Veja o que fazer em Évora, Monsaraz, Estremoz, Vila Viçosa e Marvão, com dicas de paradinhas estratégicas no coração de Alentejo.
Não viaje para Portugal sem um seguro viagem. Clique aqui e contrate um agora mesmo!
“Alentejo é lugar para descansar, comer e viver bem, onde o tempo parece passar mais devagar.” A descrição foi de uma amiga lisboeta, mas poderia ter sido minha após fazer um roteiro de carro por mais de sete cidades para descobrir os encantos desse miolo na parte centro-sul de Portugal.
Maior região do país, tem gastronomia cheia de encantos, herança dos períodos de ocupação romana (que durou entre os séculos 2 e 5), muita arte sacra e, claro, construções que são Patrimônio da Humanidade, além dos vinhos e azeites que ganharam o mundo e fisgaram o Brasil de jeito (aliás, estamos entre os principais consumidores desses produtos).
Quando ir para Alentejo?
Junho e setembro costumam ter temperaturas mais amenas e ideais para explorar o Alentejo e Lisboa. O verão, por sua vez, também é muito procurado, principalmente em julho e agosto, mas faz bastante calor.
O que visitar por lá?
Évora
Conheça Évora, cidade está entre as mais bem preservadas do período áureo de Portugal, depois que Lisboa foi destruída pelo terremoto do século 18. Fundada em 1167, ganhou importância nos séculos 15 e 16 com as constantes temporadas que a família real passava ali.
Monsaraz
Protegida por muralhas medievais construídas nos reinados de D. Afonso III e D. Dinis, eis a charmosa Monsaraz, vila portuguesa com construções históricas, lojinhas e restaurantes em meio a chão de pedras e flores.
Vale a pena se perder pelas ruazinhas de Monsaraz sem pressa e descobrir construções como a Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, de estilo gótico e da segunda metade do século 13; o complexo do Hospital do Espírito Santo e a Igreja da Misericórdia, da mesma época; além do Museu do Fresco, aberto em um belo edifício do século 14, com exposições temáticas.
Mas há mais para ver nessa cidade amuralhada que é Monsaraz. Ao redor da Praça das Armas, não deixe de procurar uma escada de metal para ter acesso às torres: de lá, é possível observar as fachadas branquinhas da vila contornadas pelas águas da barragem de Alqueva.
Vila Viçosa
Sabe aquelas cidades de apenas uma grande atração? Vila Viçosa é mais ou menos assim, afinal, esse destino alentejano é famoso por ter sido a morada da família de Bragança antes de assumir o trono com Dom João IV.
Seu principal cartão-postal é o Paço Ducal, um palácio que foi construído em 1501. A fachada é inconfundível, com mais de cem metros de comprimento, coberta de mármore da região e várias janelinhas. E em um dia de sol, o tom azulado fica ainda mais evidente e fotogênico.
Marvão
Subindo uma estradinha sinuosa em meio a casinhas brancas com detalhes em pedra, eis que surge ao fundo o monumento de que tanto ouvi falar: o castelo de Marvão é daqueles lugares aos quais ninguém fica indiferente.
Com mais tempo em Marvão, vale uma paradinha na Igreja de Santa Maria, do século 13. Ela já esteve em ruínas, mas hoje exibe suas linhas góticas, seus azulejos e cortes barrocos ao ganhar a função de museu municipal – com núcleos de arte sacra e arqueologia, por exemplo. Depois, uma voltinha pela vila dentro das muralhas é mais que bem-vinda.
LEIA TAMBÉM: Paradinhas Estratégicas no coração do Alentejo
Onde se hospedar no Alentejo?
Hotel M’AR de AR Aqueduto
Antigo Palácio dos Sepúlveda, o hotel-butique tem tetos em abóbada e três janelas manuelinas da época. Fica no centro histórico da cidade de Évora, tem 64 acomodações e mesmo os quartos clássicos, categoria mais simples, são bem confortáveis, com banheira. Além disso, há piscina, spa, bar e restaurante.
Quer saber mais? Então clique aqui e veja fotos e o preço da diária.
Hotel São Lourenço do Barrocal
Parece até uma criação do Pinterest, com luzinhas nas árvores, bicicletas retrô à disposição dos hóspedes e decoração que mistura elementos rurais a objetos coloridos e metálicos.
Entretanto, a ideia aqui é não ficar no quarto, mas caminhar pela ampla propriedade, curtir a piscina e o spa, ou atividades ao ar livre, como, por exemplo, passeios a cavalo e de balão, piqueniques e observação de aves.
Clique aqui para ver fotos e o preço da diária.
Pousada Pestana Castelo de Estremoz
Escadaria de mármore, azulejos portugueses e mobiliário digno da nobreza, literalmente… Funciona na principal construção da cidade e faz disso seu grande atrativo. Afinal, são apenas 33 quartos e muitos ainda mantêm características do século 13, assim como as áreas comuns.
Enfim, é para sentir-se um personagem de contos de fadas. Os jardins e a piscina, por sua vez, são ótimos pontos de descanso em tardes ensolaradas. Diárias a partir de € 135 para casal, com café da manhã e estacionamento gratuito.
Clique aqui para ver fotos e o preço da diária.
Alentejo Marmoris
Principal hotel de Vila Viçosa, faz parte da rede Small Luxury, com uma série de comodidades para aquele dia em que relaxar também faz parte da programação. Ele tem piscina, área de hidromassagem, salão de jogos e restaurante que apresenta clássicos do Alentejo com um quê moderno e um menu diferente a cada temporada.
Por fim, é possível agendar degustações de vinho e uísques, se estiver em grupo, na cave da propriedade.
Clique aqui para ver fotos e o preço da diária.
Veja mais opções de hotéis em Alentejo!
LEIA TAMBÉM:
8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar