fbpx

Polo astronômico é opção de passeio no interior de SP

Polo astronômico de Amparo abre alta temporada com atividades nos feriados em abril

Que tal levar as crianças para um passeio diferente? O Polo Astronômico, em Amparo, na região do Circuito das Águas Paulista, abre oficialmente a alta temporada de atividades para o público em abril.

Entre as novidades do mês estão sessões diurnas para contemplar o sol e uma programação especial para os feriados prolongados da Páscoa e Tiradentes, dias 7 e 21 abril, respectivamente.

Observação no telescópio é uma das atrações do Polo Astronômico de Amparo (foto: Ivan Lopes/Divulgação)

O outono é uma das estações do ano que mais favorece a observação do céu. Os períodos de chuva diminuem e são esperados dias ensolarados e noites limpas e estreladas.

“A partir de agora, entramos na melhor época para observação do céu. Assim preparamos uma série de novidades voltadas ao público e a alunos”, diz o diretor do Polo Astronômico de Amparo, o professor Carlos Mariano.

Alugar um carro traz liberdade e flexibilidade para a sua viagem! Veja como é simples e econômico.

O que ver no céu em abril e maio

Nas noites de outono, limpas e estreladas, é possível observar o céu a olho nu durante a visita ao Polo Astronômico, em Amparo. É um espetáculo à parte. Isso porque o complexo foi construído em um local com excelentes condições para a contemplar o céu.

Durante os meses de abril e maio, o público tem a chance de contemplar aglomerados de estrelas e algumas nebulosas.

Polo Astronômico de Amparo
Nebulosa de Carina fotografada no Polo Astronômico de Amparo (foto: Divulgação)

O professor explica que os aglomerados estelares são regiões do espaço com centenas ou até milhares de estrelas que se formaram e se localizam próximas umas das outras.

“Algumas até são visíveis a olho nu em locais com céu bem escuro, mas aparecem como manchas discretas no firmamento. Quando observados com bons telescópios, revelam toda a sua beleza, como o Omega Centauri, que está a cerca de 20 mil anos-luz da terra”, conta o professor.

O aglomerados estelares Omega Centauri (foto: Divulgação)

Nos próximos meses ainda será possível observar outros tipos de aglomerados durante as sessões públicas no Polo Astronômico de Amparo.

Entre eles, a “Caixinha de Joias”, na constelação do Cruzeiro do Sul, e o lindo “Poço dos Desejos” na constelação de Carina. É nessa constelação que também está a nebulosa da Carina, uma imensa nuvem de gás e poeira, que fica a cerca de 7 mil anos-luz da terra.

Estrutura do Polo Astronômico de Amparo

Referência no Brasil, o Polo Astronômico de Amparo conta com equipamentos modernos que permitem aos visitantes a observação ampla e clara dos objetos celestes, aglomerações de estrelas, planetas e da Lua.

Destaque para o telescópio refletor de 650mm de abertura, considerado o maior em operação no Brasil aberto para a visitação pública.

Telescópio de 650 mm é uma das atrações do Polo Astronômico de Amparo (foto: Carlos Mariano/Divulgação)


O complexo ainda conta com um moderno Planetário Digital montado em ampla sala de projeções com domo de oito metros. O espaço é utilizado para simulações do céu estrelado e projeções hemisféricas com grau elevado de imersão.

As sessões públicas noturnas em abril e maio ocorrem aos sábados às 19h e às 21h15. Também serão oferecidas sessões especiais nos feriados de Sexta-feira Santa e Tiradentes.

Como visitar

Para visitar as instalações do Polo Astronômico, em Amparo, é necessário comprar o ingresso com antecedência por meio do site oficial. Basta escolher a data, o horário e fazer a compra. O número de visitantes é limitado por sessão. O ingresso custa R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

A entrada dá direito ao visitante de participar da simulação no Planetário, além da contemplação do céu a olho nu e a visita ao Observatório. Nas noites de céu nublado, a programação sofre alterações. Os ingressos não são vendidos no local.

Leia também:

Saiba como visitar a Caverna do Diabo, no interior de SP

Passeio de balão no interior de SP: preços e onde fazer