fbpx

Paris: o que fazer no Quartier Latin

Paris já foi a cidade romana de Lutetia e aqui, neste miolinho entre os arrondissements 5 e 6, é onde mais podemos ver vestígios desse passado – o mais expressivo é o anfiteatro do século 1º, que hoje se assemelha a uma grande praça. Outro aspecto inconfundível do quartier é a Universidade de Sorbonne, fundada no século 13, o que garante ares jovens, vida noturna e precinhos mais camaradas nos arredores.

 

Panteão

O monumento neoclássico nasceu no século 18 como igreja, com arquitetura feita para desafiar a Basílica de São Pedro romana. Hoje é um mausoléu onde estão sepultados nomes importantes da cultura francesa, como Voltaire, Rousseau, Marie Curie e Victor Hugo.

 

Panteão
Panteão (foto: shutterstock)

 

Museu de Cluny

O Museu Nacional da Idade Média ocupa uma mansão com jardins do século 15, que por sua vez engloba ruínas de termas romanas muito bem preservadas. De resto, o acervo foca em costumes, nas artes, na religião e na vida cotidiana na era medieval.

 

Museu de Cluny
Museu de Cluny (foto: shutterstock)

 

Rua Mouffetard

A rua mais charmosa do bairro tem uma série de restaurantes, cafés e lojas. O passeio (e a dieta) se perde ainda entre padarias, confeitarias, casas de chá, creperias e sorveterias… De quebra, barraquinhas de feirantes tomam a rua todos os dias, menos às segundas.

 

Rua Mouffetard
Rua Mouffetard (foto: shutterstock)

 

Instituto do Mundo Árabe

Para curiosos pela cultura dos países árabes, este magnífico prédio tem trabalhos artesanais, objetos científicos, obras de arte, armas, joias, móveis e manuscritos. É de graça subir ao terraço panorâmico no último andar para apreciar a vista.

 

Mundo Árabe
Instituto do Mundo Árabe (foto: shutterstock)

 

Museu de História Natural

Este grande complexo abrange o Jardim Botânico de Paris, que foi fundado no século 17 como propriedade real e hoje abriga plantas de diversas partes do mundo em suas estufas – a entrada é gratuita. Com ingressos individuais, há ainda zoológico e várias galerias temáticas, como a de paleontologia, a de mineralogia e a da evolução, com uma série de réplicas de animais. Para saber mais aqui.

 

 

ESTIQUE

Jardim de Luxemburgo

É uma delícia o passeio pelo parque ao redor do palácio real do século 17, hoje sede do Senado. Encontre uma cadeirinha vazia à beira dos gramados e das fontes para aproveitar um dia de sol. A 500 m do Panteão (no 6º arr).

 

Jardim Luxemburgo
Jardim Luxemburgo (foto: shutterstock)

 

Catacumbas de Paris

Saindo do Jardim de Luxemburgo pela Avenida do Observatório, visite os subterrâneos macabros da cidade, percorrendo dois quilômetros de túneis forrados com ossos e crânios, criados em 1810 para desafogar os cemitérios. A 1 km do jardim (no 14º arr).

 

Catacumbas
Catacumbas (foto: shutterstock)

 

Tour Montparnasse

Este prédio moderno de 210 metros de altura tem mirante no 56º andar e terraço ao ar livre no 59º, com mais uma vista que promete ser a melhor da cidade. A 1,2 km do Jardim de Luxemburgo (no 15º arr).

Dica: Uma alternativa mais barata ao Moulin Rouge é o cabaré Paradis Latin, que também tem espetáculos com jantar em um teatro de 1889.

 

Tour
Tour (foto: shutterstock)

 

Continue lendo sobre os bairros de Paris:

Marais: o bairro do Museu do Picasso, Catedral de Notre-Dame e o Canal Saint-Martin 

Montmartre: um pouco de fé com a Basílica Sacré-Coeur e diversão com o Moulin Rouge

7º Arrondissement: o bairro dos museus,Museu do Quai Branly, Rodin e D’Orsay

1º Arrondissement: arredor do Louvre, Palácio Garnier e o Museu L’Orangerie 

8º Arrondissement: o bairro da Torre Eiffel, Arco do Triunfo, Champs-Elysees

 

Leia mais sobre Paris:

9 museus imperdíveis para conhecer em Paris

Como visitar o Museu do Louvre, em Paris

8 city tours para fazer de graça no mundo: Lisboa, Roma, Paris e mais…

Como alugar bicicleta em Londres, NY, Paris e Berlim

 

 

Saiba onde se hospedar em Paris

Novotel Les Halles
Na região do Louvre, este quatro estrelas tem 285 quartos de padrão executivo com decoração moderna.

Le Burgundy
Hotel design cinco estrelas perto do Jardim das Tulherias, tem 59 quartos de pelo menos 24 m2. Seu restaurante Baudelaire leva uma estrela Michelin.

Veja outras opções de hospedagem em Paris aqui!