As expectativas para o turismo e viagens para este ano são altas, e a Secretaria da pasta revela grandes desafios com o novo Secretário de Estado, Roberto de Lucena, que recebeu os jornalistas em uma coletiva de imprensa na sede da Secretaria, no Centro de São Paulo.
O crescimento do turismo traz impactos importantes para a economia do Estado, e uma série de ações efetivas serão ampliadas e aprimoradas nesta gestão. Entre uma delas, investimento de mais de R $500 milhões ao ano em infraestrutura nos destinos turísticos, um grande programa de divulgação do Estado, o SP para Todos, e a criação de distritos turísticos para estimular o investimento.
Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), o crescimento do turismo no Estado de São Paulo deve ser o maior dos últimos cinco anos. A expectativa de crescimento do setor é de 7,8% para 2023.
Um dos principais motivos para este avanço é a evolução do turismo doméstico. Para 2023, são esperados cerca de 45 milhões de turistas nacionais, por meio da hotelaria, do turismo rodoviário e do setor de bares e restaurantes.
O turismo internacional também se recupera das perdas deixadas pela pandemia, e em 2023, o Estado de São Paulo deve receber 2,3 milhões de turistas estrangeiros, contra 2,1 milhões em 2019. Ao todo, serão cerca de 47,3 milhões de visitantes para este ano.
“O turismo paulista tem sido uma locomotiva econômica e de desenvolvimento social, com impacto em todo o país, gerando empregos e bem-estar”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.
Centro de São Paulo atrelado ao Turismo
Sobre as revitalizações concentradas no Centro de São Paulo, o Secretário da pasta menciona que será um desafio proposto pelo governador Tarcísio de Freitas, que enfrenta essa missão junto à todas as secretarias do Estados. “Estamos estudando e apresentamos uma sugestão para o vice-governador, Felício Ramuth, que está à frente dessa missão”.
Para saber mais informações, acesse o portal oficial da Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (SETUR).
Leia também: