De 4 a 10 de novembro deste ano, Berlim celebra os 30 anos da queda do Muro com um festival de eventos. Instalações de imagens e sons, exposições a céu aberto, recitais, palestras e filmes tomarão conta de lugares como a Alexanderplatz, o Portão de Brandemburgo e a East Side Gallery. O grande destaque será um festival de música em 9 de novembro, com vários palcos espalhados pela cidade para shows musicais.
Também comemora aniversário na Alemanha a escola de arquitetura e design Bauhaus, fundada há cem anos. Em Berlim, um festival temático vai celebrar tal legado durante uma semana em setembro, com exposições, tours guiados e performances. Começa com a chamada Longa Noite dos Museus, quando, em 31 de agosto, cerca de 80 instituições culturais da cidade ficarão abertas de madrugada.
Em 14 de setembro, Berlim dá boas-vindas ao seu mais novo centro cultural, o Humboldtforum, em um antigo palácio revitalizado. O lugar vai abrigar exposições sobre a cidade, além de museus de etnologia, arte asiática e culturas não europeias. A capital aguarda ainda para este ano a abertura do Futurium (um espaço dedicado a temas que envolvem o futuro) e o início da construção do Museu do Modernismo.
Para os próximos anos, devem ser inaugurados na região o Mitte a House of One (um centro religioso em que cristãos, judeus e muçulmanos poderão conviver em paz), a Flussbad (uma grande piscina pública ao longo do Rio Spree) e a extensão do Pergamonmuseum.
Leia também:
O que fazer de graça em Berlim
Alemanha comemora 100 anos de Bauhaus
Frankfurt: o lado cosmopolita da Alemanha