Conheça destinos que mantém o charme da mineiridade e o clima bucólico do interior de Minas Gerais.
Os vilarejos escondidos entre as imponentes serras de Minas Gerais são atrativos a parte para quem deseja ter alguns dias de tranquilidade num roteiro de carro.
O clima bucólico, contato com a natureza, o cheirinho da tradicional cozinha mineira, a hospitalidade do povo são só alguns dos motivos pelos quais você precisa cogitar esses destinos para sua próxima viagem.
Para te ajudar a planejar esse roteiro que é tanto poético quanto natural, listamos cinco vilarejos para conhecer Minas Gerais.
LEIA TAMBÉM: Veja o que curtir em Poços de Caldas
5 vilarejos para conhecer em Minas Gerais
Conceição do Ibitipoca
Aos pés da Serra da Mantiqueira, o distrito é a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca, um dos principais destinos turísticos da região.
Uma das atrações é a janela do céu, um mirante natural que fica a cima da cachoeira dourada, imperdível para fotos e para sentir a natureza mineira.
Na vila, é possível conhecer o cotidiano rural dos moradores e experimentar delícias tipicamente mineiras, como o pão de canela, tradicional quitanda da região.
Lapinha da Serra
Há aproximadamente três horas de Belo Horizonte, localizada no distrito de Santana do Riacho, Lapinha da Serra é o destino perfeito para quem quer colocar os pés no chão, ter contato direto com a natureza e experimentar as delícias da cozinha mineira.
Cercada por lindas cachoeiras, paisagens de tirar o fôlego e cartões postais naturais, o lugar é também, um paraíso para os amantes de esportes radicais.
Lavras Novas
Distrito de Ouro Preto, Lavras Novas é um lugar que ganhou o coração dos turistas nos últimos anos. Se você quer visitar lindas paisagens, conhecer o rico artesanato local e ainda assim ter um pouco de agitação noturna, esse lugar é perfeito.
Os bares e restaurantes da cidade oferecem opções tradicionais e revisitadas para os amantes da cozinha mineira, tudo isso acompanhado de bons vinhos, cerveja mineira e claro, muito ‘causo’ para contar.
As cachoeiras e trilhas da região permitem o contato direto com a natureza, propiciando o clima de tranquilidade e paz que a gente adora.
Milho Verde
O antigo arraial de Milho Verde, no município de Serro (227 km de BH), é a terra da histórica personagem Chica da Silva, um lugar de onde a gente não quer mais sair.
Ao caminhar pela vila, o turista tem a oportunidade de observar o casario colonial e sua arquitetura tradicional, se encantar com as igrejas da vila e experimentar a típica comida mineira feita nos fogões a lenha.
A hospitalidade se faz presente do início ao fim da viagem, com certeza esse destino te ganhará também pelo charme e modo de vida de seus habitantes.
Ravena
Distrito de Sabará, e há 50 km de Belo Horizonte, Ravena pode até ser um lugar pequeno, mas tem um grande valor histórico e patrimonial.
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção, possui relevante herança barroca, conservada ainda nos tempos de hoje.
Além disso, o lugar é sede do festival da banana, evento com três dias de festa, que conta com exposições, shows e claro, a oportunidade de experimentar a fruta de diversas formas.
LEIA TAMBÉM:
História e gastronomia na cidade de Tiradentes, Minas Gerais