HomeHospedagemA recreação infantil em hotéis e resorts é segura durante a pandemia?

A recreação infantil em hotéis e resorts é segura durante a pandemia?

A recreação infantil em hotéis e resorts é segura durante a pandemia?

Veja as medidas que hotéis e resorts estão adotando para garantir a segurança da criançada durante as brincadeiras e atividades com os monitores

Por Karina Cedeño

Criança no Pratagy Acqua Park

Durante a retomada do turismo pelo Brasil, muitos pais se perguntam: é seguro deixar as crianças nas áreas de recreação infantil dos hotéis e resorts? Afinal, como fica a questão do distanciamento social nas brincadeiras?

É fato que as crianças têm dificuldade de fazer distanciamento social e que as propostas de entretenimento têm gerado mais dúvidas do que certezas, mas, diante desse cenário, os meios de hospedagem se mostram bem preparados para o ‘novo normal’. E garantem: os pais podem ficar tranquilos, pois ainda é possível que os pequenos se divirtam – com segurança – durante a estada.

 

Mudanças na recreação infantil

No Pratagy Beach All Inclusive de Maceió, por exemplo, a criatividade e os cuidados têm andado lado a lado. O resort modificou o serviço de monitoria infantil e agora a criançada participa de atividades recreativas pontuais, realizadas em locais abertos e com uma série de cuidados especiais, como distanciamento social, higiene pessoal redobrada, reforço na comunicação e conscientização e, claro, monitoramento constante. Além disso, a quantidade de participantes nas atividades foi reduzida, em acordo com o rigoroso protocolo de higiene e segurança elaborado pelo hotel.

“O novo normal nos fez mais criativos e criteriosos na hora da recreação infantil. Toda a nossa programação tem sido cuidadosamente pensada para promover o máximo de distração e alegria, além de segurança”, ressalta Lucas Ferracini, gerente de Esporte & Lazer do Grupo Pratagy.

Kids Club do Pratagy Resort

Monitora do Pratagy orientando os pequenos antes das atividades (foto: divulgação)

 

Readequação nas atividades

Para tranquilizar os pais, que eventualmente possam se sentir inseguros quanto à participação dos seus filhos nas brincadeiras realizadas pelo Kids Club do Pratagy, o resort criou um grupo de WhatsApp onde os responsáveis legais podem realizar o check-in digital dos pequenos nas atividades e se manterem informados.

Enquanto isso, a nova atração do grupo hoteleiro, o Pratagy Acqua Park, também precisou se readequar. Inaugurado no final de julho deste ano, o novo espaço tem investido pesado na sanitização de boias e em outras medidas de segurança. Por conta da pandemia, o Pratagy Acqua Park ainda não foi aberto ao público em geral. O empreendimento está disponível apenas para hóspedes, em regime de soft openning e operando com um rigoroso protocolo de higiene.

 

Clique aqui e veja 35 dicas de hotéis e resorts para curtir com as crianças!

 

“Além da aplicação de uma solução especial à base de hipoclorito de sódio e álcool 70 nas boias e outros itens utilizados, nós também limitamos o acesso ao parque aquático e estamos promovendo o distanciamento seguro entre os hóspedes para que a diversão, mesmo com algumas restrições, seja o foco da experiência”, finaliza Ana Cláudia.

Fora os cuidados realizados no Park e no resort, o Grupo Pratagy tem imposto uma série de medidas aos hóspedes, como o uso de máscara, distanciamento social obrigatório, higienização das mãos sempre que possível, sanitização de equipamentos utilizados nas brincadeiras com as crianças antes e após o uso, aferição de temperatura periódica, entre outros.

Fica a dica: as empresas parceiras do nosso site (Booking, RentCars, Seguros Promo, Get Your Guide, entre outras), acessadas através de links em nossos textos, oferecem um ambiente seguro e sigiloso para suas compras. Saiba mais

Crianças no Pratagy Acqua Park

Crianças se divertindo no Pratagy Acqua Park (foto: divulgação)

 

Recreação infantil segura no interior de São Paulo

Mas não é apenas o Pratagy que tem se preocupado com essas questões. Em Itu (SP), o hotel Fazenda Capoava adotou medidas de segurança similares. Para começar, toda a equipe da Ecos Lazer está devidamente treinada, utilizando todos os EPI’s (equipamentos de proteção individual) obrigatórios.

“Os Tios ficam de máscara em tempo integral e têm em suas mochilas borrifadores com produtos de alta eficácia para higienizar qualquer lugar ou objeto que possa ser tocado pelas crianças”, comenta Deborah de Almeida Prado, diretora operacional do Fazenda Capoava.

A recreação é ao ar livre e/ou em ambientes ventilados e todos mantêm o distanciamento seguro. As crianças usam máscaras e higienizam as mãos a cada atividade. Além disso, a brinquedoteca não está aberta neste primeiro momento. As atividades de ecoturismo como caminhadas, passeios a cavalo, caiaque, stand up e passeios de bicicleta estão liberadas. Nestes casos, todos os equipamentos são higienizados antes e depois de cada uso com produto hospitalar de alta eficácia.

Passeio a cavalo na Fazenda Capoava

Atividades ao ar livre, como passeio a cavalo, estão liberadas na Fazenda Capoava (foto: divulgação)

“Todas as atividades foram repensadas e adaptadas para seguirem os protocolos de higienização e de distanciamento; as oficinas foram adaptadas para que as crianças utilizem kits individuais; o Roteiro dos Bichos está  mantendo o distanciamento entre todos e as crianças não podem encostar em alguns bichos; e as trilhas foram adaptadas para que as crianças não precisem da ajuda dos Tios”, comenta Deborah.

 

Mais privacidade com a família

O picnic, que costumava ser realizado entre as crianças e os Tios, foi modificado. Agora, cada criança recebe sua toalha e convida seus pais para participarem, o que faz com que este se torne um momento em família, proporcionado o lazer dos pais junto a seus filhos.

Picnic na Fazenda Capoava

Picnic na Fazenda Capoava (foto: divulgação)

“No que se refere à nossa programação de atividades relacionadas ao meio ambiente, foi intensificado o cuidado com os resíduos, devido ao aumento de embalagens individuais necessárias neste momento. Sendo assim, fortalecemos a conscientização das crianças a este respeito”, afirma a diretora operacional do Fazenda Capoava.

Embora os pais possam se sentir seguros ao deixarem seus filhos na recreação do hotel, o Fazenda Capoava reconhece que cada família tem os seus cuidados e sua linha de pensamento e, dessa forma, respeita o limite de cada um.

Relax na Fazenda Capoava

O distanciamento social na Fazenda Capoava é garantido (foto: divulgação)

 

Mudanças nos Kids Clubs 

Além do Fazenda Capoava, muitos resorts no interior de São Paulo, como é o caso do Mavsa Resort, do Tauá Hotel & Convention Atibaia, do Malai Manso e do Santa Clara Eco Resort, têm priorizado a segurança em suas áreas de recreação infantil. Isso é notado principalmente nos Kids Clubs dos resorts, onde prevalecem atividades ao ar livre e grupos menores. Além disso, toda criança a partir dos dois anos de idade deve usar máscara e os monitores estão sempre com álcool gel.

No Mavsa, por exemplo, os brinquedos eletrônicos são higienizadas a cada vez que uma criança os utiliza. Em alguns resorts, as brinquedotecas foram fechadas e os almoços com monitores, bem como as atividades na piscina acompanhadas por eles, não estão sendo realizados no momento.

Piscina do Mavsa Resort: dentro da água, os hóspedes também devem manter distância dos demais (foto: Tarcila Ferro)

 

Pais tranquilos (e crianças seguras) na Praia do Forte

As famílias que planejam viajar para a Bahia também podem ficar tranquilas, pois resorts como o Tivoli Ecoresort Praia do Forte  já pensaram em tudo para garantir a segurança dos pequenos e a tranquilidade dos pais. Para o “novo normal”, a programação e outros procedimentos tiveram que ser ajustados à nova realidade. Algumas brincadeiras tiveram que sair da programação, novas foram inseridas e outras foram adaptadas.

Por exemplo, agora a ficha de cadastro é feita por meio de um QR Code, sem contato com papel e caneta, pelo aparelho celular dos pais e responsáveis. Para entrar no espaço infantil a temperatura é aferida e é controlado o número de pessoas que podem permanecer na área do Clube Careta Careta. Por fim, toda a programação infantil pode ser previamente acessada pelo aplicativo do hotel.

Aplicativo do Tivoli Ecoresort Ecoresort

Aplicativo do Tivoli Ecoresort Ecoresort Praia (foto: divulgação)

 

Higienização constante na recreação infantil

Para brincar no parque seco, os monitores fazem uma higienização antes e depois da diversão. O resort também disponibiliza kits de higienização para as famílias que queiram se divertir fora do horário da programação. A cada nova atividade, os monitores direcionam as crianças para higienização das mãos. As atividades dentro e fora da piscina também são pensadas para não promover proximidade física, mais uma vez respeitando os protocolos de distanciamento social.

“A programação está bem diversificada e focada em proporcionar muita diversão com todas as medidas de segurança necessárias. As atividades no Clube Careta Careta já não permitem compartilhamento de objetos, sendo pensadas para garantir o distanciamento social necessário e os demais protocolos de segurança”, reforça o diretor geral do Tivoli Ecoresort Praia do Forte, João Eça Pinheiro.

Kids Club Careta Careta

Kids Club Careta Careta (foto: divulgação)

Entre as brincadeiras e atividades que seguem as normas de distanciamento e segurança no Tivoli, podemos citar:

COMANDO DE ESTÁTUA

Diversão executada em local aberto e arejado, dando possibilidade de correr até a linha final sem ser visto e aproveitando o ambiente sem aglomeração;

DESAFIO DO QUIZ

As crianças terão que adivinhar o tema do filme escutando o toque da música e o representante da equipe pode ajudar fazendo mímica da cena do filme;

CAPOEIRA

Aqui os pequenos têm a oportunidade de aprender os golpes individuais de uma cultura popular brasileira que mistura esporte, dança e música, mesmo tendo que manter o distanciamento.

Além disso, o resort criou o programa Feel Safe at Tivoli, organizado em torno de 10 linhas de ação que respondem às necessidades da nova realidade social, abrangendo garantia máxima de segurança para hóspedes e colaboradores. Este plano vem complementar as medidas já executadas no âmbito do selo do Ministério do Turismo do Brasil, “Turismo Responsável, Limpo e Seguro” atribuído aos hotéis da marca, e também ao Selo Protek POSI-Check da Intertek Cristal.

Com todos esses cuidados, a recreação infantil torna-se mais segura e os pais podem curtir sua hospedagem sem preocupações. Lembrando que os hóspedes também devem fazer sua parte, usando máscara e respeitando os protocolos de segurança e higienização.

 

Leia também:

35 dicas de hotéis e resorts para curtir com as crianças

Testamos o “novo normal” dos resorts; saiba mais