O munícipio de Caldas Novas, no interior de Goiás, é um dos destinos mais visitados do Brasil, e reúne experiências únicas e inesquecíveis. Nesse conteúdo você confere as principais informações para visitar a região.
Neste conteúdo você vai encontrar:
- Como chegar em Caldas Novas
- Quando ir a Caldas Novas
- Quanto tempo ficar em Caldas Novas
- Onde se hospedar
- Onde comer
- Mais atrações
Caldas Novas
Goiás adora colecionar títulos. O estado é dono de uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina, exibe uma das formações geológicas mais antigas do mundo, abriga o maior lençol hidrotermal do planeta… Só não tem mar, que fica a pelo menos 1.300 quilômetros dali.
Ainda assim, tratou de conquistar outro título: o de maior praia artificial de águas quentes naturais, com direito a coqueiro e areia fina.
Mas por que as águas são quentes nessa região? Por anos, acreditou-se que o maior manancial hidrotermal do mundo tinha origem em um suposto vulcão. No entanto, a água vem de uma montanha, escorre por veios rochosos, desce até mil metros de profundidade e, a partir de reações químicas com minerais, volta naturalmente aquecida à superfície.
LEIA TAMBÉM: 5 destinos com cachoeiras no Brasil para aproveitar no verão
Esse “mar quentinho” se concentra nos municípios de Caldas Novas e Rio Quente, a dupla mais turística de Goiás. Portanto, hotelões com parques aquáticos garantem o movimento de visitantes por essas bandas o ano inteiro.
Caldas Novas é a versão urbanizada da região, com cerca de 300 piscinas termais, parques aquáticos e muitos hotéis. Enfim, são mais de 2 milhões de visitantes por ano. Os empreendimentos de lazer da cidade costumam fazer parte de redes hoteleiras, e os hóspedes têm acesso, muitas vezes, sem custos extras.
Como chegar a Caldas Novas
O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, é a principal entrada e recebe voos das principais companhias aéreas (Azul, Gol e Latam), vindos de todo o Brasil.
Fica a 170 km de distância de Caldas Novas, sendo necessário contratar um serviço de transfer ou alugar um carro. Mais perto, porém com uma oferta menor de voos, o aeroporto de Caldas Novas fica a apenas três quilômetros de distância do centro da cidade.
Quando ir a Caldas Novas
Como faz calor o ano inteiro, o viajante tem flexibilidade para poder viajar em diferentes épocas do ano. Além disso, por ser um destino com forte apelo familiar, os meses de férias escolares (dezembro, janeiro e julho) são sempre abarrotados.
No inverno, de junho a agosto, as temperaturas caem um pouco e as águas termais ficam especialmente irresistíveis. É quando menos chove também, com mínimas na casa dos 20 °C. Já o período de novembro a abril é quando chove mais, mas não o suficiente para estragar as férias.
Quanto tempo ficar em Caldas Novas
Pelo menos quatro dias (três noites) para poder aproveitar as piscinas e os toboáguas. Entretanto, se quiser explorar diferentes parques aquáticos, fique mais tempo.
Hotéis em Caldas Novas
Há 40 anos em Caldas Novas, o Grupo diRoma possui 13 hospedagens espalhadas pela cidade. O Thermas diRoma é o mais famoso e é dono de um complexo aquático com 15 piscinas, incluindo tobogãs e hidromassagem.
A novidade por lá foi a inauguração da Cozinha Show, resultado da reforma e ampliação do restaurante do hotel. Trata-se, portanto, de um espaço para preparações rápidas, como massas, tapiocas, omeletes e outras opções que serão servidas durante os horários das refeições.
Mais opções de hospedagem ficam por conta do Piazza diRoma, o mais sofisticado da rede, e o Hotel Roma, com bom custo-benefício. Por fim, quem quiser também pode escolher o estilo condomínio, seja em casas ou apartamentos administrados pelo grupo.
Além disso, o diRoma possui um parque aquático aberto ao público em geral, o Acqua Park Splash, com 55 mil m² e 25 atrações.
Atrações mais disputadas em Caldas Novas
Para crianças de até 5 anos, a pedida é o Acqua Racer, um rio lento para passeios com boia, além do Navio do Descobrimento, réplica de um barco pirata. Quem tiver acima de 10 anos, por sua vez, consegue aproveitar atrações mais radicais, incluindo tobogãs como o Free Fall, de queda livre, e o Twister, que é suspenso por colunas. Ou seja, a adrenalina está garantida!
O brinquedo mais frequentado, aliás, é o Kamikaze, tobogã que desce de uma altura equivalente a um prédio de oito andares, com curva de 90 graus. O ingresso do Acqua Park está incluído na diária de quase todos os hotéis diRoma. Para 2022, o grupo pretende lançar o Spazzio diRoma, o 14º hotel da rede.
Grupo Privé
Já o Grupo Privé tem sete propriedades em Caldas Novas, entre flats, residências e hotéis. Maior em número de acomodações, o Privé Riviera Park tem 780 apartamentos e estrutura de lazer com 14 piscinas de águas termais e frias, academia, spa e sauna. O parque aquático do grupo, também aberto ao público, é o Water Park, que fica a um quilômetro do centro da cidade e perto de alguns hotéis do complexo.
Ocupa área de 12 mil m², tendo como maiores atrativos as piscinas de ondas, tobogã em formato de parafuso, rio lento, escorregadores e labirinto. De livre acesso aos hóspedes, outros parques do grupo são o Club Privé, mais tranquilo, mas ainda assim com alguns brinquedos emocionantes, e o Náutico, em estilo beach club, às margens do Lago Corumbá e com praia de areia.
Rio Quente Resorts
A 30 quilômetros de distância de Caldas Novas, o Rio Quente Resorts é um complexo de 497 mil m², com 18 nascentes e cinco hotéis, sendo o parque aquático Hot Park a grande estrela. São águas quentes, correntes e naturais, renovadas a cada 20 minutos.
Nessa espécie de paraíso do mundo aquático, as cerca de 20 atrações focam em diferentes perfis e idade.
Crianças se divertem no Hotibum, área de 5.400 m² com baldão e brinquedos molhados; enquanto isso, opções radicais ficam por conta da Mega Tirolesa, de 1,1 quilômetro de extensão, e do Xpirado, descida a 30 km/h em um toboágua de 146 metros de comprimento e 32 metros de altura.
LEIA TAMBÉM: Como é se hospedar no Rio Quente Resorts (GO)
Outras atrações
Tem também a Praia do Cerrado, onde o cerrado vira mar (com ondas e tudo), declarada a maior praia artificial de águas quentes naturais do mundo, com 25 mil m². Para completar o leque de opções, o Eko Aventura Park é exclusivo para prática de esportes de aventura como rafting, tirolesa, passeios de quadriciclo e trilhas, por exemplo.
Existe ainda a possibilidade de fazer mergulho de cilindro guiado em um lago artificial de 9 mil m² e a seis metros de profundidade, com temperaturas em torno de 34 oC.
Dentre as opções de hospedagem, o Rio Quente Cristal Resort é a mais sofisticada, com suítes de varandas amplas e piscina de borda infinita. Já quem deseja ficar perto do Hot Park e ter acesso ilimitado a ele, pode escolher o Luupi, com o plus de entrar entrar na área VIP da Praia do Cerrado.
Onde ficar em Caldas Novas
Os complexos hoteleiros dos grupos diRoma, Privé e Rio Quente Resorts são os principais da região e somam diversos hotéis, que atendem perfis diferentes de visitante. Sendo assim, cada grupo têm os seus respectivos parques aquáticos, abertos também ao público em geral e, em boa parte dos casos, sem custos para os hóspedes.
Onde comer em Caldas Novas
Como a ideia é aproveitar ao máximo os parques aquáticos, os visitantes costumam fechar o regime de meia pensão no próprio hotel. Ou então fazem lanches no próprio parque.
LEIA TAMBÉM:
Tudo o que você precisa saber sobre a Chapada dos Veadeiros
Pousada na Chapada dos Veadeiros é refúgio de bem-estar
11 hotéis para dar uma escapada perto de São Paulo
20 dicas de hotéis e resorts para curtir com a família