Entenda os motivos pelos quais a Argentina está em alta e saiba o que fazer em uma viagem pelo país
Destino querido dos brasileiros, a Argentina reservas atrações e experiências que vão além da capital Buenos Aires.
A forte desvalorização do peso argentino em relação ao real, por exemplo, é outro fator que têm atraído cada vez mais brasileiros ao país vizinho.
Levantamento feito pela Agência Conversion apontou crescimento nas buscas do Google relacionadas aos termos “viajar” e “destinos argentinos”. O estudo mapeou dados entre janeiro de 2022 e junho de 2023, e um dos principais destinos buscados foi Bariloche, com aumento de 111,11%.
A demanda por roteiros e pontos turísticos de Buenos Aires também aumentou em 100% nos termos de busca.
6 passeios para fazer na capital argentina
A capital argentina é visita obrigatória. A cidade com atmosfera europeia oferece inúmeros atrativos turísticos e culturais, além da excelente gastronomia. Buenos Aires também conta com as hospedagens acessíveis ao bolso.
Independentemente de quantas vezes você já visitou os pontos turísticos de Buenos Aires, há sempre uma novidade para conhecer, uma atração no mesmo estilo para complementar, ou uma surpresa para agregar. Dessa forma, dá para fazer coisas diferentes a cada visita, sem abrir mão dos velhos conhecidos.
Casa Rosada
Foi no século 19 que a sede da presidência argentina, construída no terreno onde antes ficava um forte colonial, ganhou a pompa que se vê hoje, com jardins e fachada na cor que lhe dá nome de Casa Rosada.
Nos finais de semana, visitas guiadas gratuitas e sob reserva levam para ver o suntuoso Salão Branco, onde já foram servidos banquetes de 12 pratos a chefes de Estado, e as sacadas em que a primeira-dama Eva Perón fez alguns de seus discursos mais inflamados.
O palacete fica na Praça de Maio, cujo nome é uma referência à revolução de 1810, que abriu caminho para a independência da Argentina. No centro da praça, está a Pirâmide de Maio, um obelisco de 19 metros de altura que que representa a liberdade.
LEIA TAMBÉM: Como visitar a Casa Rosada, em Buenos Aires
Museu Evita
Se quiser conhecer melhor uma das primeiras-damas mais atuantes da política mundial, vale a pena visitar o museu que ocupa a antiga sede da fundação de assistência social criada por Evita, em Palermo.
Com vídeos, fotos, mobília e artigos pessoais, o acervo retrata toda a biografia de María Eva Duarte de Perón, desde sua carreira como atriz até o casamento com o futuro presidente Juan Domingo Perón.
É emocionante aprender sobre seu intenso engajamento em causas políticas e sociais, incluindo os direitos femininos, e também sobre sua morte prematura aos 33 anos. Alguns de seus figurinos mais icônicos fazem parte da coleção, que também traça um panorama sobre a história da Argentina, principalmente no período da ditadura.
Depois da visita, vale muito a pena almoçar ou tomar um café no restaurante que fica no charmoso pátio do museu.
Para aproveitar todos esses destinos incríveis, é importante considerar a inflação argentina, que nos últimos 12 meses atingiu 102%. Portanto, atente-se ao processo de câmbio, que pode ser feito tanto em casas brasileiras ou argentinas. Uma conta internacional também pode ajudar com a gestão financeira durante a viagem.
Não faça viagens internacionais sem um seguro viagem!
Calle Florida
A famosa rua de comércio popular, exclusiva para pedestres, é ponto de parada para quem quer comprar alfajores, produtos de couro ou roupas em geral. É lá que fica o shopping Galerias Pacífico, com lojas como Adidas, Lacoste e M.A.C. Sua arquitetura, inspirada em mercados franceses, hoje é protegida como patrimônio nacional.
Café Tortoni
O icônico café em estilo francês é uma instituição tanto turística quanto cultural da cidade. Situado no centro, já foi frequentado por personalidades como Jorge Luis Borges e Carlos Gardel.
Hoje, é famoso pelas apresentações de tango e pela dupla café com churros. Fundado em 1858, o Tortoni é o mais antigo de uma seleta categoria de estabelecimentos históricos reconhecidos pelo governo local como “bares notáveis”.
Teatro Colón
Fundado em 1908 no centro, é um dos teatros mais importantes do continente, estando a altura de casas de espetáculo consagradas, como o La Scala de Milão e a Ópera Garnier, em Paris. Sua sala central em forma de ferradura, com ótima acústica, pode ser conhecida em visitas guiadas ou em noites de espetáculo.
Feira de Mataderos
Mais afastado do centro, e por isso mesmo mais autêntico, o bairro de Mataderos sedia, há 30 anos, a Feira de Artesanato e Tradições Populares Argentinas. Lá, mais de 700 barraquinhas exibem produtos típicos do país, como mates, ponchos, mantas, facas e objetos de couro.
Para comer, pratos tradicionais de várias regiões da Argentina se juntam às onipresentes empanadas, como o locro (ensopado de feijão e carne que lembra a feijoada), tamales e humitas (ambos feitos de milho).
O tango cede lugar a estilos musicais como zamba e chacarera, junto a apresentações folclóricas da tradição gaúcha e andina. A feira acontece todos os domingos durante o dia entre março e dezembro e nas noites de sábado em fevereiro e março (em janeiro, não funciona).
Faça aluguel de carro e explore Buenos Aires do seu jeito!
Para aproveitar todos esses destinos incríveis, é importante considerar a inflação argentina, que nos últimos 12 meses atingiu 102%. Portanto, atente-se ao processo de câmbio, que pode ser feito tanto em casas brasileiras ou argentinas. Uma conta internacional também pode ajudar com a gestão financeira durante a viagem.
LEIA TAMBÉM:
Buenos Aires: passeios para fazer na capital argentina
Saiba como obter a isenção do imposto IVA na Argentina
Como ir de Buenos Aires até Colônia de Sacramento de Buquebus
FAÇA PARTE DOS NOSSOS grupos gratuitos no WhatsApp
- Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar