fbpx

Museu Republicano de Itu será reaberto ao público

Após dois anos fechado para obras, o Museu Republicano de Itu vai reabrir as portas para visitação

Fechado desde 2020, Museu Republicano de Itu, a pouco menos de 1 hora de carro da capital paulista, vai reabrir as portas para visitação n dia 12 de maio.

O museu guarda documentos, imagens e objetos sobre a República brasileira, além de fatos e personagens marcantes da cidade de Itu e região.

Museu Republicano de Itu
Fachada do Museu Republicano de Itu (foto: Hélio Nobre/divulgação)

No mês passado, dia 18 de abril, Museu Republicano de Itu completou 100 anos de história. No período em que ficou fechado, o local passou por obras de adequação às normas de segurança contra incêndio.

“É uma satisfação voltarmos a receber os visitantes no Museu Republicano no ano de seu centenário e às vésperas do dia internacional dos museus, celebrado em 18 de maio”, diz Maria Aparecida de Menezes Borrego, supervisora do Museu Republicano.

História do Museu Republicano

O Museu Republicano “Convenção de Itu” foi inaugurado pelo então presidente do estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, em 18 de abril de 1923 e, desde então, é ligado ao Museu Paulista, da USP.

Instalado em sobrado histórico em Itu, erguido no começo do século 19, e que se tornou residência da família Almeida Prado.

Museu Republicano de Itu
Sala da Convenção do Museu Republicano (foto: Hélio Nobre/divulgação)

Foi no imóvel que foi realizada, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos, proprietários de fazendas de café, comerciantes, profissionais liberais e artistas para discutir as circunstâncias do país.

O encontro, posteriormente, passou a se chamar Convenção de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista.

Trem Republicano

Outra atração em Itu ligada à República brasileira é o passeio no Trem Republicano, que liga as cidades de Itu e Salto.

Durante o trajeto de 7,6 km os visitantes conhecem um pouco mais os fatos históricos que acontecerem na região no período da pré-República.

Interior de um dos três vagões de passageiros do Trem Republicano (foto: Juca Ferreira/Divulgação)

Entre os atrativos desta viagem estão a travessia sobre o rio Tietê, que nasce na Serra do Mar e corre para o interior de São Paulo.

O Trem Republicano conta com quatro vagões, de diferentes categorias, e capacidade para transportar até 200 passageiros, com acessibilidade e opção pet friendly.

LEIA TAMBÉM:

Mães têm entrada gratuita em museus de São Paulo

Polo astronômico é opção de passeio no interior de SP

Torre de Miroku: visite o templo japonês no interior de SP

FAÇA PARTE DOS NOSSOS grupos gratuitos no WhatsApp

  • Nos nossos grupos você vai receber:
  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar