Embarcamos em uma aventura dos sonhos a bordo de um Motorhome pelas estradas da Flórida, começando e terminando em Orlando.
Uma casa sobre rodas para chamar de sua e um estado pedindo para ser descoberto além de seus cartões-postais. Dois ingredientes de uma receita que tem tudo para ser uma aventura dos sonhos: viajar pela Flórida de motorhome.
Antes de qualquer coisa, vamos às explicações. Um motorhome, ou RV (da sigla em inglês para veículos de recreação), é um veículo que tem cozinha com geladeira e fogão, banheiro com chuveiro, quarto. Ou seja, dá pra fazer tudo dentro dele, como se estivesse em casa.
E a Flórida tem estrutura completa para esse estilo de viagens. Para ajudar a planejar sua aventura, criamos um roteiro que começa e termina em Orlando. Essa é uma forma de combinar os parques temáticos com cantinhos menos conhecidos, mas muito incríveis, da região.
Entendendo o MotorHome
Como Alugar?
Nos Estados Unidos, existem empresas especializadas em alugar RVs, como a Cruise America e o El Monte. Mas é possível fazer a locação com agências de turismo no Brasil. Nessa viagem, contamos com assistência de Motorhome Trips. O custo do aluguel de um RV para uma semana é cerca de US$ 1.050.
A retirada do veículo é quase como a de um carro alugado, com diferença de que há um minicurso preparatório para aprender a lidar com todas as funções do motorhome. Nele inclui como lidar com o funcionamento do esgoto, da água e da energia. Além disso, ensina a usar o acionamento do gerador, entre outros.
Se der alguma pane durante a viagem, é possível ligar para o número de assistência ou consultar o manual que vem do veículo.
Precisa de habilitação especial?
Não, a CNH brasileira de categoria B (ou seja carro comum) é valida para conduzir grandes veículos nos Estados Unidos.
O que são os campings?
Você não pode simplesmente parar o motorhome e dormir onde der na telha. Os campings ou campgrounds, estão aí para isso. São acampamentos pagos, com vagas demarcadas para RVs, onde você pode estacionar e passar a noite dentro do veículo. Os mais completos contam com pontos de eletricidade e de esgoto para descartar a sujeira do banheiro do RV e também para reabastecer os reservatórios.
Há vários campings espalhados pelos Estados Unidos e muitos parecem verdadeiros resorts, com áreas de lazer, vestiários e até piscina. Para localizar um próximo a você, use aplicativos como All Stays e Campendium. Já com o app RV Parky, é possível encontrar vagas gratuitas e também dumping stations, que são lugares para descartar o esgoto.
Dia 1| Winter Park
Considerando que o pouso em Orlando foi de manhã e a retirada do motorhome será apenas na parte da tarde, você tem alguns horas para explorar a região. Minha sugestão é deixar as malas no aeroporto, com o serviço Hold My Luggage, que depois as entregas no endereço da sua escolha – na própria loja onde você for pegar o veículo, por exemplo.
Então, de táxi, a pedida é ir para Winter Park, cidade charmosa que é repleta de mansões à beira de um conjunto de seis lagos, interligados por canis estreitos e margeados por túneis de árvores frondosas. Você pode fazer um passeio de barco pelos lagos e, depois, em terra firme, explorar a Park Avenue, a rua principal, com restaurantes excelentes e cafés. É onde fica o Morse Museum, com sua coleção invejável de vitrais de Louis Comfort Tiffany.
Para uma experiencia diferente, a pedida é o Zenva Kava Art, um bar cujo lema é “tenha um barato sem beber álcool”. Isso quer dizer que as bebidas têm outros componentes, que não o álcool, capazes de provocar alterações sutis no estado mental, como o Z Tea, um chá que proporciona efeitos de relaxamento, euforia ou alegria.
Eu provei um drink de kava, raiz consumida em rituais polinésios há mais de 3 mil anos, que fez com que a língua desse uma leve formigada. Já para álcool de verdade (mas lembra-se: quem dirige não bebe, nos Estados Unidos isso é coisa séria), a dica é o The Wine Room, uma mistura de adega, mercadinho de queijos e restaurante. Muitos dos vinhos estão disponíveis em uma máquina – basta comprar um cartão, selecionar o tamanho da porção e servir.
Dia 2| Springs da Flórida
Depois de um primeiro de de “aclimatação”, começaremos a manhã dirigindo através da Floresta Nacional de Ocala, onde se escondem algumas das nascentes (as chamadas springs), mais lindas da Flórida. A escolhida é a Silver Glen Springs, uma das melhores para nadar durante o verão e para avistar peixes-boi no inverno. Tem uma área bem rasa para a criançada e outra mais profunda, que costuma ficar cheia de peixes.
De lá seguiremos para Silver Springs, uma das maiores nascentes da Flórida. Por questões ambientais, não é permitido nadar por ali, mas você pode apreciar a paisagem remando um caiaque ou caminhando pela passarela de madeira que corta a floresta para levar a pequenos mirantes.
O destaque é a grande piscina natural, composta por dezenas de nascentes que brotam com força do aqífero subterrâneo. É dali que saem os passeios de barcos com fundo de vidro para observar peixes, tartarugas, pássaros e, com sorte, alguns jacarés.
O lugar é tão cinematográfico (literalmente, já que foi cenário para diversos filmes) que serviu de inspiração para a área de Disney Springs, em Orlando.
Devil’s Den
A próxima para é Devil’s Den, uma caverna pré-histórica preenchida com águas azuis e profundas. Uma fenda no teto traz iluminação natural e crias um efeito místico neste que é um dos pontos mais badalados da Flórida para mergulho de cilindro. Também para fazer snorkel, e reservas antecipadas são essenciais.
Já no fim da tarde, planeje-se para estar na cidade de Gainesville, mais especificamente no campus da Universidade de Flórida, para ver a famosa revoada de morcegos. O lugar serve de residência para uma colônia com mais de 500 mil desses mamíferos voadores, que, cerca de 20 minutos após o pôr do sol, saem em disparada de suas casinhas, prontos para caçar e formando nuvens negras no céu.
O pernoite de hoje, e também de amanhã, pode ser no novíssimo The Palms – Santa Fé RV Resort, que tem estrutura de lazer com piscinas e excelentes vestiários.
Dia 3| Gainesville
O dia hoje é dedicado a mais uma coleção de nascentes, na região de Gainesville. A começar por Gilchrist Blue Springs, o parque estadual mais lindo da região, que abriga cinco springs preciosas. A única aberta para banho é a Blue Springs, uma piscina azl-esverdeada envolta por natureza. Além de mergulhar, é possível alugar em caiaque para remar até o Rio Santa Fé.
Considerada por muitos a mais cristalina da Flórida, Ginnie Springs fica dentro de um complexo com outras seis nascentes. Por lá, o programa é alugar boias para descer p rio, fazendo paradas para mergulho ou simplesmente ficar boiando nas águas em tons azul claro. Ginnie também é conhecida pelo complexo de cavernas subterrâneas. Para mergulhar com cilindro, é preciso de um certificado especial, mas com snorkel simples já dá pra ter uma visão bem interessante.
Topa remar 13 quilômetros? Se sim, aposte no passeio de caiaque que percorre oito das nascentes mais lindas da região, oferecido pelo Anderson Outdoor Adventures.
LEIA TAMBÉM:
Praias paradisíacas em Destin, na Flórida
Descubra Panama City Beach, a seis horas de Orlando
Flórida: um roteiro além de Miami e Orlando
The Palm Beaches: praias a perder de vista na Flórida
O que fazer em Kissimmee além dos parques
Como é visitar o Museu de Salvador Dalí na Flórida
FAÇA PARTE DO NOSSO GRUPO GRATUITO NO WHATSAPP!
Nele você confere:
- Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar