Perdendo apenas para o salto de paraquedismo, o passeio de balão é um dos atrativos em Boituva, interior de São Paulo.
Boa parte dos passeios de balão e saltos de paraquedismo no Brasil acontece no interior de São, mais precisamente na cidade de Boituva, a cerca de 120 km de distância da capital paulista.
Realizar o passeio de balão, que costuma durar em média de 45 minutos a 1 hora, é aquele tipo de experiência que fica marcada não só pelo voo em si, mas também pelas belíssimas paisagens que é possível ver lá de cima.
Leia também: 11 hotéis para dar uma escapada perto de São Paulo
O passeio
De antemão já informamos que o passeio de balão é extremamente seguro e, para que ele aconteça com toda a segurança necessária, uma série de regras e procedimentos acontece antes mesmo do voo.
No dia do passeio, você deve madrugar para encontra a equipe responsável pela experiência com os demais viajantes às 4h. Ali, você recebe todas as orientações necessárias, bem como o que levar, o que não fazer durante o voo etc.
Após as recomendações, os viajantes são direcionados até o posto de decolagem, e lá você consegue garantir ótimas fotos durante a inflagem do balão.
A decolagem costuma ser bem tranquila, assim como todo o voo. Lá do alto, é possível contemplar um cenário mágico. A região é regada por muito verde, fazendas e chácaras. Aproveite o momento para registrar boas fotos.
Vale lembrar que o voo de balão chega a uma altura entre 700 e 1.000 mil metros, o que determina são as condições climáticas no dia do passeio.
O momento do pouso pode gerar um pouco de tensão em algumas pessoas, mas, de forma geral, acontece de maneira tranquila. Sobretudo, o local em que o balão vai pousar deve ter acesso fácil para que a equipe da empresa responsável pelo passeio possa buscar os viajantes e recolher os equipamentos.
Nesse contexto, vale ressaltar a importância de escolher bem a empresa para realizar essa experiência de forma segura, com pilotos credenciados pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Quem pode voar de balão?
Por se tratar de uma aventura pouco radical, comparada ao paraquedismo, por exemplo, o passeio de balão é recomendado para pessoas a partir de 4 anos de idade. No entanto, gestantes e pessoas com problemas na coluna ou no joelho não podem viver a experiência por conta do impacto no momento do pouso.
Como chegar
Para quem sai da capital paulista, Boituva está a pouco mais de 1h20min de distância. O ideal é que você fique hospedado ao menos uma noite na cidade, visto que você precisará chegar às 4h para realizar o passeio.
Se você pretende ir para o interior de carro, nossa recomendação é que você alugue um com a Rentcars e aproveite para explorar o destino da melhor forma.
Já do local da sua hospedagem até o posto de decolagem, você pode escolher entre ir com o seu próprio veículo ou acionar o transfer da empresa do passeio.
Quando ir
Para quem não sabe, as condições climáticas ideais para voar de balão são: ventos de até 18 km/h, boa visibilidade e ausência de chuva no local ou em cidades próximas. Dito isso, a melhor época para se realizar um passeio de balão é durante a temporada de outono/inverno, que é quando o clima fica mais estável.
Na primeira/verão, as chances de chuvas e ventos fortes são altíssimas, e por esse motivo, o passeio pode não acontecer. Nesse caso, os viajantes que já tinham o voo agendado podem remarcar ou solicitar reembolso, dependendo da empresa.
Folim Balonismo
Nossa equipe pôde viver a incrível experiência de voar de balão, e a empresa responsável por isso foi a Folim Balonismo, que está no mercado há pouco mais de 4 anos.
Todos os seus pilotos são habilitados pela Anac. A empresa possui atualmente 3 balões, com capacidade que varia de 2 a 22 pessoas e conta com equipamentos totalmente novos.
A Folim realiza diferentes tipos de voo e o valor pode variar de acordo com a opção desejada. Em voo compartilhado, o passeio custa R$ 450 reais por pessoa.
A empresa oferece para seus viajantes um desjejum simples antes do passeio, com bolacha, café ou chá, uma vez que não é permitido voar de estômago cheio. Depois da experiência, além do brinde de espumante, é servido um café da manhã completo no ponto de encontro.
Onde se hospedar
Como mencionamos, o ideal é que para realizar o passeio, você fique ao menos uma noite pela região para que, assim, evite imprevistos.
Nesse sentido, a nossa recomendação de hospedagem é o Hotel Garrafão, que está situado no centro de Boituva.
O hotel oferece três tipos de acomodações: master, confortável e econômica. Independentemente do quarto escolhido, você tem à disposição: ar condicionado, televisão, frigobar, acesso à internet, café da manhã e muito mais.
Planeje seu passeio
Agora que você já sabe tudo sobre o passeio de balão, que tal começar a planejar a sua viagem com os nossos parceiros?
Passagem aérea: se você é de outro estado e desejar realizar o passeio, compre a sua passagem aérea com o Passagens Promo e garanta as melhores condições de pagamento.
Hospedagem: lembre-se que o ideal é que você passe ao menos uma noite em Boituva para não correr o risco de perder o seu voo de balão. Nesse sentido, conheça o nosso parceiro, Booking.com, e encontre inúmeras opções de hotéis e pousadas.
Aluguel de carro: encontre as melhores opções de locação de veículos com a Rentcars e dirija até o interior de São Paulo sem preocupação.
Grupos gratuitos no WhatsApp!
Nos nossos grupos você vai receber:
Dicas, novidades e promoções todos os dias pelos nossos canais!
Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias.
Venha fazer parte, é gratuito!
Leia também: