fbpx

O que é feito com as moedas jogadas na Fontana di Trevi, em Roma

Existem diversas placas ao redor da Fontana di Trevi que explicam para onde vai todo o dinheiro coletado da fonte.

Fontana é um dos principais pontos turísticos de Roma. (Foto: shutterstock)

Quem já teve a oportunidade de visitar Roma, na Itália, certamente conhece a Fontana di Trevi, um ponto turístico obrigatório. O famoso local recebe milhares de turistas todos os dias que seguem o ritual lendário, que diz que se você jogar uma moeda com a mão direita sobre o ombro esquerdo na fonte, você voltará a Roma.

Mas o que acontece com todas essas moedas jogadas?

Todas as moedas coletadas são destinadas a projetos sociais. (Foto: shutterstock)

Moedas na Fontana di Trevi

Pessoas acumulam as moedas jogadas no local por vários dias. Depois, elas são retiradas e levadas para a divisão de Roma da Caritas, uma instituição de caridade católica mundial.

A Caritas utiliza todo o dinheiro arrecadado para financiar diversos projetos sociais, como banco de alimentos, refetórios populares, programas de educação, projeto de assistência social e até para manutenção da própria Fontana di Trevi.

No último ano, a fonte italiana arrecadou mais de um milhão de euros. (Foto: shutterstock)

Em 2023, a organização responsável arrecadou cerca de 1,5 milhão de euros. No local, há várias placas que explicam o destino do dinheiro.

Projetada por Nicola Salvi no século XVIII, a Fontana di Trevi é conhecida por sua escultura de mármore que representa o deus do oceano, Netuno, montado em um carro de conchas puxado por cavalos marinhos e tritões. Possui 26 metros de altura e 20 metros de largura.

LEIA TAMBÉM: Roma é eleita a melhor cidade do mundo para conhecer a pé

Interior de SP tem réplica da famosa Fontana di Trevi

Conhecida pela qualidade terapêutica de suas águas minerais, a estância hidromineral de Serra Negra tem uma réplica da Fontana di Trevi, um dos cartões-postais mais famosos de Roma.

Fontana di Trevi
Inauguração da réplica da Fontana di Trevi, em Serra Negra (foto: divulgação)

A atração, inaugurada em 2023, é um dos pontos turísticos mais disputado por quem visita a pequena cidade de 29 mil habitantes, localizada a 150 km de carro de São Paulo.

A versão brasileira do famoso monumento italiano tem 11 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,7 metros de largura, e ocupa uma área de 370 m².

A estrutura utiliza 16 mil litros d’água. Essa fonte da cidade, ao contrário de outras, não permite o consumo de água, servindo apenas para contemplação.

A versão brasileira do famoso monumento italiano tem 11 metros de altura. (Foto: divulgação)

6 hotéis e pousadas com piscinas aquecidas em Socorro (SP)

LEIA TAMBÉM:

10 passeios diferentes para fazer na capital italiana

10 hotéis perto do aeroporto de Roma, Leonardo da Vinci

Nápoles, Capri e Sicília: roteiro pelo Sul da Itália

Todos os detalhes sobre a Rota do Vinho Chianti