Turismo digital cresce no Brasil e no mundo

Viajantes adotam pagamentos digitais para evitar problemas com dinheiro físico. A tendência alavanca ainda mais o turismo digital

A revolução digital transformou a forma como os brasileiros viajam. As carteiras digitais estão cada vez mais inseridas na jornada dos viajantes brasileiros, sendo usadas por 71% deles no destino. Esta mudança representa uma resposta direta aos desafios enfrentados com dinheiro físico durante as viagens.

As carteiras digitais tiveram aumento de 30% no uso em 2024, com Google Pay e Apple Pay liderando entre os brasileiros. Segundo a Ark Invest, as carteiras digitais podem chegar a 72% do volume global de compras online até 2030.

Principais obstáculos dos pagamentos tradicionais

Turismo digital cresce no Brasil e no mundo
Foto: Shutterstock

Uma grande razão para a maior adoção dos pagamentos digitais é o fato de que 40% dos viajantes enfrentam algum contratempo com dinheiro. Os problemas mais comuns incluem dificuldades com câmbio e localização de caixas eletrônicos.

Os viajantes mexicanos são um bom exemplo disso: 22% consideram o câmbio de moeda um obstáculo ao uso do dinheiro e 20% se preocupam em encontrar um caixa eletrônico.

Crescimento do turismo digital no Brasil

Segundo o estudo “The Global Payments Report 2025” da Worldpay, em 2024, as carteiras digitais foram responsáveis por 66% dos gastos globais no e-commerce, totalizando US$ 6,8 trilhões. No varejo físico, sua participação atingiu 38% dos gastos globais em pontos de venda.

Cerca de metade (47%) dos brasileiros já pagou contas usando uma carteira digital no último ano, e 27% a utilizaram para compras online. O percentual de adoção dos brasileiros é maior que a média internacional (74%), segundo pesquisa da Pymnts, em parceria com o Google.

Expansão dos pagamentos digitais no turismo

O setor de turismo registra crescimento significativo no uso de pagamentos digitais. Dados mostram que as transações com cartões brasileiros no exterior continuam em expansão, impulsionadas pela praticidade e segurança das soluções digitais.

A adoção de carteiras digitais pelos viajantes brasileiros reflete uma mudança comportamental irreversível. Os obstáculos tradicionais com dinheiro físico, como câmbio e localização de caixas eletrônicos, estão sendo superados pela tecnologia digital.

Inovações tecnológicas no setor

Turismo digital cresce no Brasil e no mundo
Foto: Shutterstock

O ano de 2025 marca um ponto de viragem no setor do turismo, impulsionado por avanços tecnológicos que redefinem a experiência do viajante. As carteiras digitais seguem em crescimento, impulsionadas por mudanças nos hábitos de consumo e regulamentações favoráveis do Banco Central.

A expansão do Open Finance permite maior personalização dos serviços. Um estudo da Serasa Experian mostra que 87% dos brasileiros consideram as carteiras digitais seguras, mais que a percepção global de 72%.

Tendências futuras

A digitalização do turismo brasileiro demonstra uma evolução natural do turismo digital. As carteiras digitais oferecem praticidade e segurança que os viajantes procuram. Esta transformação beneficia tanto turistas quanto empresas do setor.

Chip de internet

Não fique sem comunicação nas férias! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios durante as férias de forma confortável e prática? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

LEIA TAMBÉM:

Turismo silencioso domina tendências de viagem em 2025

Conheça as melhores experiências em museus interativos ao redor do mundo

Turismo de bem-estar: destinos que focam na saúde física e mental dos viajantes

6 destinos para vivenciar a vida no campo e as tradições locais