fbpx

O que fazer em Vila Viçosa, Portugal

Conheça Vila Viçosa, famosa por ter sido a residência da família Bragança e pelo Paço Ducal, um palácio construído na época do descobrimento. Saiba como funciona a visita do cartão postal deste destino alentejano.

Vila Viçosa. (Foto: divulgação)

Vila Viçosa

Sabe aquelas cidades de apenas uma grande atração? Vila Viçosa é mais ou menos assim, afinal, esse destino alentejano é famoso por ter sido a morada da família de Bragança antes de assumir o trono com Dom João IV.

Conheça Vila Viçosa sem depender de transporte. Alugue seu carro e explore a região do seu jeito!

O que fazer

Seu principal cartão-postal é o Paço Ducal, um palácio que foi construído em 1501. A fachada é inconfundível, com mais de cem metros de comprimento, coberta de mármore da região e várias janelinhas. E em um dia de sol, o tom azulado fica ainda mais evidente e fotogênico.

Para preservar todo o acervo, o local só permite visitas com acompanhamento, que acontecem a cada uma hora, geralmente até as 17h. Importante ressaltar que cada núcleo exige um ingresso específico: paço ducal, armaria, coleção de porcelana chinesa e coleção de carruagens, por exemplo.

Entrar no paço é uma viagem no tempo. Não há luz convencional, a claridade vem das janelas que são abertas a cada cômodo pelo guia, enquanto explica detalhes e curiosidades sobre tapetes, móveis e obras de arte seculares.

Maior do palácio, a sala dos duques enche os olhos com cadeiras de veludo bordadas com fios de prata, tapete persa, armaduras e ânforas, além do teto trabalhado – com molduras de madeira em relevo –, que traz 18 retratos a óleo do século 18. São 16 duques de Bragança e os progenitores do primeiro deles.

Paço Ducal em Vila Viçosa (foto: divulgação)

Mas esse não era o único endereço da família que chegou a reger o país. Há ainda um castelo medieval erguido no século 14. De 1461 até a inauguração do Palácio Real, este monumento foi residência dos Bragança.

A construção de arquitetura militar com influência renascentista tornou-se monumento nacional e é uma atração por si só. Tem fosso, ponte de madeira com correntes de metal, torres… Ele abriga também o Museu da Caça (com instrumentos e animais empalhados) e o de Arqueologia (em ordem cronológica, apresenta peças de diversas épocas; destaque para o espólio de itens romanos encontrados na área de Vila Viçosa).

Onde ficar em Vila Viçosa

Alentejo Marmoris

Principal hotel de Vila Viçosa, faz parte da rede Small Luxury, com uma série de comodidades para aquele dia em que relaxar também faz parte da programação.

Ele tem piscina, área de hidromassagem, salão de jogos e restaurante que apresenta clássicos do Alentejo com um quê moderno e um menu diferente a cada temporada. Ainda é possível agendar degustações de vinho e uísques, se estiver em grupo, na cave da propriedade.

Alentejo Marmoris. (Foto: reprodução Booking)

Confira mais fotos e preços do Alentejo Marmoris!

Continue lendo sobre o Alentejo: