatro Bolshoi em Joinville. (Foto: reprodução site escolabolshoi.com.br)

Rancho Alegre

O turismo rural é um dos principais atrativos da cidade. Exemplo disso é a fazenda Rancho Alegre, aberta ao público para proporcionar e criar experiências para toda a família e, principalmente, para os pequenos. Com atividades recreativas, o espaço oferece interação com animais, piquenique nos jardins, brinquedos, playground e muito mais. Dentro da propriedade há também um café que vende doces, salgados e bebidas.

Estrada Bonita – Propriedade Ango Kersten

Uma importante rota turística de Joinville, a Estrada Bonita não só é famosa pela sua beleza natural, mas também pela sua história. Foi construída pelos colonos alemães, suíços e austríacos para facilitar o acesso às suas fazendas e chácaras no século 19.

Hoje, ao longo do percurso, uma parada interessante fica na propriedade do Sr. Ango Kersten, que promove passeio de trator em meio à natureza, que acontece aos domingos e feriados mediante agendamento, além de visitação ao seu museu particular, espaço dos animais e à fábrica de melado (R$ 20).

Passeio de barco

O percurso do Barco Príncipe passa por 14 ilhas da Baía da Babitonga, com destaque para a Vila da Glória e parada na cidade histórica de São Francisco do Sul, região litorânea catarinense. Ao longo do passeio, que começa às 10h e termina por volta das 15h, é servido almoço a bordo, incluído no valor.

Barco Príncipe
Barco Príncipe promove passeio até a cidade de São Francisco do Sul. (Foto: divulgação)

Parque Hemerocallis

Este recanto natural reúne vários jardins temáticos, como o da flor hemerocallis, o interativo (com experiências sensoriais), o das aventuras (com brinquedos de madeira), o de plantas tropicais e o das águas (com lago de carpas). A cada visita, encontra-se um visual diferente, dependendo da época de floração de cada espécie. Borboletário, capela, trilha ecológica, vila dos insetos e cafeteria são outros atrativos do parque.

Parque Hemerocallis
Campo de girassóis no Parque Hemerocallis, em Joinville. (Foto: Pamela Cavalcante)

Onde se hospedar em Joinville

O Bourbon Joinville Convention Hotel é uma ótima opção para quem busca estar bem localizado na cidade, a cerca de 15 minutos do aeroporto e com acesso exclusivo ao Shopping Mueller. O hotel, que oferece café da manhã incluso na diária, tem quartos bem equipados, com mesa para trabalho, TV a cabo, Wi-Fi e opção de uma cama de casal ou duas de solteiro.

Suíte do Bourbon Hotel Joinville
Superior Plus do Bourbon Hotel Joinville. (Foto: divulgação Bourbon)

Onde comer

Zum Schlauch: Apesar de o foco ser culinária alemã (com especialidades como joelho de porco e salsichas com chucrute), também tem pratos brasileiros, como a carne de sol com mandioca. Tem tanto bufê como pratos à la carte no almoço e no jantar.

Fornão Pizzaria: Um dos mais conhecidos restaurantes italianos de Joinville, tem rodízio de pizzas e massas artesanais à noite, além do menu à la carte.

Hubene: Este restaurante de comida alemã funciona em sistema bufê e à la carte, com receitas como o marreco recheado, o bolinho à base de pão knödel e o strudel.

LEIA TAMBÉM:

20 dicas de hotéis e resorts para curtir com a família

SC terá parque temático inspirado na cultura alemã

Gramado, Canela e Cambará: Serra Gaúcha 3 em 1

Opções de hotéis e resorts em Balneário Camboriú

Infinity Blue: resort petfriendly em Balneário Camboriú

5 estradas brasileiras que rendem boas fotos