fbpx

O que fazer em Monsaraz, Portugal

Conheça Monsaraz, vila portuguesa com construções históricas, lojinhas, igrejas e restaurantes em meio ao Alentejo.

Monsaraz, Alentejo. (Foto: divulgação)

Protegida por muralhas medievais construídas nos reinados de D. Afonso III e D. Dinis, eis a charmosa Monsaraz, vila portuguesa com construções históricas, lojinhas e restaurantes em meio a chão de pedras e flores.

Diante da pacificidade local, fica difícil pensar que aqui já foi palco para muitas disputas de povos, como visigodos, árabes, moçárabes e judeus. Permaneceu sob o domínio islão dos séculos 8º ao 12, e a partir de então teve início o processo de reconquista cristã, que foi finalizado em 1232 com os cavaleiros templários. Daí em diante, foi uma sucessão de monumentos sacros que dão um belo caldo à visita.

O que fazer em Monsaraz

Vale a pena se perder pelas ruazinhas de Monsaraz sem pressa e descobrir construções como a Matriz de Nossa Senhora da Lagoa, de estilo gótico e da segunda metade do século 13; o complexo do Hospital do Espírito Santo e a Igreja da Misericórdia, da mesma época; além do Museu do Fresco, aberto em um belo edifício do século 14, com exposições temáticas. Mas há mais para ver nessa cidade amuralhada que é Monsaraz.

Ao redor da Praça das Armas, não deixe de procurar uma escada de metal para ter acesso às torres: de lá, é possível observar as fachadas branquinhas da vila contornadas pelas águas da barragem de Alqueva.

Onde dormir e comer em Monsaraz

Hotel São Lourenço do Barrocal

Parece até uma criação do Pinterest, com luzinhas nas árvores, bicicletas retrô à disposição dos hóspedes e decoração que mistura elementos rurais a objetos coloridos e metálicos. A ideia aqui é não ficar no quarto, mas caminhar pela ampla propriedade, curtir a piscina e o spa, ou atividades ao ar livre, como passeios a cavalo e de balão, piqueniques e observação de aves.

Hotel São Lourenço do Barrocal. (Foto: reprodução Booking)

Confira mais fotos e preços aqui!

Quando a noite chegou, foi a vez de sair da dobradinha história-gastronomia e conhecer o Alqueva Dark Sky Reserve, endereço dedicado à observação astronômica. Um astrônomo nos recebe entusiasmado e logo começa a falar sobre astros, planetas, buracos-negros… O ponto alto da noite: observar o céu de Monsaraz com um telescópio. Em noites de lua nova, é possível ver Vênus e Marte, sem muita dificuldade, além de estrelas.

Continue lendo sobre o Alentejo:

Évora

Estremoz

Vila Viçosa

Marvão

Paradinhas Estratégicas no coração do Alentejo

LEIA TAMBÉM:

8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar

Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal