As visitas ao novo Museu Olímpico do Rio são gratuitas até setembro, com agendamento online obrigatório.

Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo espaço cultural no Parque Olímpico, o Rio Museu Olímpico. Instalado no andar superior do Velódromo, na Barra da Tijuca, o museu homenageia os Jogos Olímpicos e Paralímpicos realizados na cidade em 2016.
Com 1.700 m², a exposição conta com mil objetos distribuídos em 13 áreas temáticas e mais de 80 experiências que misturam esporte, tecnologia e história.
A abertura para o público acontece nesta terça (5), com entrada grátis.
LEIA TAMBÉM: Museu Nacional reabre portas após sete anos
Novo Museu Olímpico
Entre as atrações, visitantes podem simular a corrida dos 100 metros rasos, praticar ginástica nas argolas, jogar basquete, experimentar a canoagem slalom e até “explodir” virtualmente a Perimetral — tudo de forma interativa.
O museu oferece ainda um panorama das transformações urbanas provocadas pelos Jogos, como a revitalização da Zona Portuária, o surgimento do BRT e do VLT, e a construção de novos parques.
O acervo reúne relíquias dos Jogos Rio 2016, como a tocha olímpica, medalhas, ingressos, uniformes, além de itens simbólicos como a bola da final de vôlei masculino, em que o Brasil conquistou o ouro, e a faixa preta da campeã olímpica Rafaela Silva.,
Como visitar
O museu está funcionando em fase de testes até o dia 30 de setembro, com entrada gratuita. Durante esse período, as visitas ocorrem de terça a sábado, das 10h às 14h, e devem ser agendadas pelo site oficial. O público é limitado a 120 pessoas por dia, em grupos de até 30.
Endereço: Avenida Embaixador Abelardo Bueno – Barra da Tijuca (Velódromo do Parque Olímpico)
LEIA TAMBÉM:
10 boas opções de hospedagem no Rio de Janeiro
Veja como visitar o bondinho do Pão de Açúcar
Asa delta no Rio está entre as melhores experiências em ranking mundial
Guia completo para visitar Paraty