Embarque nessa viagem pela região do Ártico em busca da aurora boreal. Veja os 5 melhores lugares do mundo para ver o espetáculo de luzes.
A aurora boreal é um dos fenômenos naturais mais incríveis do mundo. O espetáculo não cativa apenas os visitantes, mas também os astrônomos. Chama atenção pelo show de luzes coloridas no céu, que podem variar de cor, dependendo de uma série de equações químicas.
Nos países próximos ao Círculo Polar Ártico, a aurora boreal é um fenômeno comum. Basta que o céu esteja escuro e sem nuvens entre as 21h e 2h. Os melhores meses para ver o espetáculo é entre final de agosto a início de abril, que é quando as noites são mais longas nos países do norte. Mas é importante destacar que nem sempre o clima está favorável para ver o show de luzes, já que a natureza é imprevisível.
Entretanto, é possível aumentar as chances de ver o espetáculo, e foi pensando nisso que separamos 5 dos melhores lugares ao redor do mundo para ver a aurora boreal!
5 lugares para ver a aurora boreal
Noruega
Na Noruega, há dois principais pontos para ver o fenômeno, o primeiro deles é Tromsø, que conta com uma ótima estrutura de hotéis e aeroportos próximos para ir atrás da aurora boreal. Para se ter uma ideia, o voo que sai da capital do país para o Aeroporto de Tromsø dura em média duas horas.
Outro bom lugar para avistar o show de luzes é Unstad, uma pequena vila localizada na ilha de Vestvågøya, no arquipélago das Ilhas Lofoten, no norte da Noruega.
LEIA TAMBÉM: As melhores trilhas e a caça à aurora boreal na Noruega
Suécia
Na Suécia, a melhor região para ver a aurora boreal é no vilarejo isolado de Abisko, próximo à fronteira com a Noruega. Por lá, a chance de encontrar o espetáculo é grande, já que o clima é seco e menos nublado.
Finlândia
A Lapônia é um dos melhores lugares para ver a aurora boreal, em especial a vila Ivalo, no norte da Finlândia. A partir da capital Helsinque, é possível chegar até o aeroporto de Ivalo em pouco menos de duas horas.
De Ivalo, outro destino bastante popular para ver o fenômeno é a cidade de Utsjoki (trajeto de duas horas de carro).
Groelândia
Na Groelândia também tem aurora boreal! O acesso as regiões, por sua vez, são bem limitados, já que nenhuma das localidades estão conectadas por estradas. Para chegar lá, apenas de helicóptero ou barco.
A aurora boreal pode ser vista das seguintes cidades na Groelândia: Kangerlussuaq, Ilulissat e Sisimiut.
Mas então, como chegar? O principal canal de acesso é o Aeroporto de Kangerlussuaq. No entanto, para entrar no país de avião, é necessário partir de Copenhague, na Dinamarca, ou de Reykjavik, na Islândia.
Islândia
É possível ver a aurora boreal de qualquer região na Islândia, entretanto, é contar com a sorte de um clima favorável. Reykjavik, capital do país, além de ser a porta de entrada, conta com ótima estrutura de hotéis, estradas e restaurantes, o que facilita a busca pelo show de luzes.
Se você está na missão de ver o show de luzes, independente do país escolhido, não deixe de viajar sem um seguro saúde. Imprevistos podem acontecer, e você não quer estragar a sua viagem, certo?
LEIA TAMBÉM:
6 estadias para se conectar com a natureza
5 destinos para viajar sozinho no Brasil
ENTRE NO NOSSO GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP!
Lá você recebe todos os dias:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Notícias sobre o mundo do turismo
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar