HomeDestinosO que fazer em Monsaraz, Portugal

O que fazer em Monsaraz, Portugal

O que fazer em Monsaraz, Portugal

Conheça Monsaraz, vila portuguesa com construções históricas, lojinhas, igrejas e restaurantes em meio a Alantejo

Por Thelma Lavagnoli

Protegida por muralhas medievais construídas nos reinados de D. Afonso III e D. Dinis, eis a charmosa Monsaraz, vila portuguesa com construções históricas, lojinhas e restaurantes em meio a chão de pedras e flores. Diante da pacificidade local, fica difícil pensar que aqui já foi palco para muitas disputas de povos, como visigodos, árabes, moçárabes e judeus. Permaneceu sob o domínio islão dos séculos 8º ao 12, e a partir de então teve início o processo de reconquista cristã, que foi finalizado em 1232 com os cavaleiros templários. Daí em diante, foi uma sucessão de monumentos sacros que dão um belo caldo à visita.

Vale a pena se perder pelas ruazinhas de Monsaraz sem pressa e descobrir construções como a Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, de estilo gótico e da segunda metade do século 13; o complexo do Hospital do Espírito Santo e a Igreja da Misericórdia, da mesma época; além do Museu do Fresco, aberto em um belo edifício do século 14, com exposições temáticas. Mas há mais para ver nessa cidade amuralhada que é Monsaraz. Ao redor da Praça das Armas, não deixe de procurar uma escada de metal para ter acesso às torres: de lá, é possível observar as fachadas branquinhas da vila contornadas pelas águas da barragem de Alqueva.

Hotel São Lourenço do Barrocal
Parece até uma criação do Pinterest, com luzinhas nas árvores, bicicletas retrô à disposição dos hóspedes e decoração que mistura elementos rurais a objetos coloridos e metálicos. A ideia aqui é não ficar no quarto, mas caminhar pela ampla propriedade, curtir a piscina e o spa, ou atividades ao ar livre, como passeios a cavalo e de balão, piqueniques e observação de aves.

Quando a noite chegou, foi a vez de sair da dobradinha história-gastronomia e conhecer o Alqueva Dark Sky Reserve, endereço dedicado à observação astronômica. Um astrônomo nos recebe entusiasmado e logo começa a falar sobre astros, planetas, buracos-negros… O ponto alto da noite: observar o céu de Monsaraz com um telescópio. Em noites de lua nova, é possível ver Vênus e Marte, sem muita dificuldade, além de estrelas.

 

 

Continue lendo sobre o Alantejo

Évora

Estremoz

Vila Viçosa

Marvão

Paradinhas Estratégicas no coração do Alentejo

Compartilhar: