HomeNotíciasAlemanha comemora 100 anos de Bauhaus

Alemanha comemora 100 anos de Bauhaus

Alemanha comemora 100 anos de Bauhaus

Participam do circuito de Bauhaus as cidades de Weimar, Dessau, Bernau e Berlim, cada uma com suas próprias atrações e exposições

Por Redação

A famosa escola de arte Bauhaus foi inaugurada em Weimar em 1919 e, durante sua curta vida, mudou-se para Dessau e, depois, para Berlim. Esse estilo arquitetura, a arte e o design que foram criados há um século por Walter Gropius revolucionaram a visão artística e arquitetônica do século 20 e são reverenciados até hoje em todo o mundo. Para marcar o centenário, algumas cidades alemãs estão com programação especial.

Leia também:

Nesse roteiro de visitas, algumas cidades fazem parte obrigatória do que se pode chamar de circuito Bauhaus, como Weimar, Dessau, Bernau e Berlim. Vale destacar o protagonismo de Weimar, a cidade-berço da escola de arte e design que não por acaso é conhecida como ‘cidade dos clássicos e dos grandes intelectuais’ e Dessau, que por sua vez, é endereço do primeiro jardim inglês na Europa continental, que foi criado no século 18. Distribuído em uma área de 140 quilômetros quadrados, abriga o castelo de Wörlitz com mais de 100 monumentos.

Berlim

Na capital alemã o ciclo de comemoração do centenário teve início em janeiro de 2019, com um festival na Academia de Artes de Berlim. Além disso, três exposições de grande escala sobre Bauhaus tornam a escola de arquitetura e design acessível ao público com base em tesouros de coleções previamente desconhecidos e clássicos de design.

A partir de 6 de setembro, a exposição “Bauhaus Original“, na Berlinische Galerie, é dedicada à relação entre original e em série, original e reprodução. Os visitantes poderão admirar clássicos do design, bem como as reedições de hoje das obras da Bauhaus e respostas de artistas contemporâneos aos ícones do modernismo.

Dessau

Bauhaus como um campo de experimentação para uma cultura moderna da vida prática é o foco da exposição “Bancos de Ensaios Bauhaus”. A coleção da Fundação Bauhaus Dessau será exposta a partir de 8 de setembro no novo Museu Bauhaus Dessau. Fontes, lâmpadas, móveis, papel de parede ou têxteis são hoje uma parte natural da vida cotidiana. Com base nessa experiência cotidiana, a exposição brindará o público com parte da herança da Bauhaus no século 21.

Weimar

O ciclo de exposições começa no novo museu de Bauhaus em Weimar em 6 de abril, com a mostra “A Bauhaus vem de Weimar” (Das Bauhaus kommt aus Weimar), a qual realça influência de seu fundador, Walter Gropius.

 

Para mais informações visite: https://www.bauhaus100.com/

Procurando hospedagem?
O Booking.com têm opções para todos os públicos, com informações de preços, disponibilidade de hospedagem e relatos de outros viajantes.


Vai viajar? Já possui Seguro Viagem?
O buscador do VitalCard cota os melhores preços e planos para você, oferecendo parcelamento e atendimento rápido ao cliente.


Alugue um carro em sua viagem!
Encontre as melhores ofertas das locadoras de uma só vez! Acesse o RentCars e encontre a opção que atenda à sua necessidade. Com atendimento em português, eles parcelam em até 12x no cartão e ou com desconto no boleto.

Compartilhar: