fbpx

Museu do Ipiranga vai ganhar novas exposições ainda este ano

A primeira exposição do Museu do Ipiranga está prevista para maio em parceria com o Museu da Casa Brasileira.

Ingressos para o Museu do Ipiranga custam a partir de R$ 15. (Foto: shutterstock)

Na última segunda-feira (11), o Museu do Ipiranga anunciou que irá ganhar novas exposições ainda este ano.

Atualmente, o Museu conta com 11 exposições permanentes, sendo uma delas “Memórias da Independência”, “Passado Imaginados” e “Mundos do Trabalho”.

Novas exposições

A primeira exposição está prevista para maio, será realizada em parceria com o Museu da Casa Brasileira, e deve explorar peças de mobiliários dos acervos das duas instituições.

Para o segundo semestre, está programada uma exposição que pretende demonstrar aos visitantes como a ação humana e a ocupação de territórios impactam o meio ambiente e os efeitos climáticos que elas causam.

O Museu do Ipiranga funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria a partir das 9h, ou pelo site Sympla.

Interior do Museu do Ipiranga. (Foto: shutterstock)

Outras atrações em São Paulo

Como uma cidade cosmopolita que não dorme nunca, São Paulo está sempre cheia de novidades. Confira outras atrações que podem ser combinadas com seu passeio pelo Museu do Ipiranga.

Museu da Língua Portuguesa

Entre as atrações em São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa sempre está entre as primeiras recomendações.

Depois de cinco anos fechado por conta do incêndio que devastou parte da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa reabriu suas portas em 2021. Voltou repaginado e com uma experiência totalmente reformulada.

O acervo aposta em recurso tecnológicos, interativos e multimídia para propor aos visitantes uma jornada sensorial pela história do nosso idioma, falado por 260 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em seus três andares, o Museu da Língua Portuguesa tem exposições permanentes e outras temporárias. Entre as alas mais interessantes, está a “Línguas do Mundo”, com totens de áudio para os visitantes escutarem a sonoridade de 23 idiomas estrangeiros.

O Museu da Língua Portuguesa está localizado no piso superior da estação da Luz. (Foto: shutterstock)

Um painel com árvores genealógicas mostra a evolução de diversas famílias de língua ao longo da história e suas ramificações nos diferentes idiomas que conhecemos hoje. O português, como se vê ali, floresceu por conseguinte do tronco indo-europeu.

Similarmente, muito bacana também é a seção “Palavras Cruzadas”, em que o visitante pode selecionar em uma tela as palavras das quais deseja saber a origem.

Todavia, a seção está separada de acordo com os idiomas que exerceram influência no português, como tupinambá, iorubá, francês, espanhol, entre outros.

LEIA TAMBÉM10 restaurantes temáticos para conhecer em SP

Roda Rico

São Paulo ganhou a maior roda-gigante da América Latina no final de 2022, no Parque Cândido Portinari, que fica ao lado do Parque Villa-Lobos.

A Roda Rico tem 91 metros de altura e suas 42 cabines têm capacidade para até oito pessoas cada uma. Elas levam meia hora para fazer a volta completa.

Dotados de assentos e uma mesinha, as cabines são climatizadas e contam com sistema de áudio que permite ao visitante conectar seu próprio celular via Bluetooth para escutar as músicas que quiser.

Com 42 cabines, a vista da Roda Rico abrange a Marginal do Rio Pinheiros e a Cidade Universitária. (Foto: divulgação)

A vista lá do alto engloba o Parque Villa-Lobos, a Marginal do Rio Pinheiros, a Cidade Universitária, o skyline de prédios da Zona Sul e, surpreendentemente, muitas áreas verdes.

A melhor hora para subir na Roda Rico é, aliás, durante o pôr do sol. Contudo, em alguns horários, é possível reservar a experiência Cabine Vip para até oito pessoas, com opção de consumo de bebidas alcoólicas incluído.

Além disso, quiosques na entrada da Roda Rico vendem pipoca e refrigerante.

Parque Augusta

O amplo terreno verde no Centro de São Paulo finalmente foi inaugurado como um parque público, no final de 2021, depois de anos de imbróglio e de muita reivindicação popular.

A propriedade abrigou diferentes instituições de ensino ao longo do século 20 e até hoje preserva algumas ruínas de um antigo palacete.

Além disso, segue vivo também o bosque iniciado pelas freiras que ali viveram em outros tempos.

Parque Augusta, São Paulo. (Foto: shutterstock)

Hoje, o Parque Augusta oferece caminhos em meio à vegetação, playground inclusivo, cachorródromo, equipamentos de ginástica, deque para eventos, redário e por fim, o gramado.

Também é uma área de preservação ambiental. Ali, foram catalogadas ali a presença de 21 espécies de animais, incluindo algumas com potencial de ameaça de extinção, como o beija-flor tesoura, o carcará e o periquito rico.

Beco do Batman

Um dos lugares mais instagramáveis de São Paulo fica justamente em um dos bairros mais boêmios e jovens da cidade, a Vila Madalena.

O Beco do Batman, como essa área ficou conhecida, tem origem nos anos 1980, quando no muro de uma viela foi feito o primeiro desenho do super-herói das histórias em quadrinhos.

Beco do Batman. (Foto: shutterstock)

Agora, o Beco do Batman é uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, com paredes pintadas por diversos grafiteiros, incluindo Eduardo Kobra.

Os trabalhos sempre se renovam, nesse sentido, em cada visita, há algo novo para ser visto. Alguns, aliás, se completam com o recurso de realidade aumentada, que o visitante pode acionar ao baixar o app Beco Expandido em seu celular.

Posteriormente, é interessante também visitar as galerias que ocupam as casas na viela do Beco e sua imediações.

Uma das principais é a Alma da Rua, um espaço criativo que expõe e vende trabalhos de grafiteiros do Brasil e da América Latina.

Além disso, também bares e restaurantes são muito frequentados por ali, como o Bar do Beco e o Avocatoast.

Aos finais de semana, uma feirinha de artesanato acontece no Beco do Batman.

LEIA TAMBÉM: Como será o novo prédio do Masp, em São Paulo

Onde se hospedar em SP

L’Hotel Porto Bay

Para curtir todas essas atrações em São Paulo, vale buscar um lugar pertinho da Avenida Paulista, como o L´Hotel Porto Bay.

hotel tem 84 acomodações muito confortáveis e bem decoradas, com opção de varanda ou sacada.

Acomodação L’Hotel Porto Bay. (Foto: reprodução Booking)

Seu restaurante Trebbiano, que tem menu mediterrâneo, serve café da manhã com bufê caprichado, incluindo macarons, salmão defumado e até espumante.

As opções à la carte, como os ovos beneditinos e a toast de salmão com avocado, também estão incluídas.

Em suma, os hóspedes aproveitam ainda a piscina coberta e climatizada, o spa com tratamentos diversos e a academia.

LEIA TAMBÉM:

Conheça o Cyan Resort, em frente aos parques Hopi Hari e Wet n’ Wild

Disney do interior de SP: como é o Mavsa Resort

11 hotéis para uma escapada perto de São Paulo