fbpx

10 motivos para visitar a Ilha da Madeira

Visitar a Ilha da Madeira é se deparar com uma natureza deslumbrante, boa gastronomia e vinhos de qualidade.

Lugares para visitar na Ilha da Madeira
Porto da Cruz Village. (Foto: divulgação)

A Ilha da Madeira é uma região autônoma de Portugal, localizada no Oceano Atlântico, entre as costas da Europa da África.

O destino oferece natureza exuberante, com visuais de tirar o fôlego, ótimos hotéis, gastronomia farta e atrações para toda a família. Precisa de mais motivos para querer visitar a Ilha da Madeira? Sem problemas, pois argumentos não faltam! Selecionamos 10 motivos para te convencer de uma vez por todas a incluir a parada na sua próxima viagem a Portugal, confira!

LEITA TAMBÉM: Ilha da Madeira: tudo o que você precisa saber

1- Chegar na ilha é simples e rápido

A começar pela parte prática da viagem. Viajantes menos experientes podem ter a impressão que viajar para uma ilha no meio do Atlântico pode ser sinônimo de perrengue. Mas, na Madeira, isso é longe de ser verdade, e em momento algum falta estrutura.

Chegar na Ilha da Madeira a partir de Portugal é bem simples: diversos voos diários com duração de aproximadamente 1h30 ligam Lisboa a Funchal. É como uma ponte aérea, simples e rápida.

Curiosidade: você vai desembarcar no Aeroporto Cristiano Ronaldo, uma homenagem ao ídolo português, nascido na ilha.

Município para visitar na Ilha da Madeira
Câmara de Lobos (foto: shutterstock)

2- Natureza de origem vulcânica

Nós, brasileiros, vivemos em uma imensa riqueza ambiental, já que poucos países possuem tanta diversidade de fauna e flora como o nosso. Mata Atlântica, Amazônia, Cerrado, Pantanal… pode ser difícil se impressionar quando temos tanta beleza no quintal de casa.

Mas na Ilha da Madeira, os suspiros são garantidos, pois o bioma é vulcânico. Você já foi em uma praia com areia naturalmente preta? Pois na Ilha da Madeira, essa é uma das principais atrações.

O destino possui impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela vegetação típica, chamada Laurissilva, que cobre 20% do território e foi nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

Cachoeira em Levada Velha
Levada Velha do Lajeado (foto: shutterstock)

3- Clima ameno o ano todo

O clima é um fator decisivo no momento de escolher um destino de férias. Há quem busque o frio e a neve do inverno europeu, enquanto há quem fuja das temperaturas congelantes.

Se você se encaixa no segundo perfil, saiba que um dos motivos mais cativantes para visitar a Ilha da Madeira é o clima. Isso porque a proximidade com a costa africana garante temperaturas amenas durante o ano todo. As temperaturas do inverno em Portugal já são mais altas que no restante da Europa, e na Madeira, elas são ainda superiores ao continente.

Ilha da Madeira, Portugal
Zona Velha de Funchal (foto: Turismo da Madeira)

4- Gastronomia local

A gastronomia é uma baita atração portuguesa e se deliciar com muito bacalhau e pastéis de Belém acompanhados de um bom vinho é imperdível. Explorar a Madeira através do paladar é interessante para ampliar o que conhecemos da culinária portuguesa para além desses grandes clássicos.

Na ilha, você encontra outros pratos típicos, como o bolo do caco (pão com alho), peixe espada e atum fresco. Além disso, muitos acompanhamentos levam banana e maracujá, por serem frutas comuns na ilha. De doces, se destacam o principalmente o bolo de mel e queijadas. Também não deixe de provar um vinho local e a bebida poncha.

Bananas são comuns na ilha
Mercado Municipal de Funchal (foto: Turismo da Madeira)

5- Avistamento de baleias e golfinhos em seu habitat natural

Existe uma magia em poder ver animais selvagens livres em seu habitat natural, e na Ilha da Madeira, é possível fazer um passeio para observação de baleias e golfinhos.

As águas da Madeira são profundas, o que as tornam atrativas para ser lar ou rota de 28 espécies de cetáceos. Passeios de barco te levam para ver e até mesmo nadar com baleias, golfinhos, tartarugas e vários outros animais marinhos.

Mar na Ilha da Madeira
Golfinhos (foto: Turismo da Ilha da Madeira)

6- Nadar em piscinas naturais

A clássica dúvida entre praia ou a piscina do hotel se torna mais complexa na hora de visitar a Ilha da Madeira, pois uma das mais esperadas atrações do destino são as Piscinas Naturais de Porto Moniz.

Elas são resultado da geografia da ilha, que combina o oceano com relevos montanhosos. Trata-se de formações de lava vulcânica na beira do oceano que são preenchidas naturalmente pela água salgada cristalina que entra diretamente pelo movimento do mar.

Porto Moniz, Ilha da Madeira
Piscinas Naturais de Porto Moniz (foto: shutterstock)

7- Terra natal do Cristiano Ronaldo

Se o Cristiano Ronaldo é um ídolo seu, saiba que você poderá conhecer mais sobre a história do craque na sua viagem para a Ilha da Madeira. Afinal, o jogador de futebol nasceu lá, e é evidente que o destino presta homenagem a esse nome tão notório para Portugal e para o mundo.

A começar pelo aeroporto internacional de lá, que se chama Aeroporto Cristiano Ronaldo. E em uma visita ao Museu CR7, você pode conhecer mais sobre a vida e carreira do jogador, vendo de perto prêmios, como Bolas de Ouro da FIFA, camisas, chuteiras e mais.

Hotel e museu em Funchal
Museu CR7 (foto: shutterstock)

8- Se aventurar no ecoturismo

Você já sabe que a Ilha da Madeira é repleta de natureza, mas além de apreciar as belas paisagens, saiba que o destino também é um prato cheio para os aventureiros. As Levadas da Ilha da Madeira têm dezenas de trilhas com visuais de tirar o fôlego das praias, cachoeiras, vegetação e montanhas.

Você também pode conhecer a ilha sob quatro rodas, no tour de Jeep, que te apresenta um ângulo off-road do local com a adrenalina de uma 4×4.

Sítio na Ilha da Madeira
Canyoning em Ribeiro Frio (foto: Turismo da Madeira)

9- Ótimo destino para crianças

Consideramos a Ilha da Madeira um dos melhores destinos para visitar com crianças na Europa. Os viajantes mirins com mais de 10 anos já conseguem fazer as trilhas citadas acima, por exemplo.

A observação de baleias e golfinhos também é encantadora para os pequenos. E além dos passeios perto da natureza, o destino também tem o Parque Temático Madeira e vários museus interativos, como o Madeira Story Centre, o Centro de Ciência Viva do Porto Moniz e o Museu do Brinquedo da Madeira.

Atrações infantis para visitar na Ilha da Madeira
Madeira Story Centre (foto: shutterstock)

10- Fazer enoturismo com o vinho Madeira

O vinho português é um dos mais famosos do mundo e cada região tem sua especificidade. Você certamente conhece o vinho do Porto. E na ilha, a especialidade é o vinho Madeira.

A bebida é caracterizada por ser fortificada, com alto teor alcoólico e ser ideal para ser servida como aperitivo ou digestivo (no início ou final das refeições). Não deixe de fazer as degustações oferecidas diretamente pelos produtores, não faltam wine bars espalhados por lá.

Município de Ponta do Sol
Pôr do Sol em Ponta do Sol (foto: Turismo da Madeira)

Onde se hospedar na Ilha da Madeira?

Quinta da Bela Vista

Instalado em um casarão de 1844, este hotel-butique tem ares aristocráticos. Móveis coloniais, escadaria de mármore e tapetes nos corredores criam um ambiente tão elegante quanto aconchegante.

De quebra, tem um amplo jardim, que dá um ar rural-chique. Além disso, o Quinta da Bela Vista fica a pouco mais de dois km do centro do Funchal, no alto de uma colina, em uma área mais residencial. Caminho do Avista Navios, 4. Clique aqui para ver fotos do hotel e o preço da diária.

The Cliff Bay

Situado no alto de uma rocha à beira do mar, com vista para a cidade, O The Cliff Bay possui uma das posições mais privilegiadas de Funchal. Com 202 quartos, o cinco estrelas impressiona pela majestosa piscina e por ser a casa do restaurante Il Gallo d’Ouro, com duas estrelas Michelin.

Por fim, o spa também tem uma ampla gama de tratamentos, com saunas variadas e hidromassagens. Estrada Monumental, 147, Funchal. Clique aqui para ver fotos do hotel e o preço da diária.

Belmond Reid’s Palace

Trata-se do cinco estrelas mais icônico da Madeira. Construído em 1891, o Belmond Reid’s Palace já recebeu hóspedes ilustres como, por exemplo, o ex-primeiro ministro britânico Winston Churchill – aliás, é possível se hospedar no quarto dele.

Não bastasse o clima luxuoso, sua localização, em uma falésia às margens do oceano, é de tirar o fôlego. Possui três restaurantes, entre eles o William, com uma estrela Michelin, e uma unidade do badalado italiano Villa Cipriani. Estrada Monumental, 139, Funchal. Clique aqui para ver fotos do hotel e o preço da diária.

E aí, te convencemos? Boa viagem!

LEIA TAMBÉM:

Ilha da Madeira: um paraíso natural em Portugal

Como ir para a Ilha da Madeira, em Portugal

Açores: arquipélago rústico em Portugal

O que fazer em Bragança, Portugal