fbpx
  • Seu carrinho está vazio.
HomeDestinosLisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Lisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Lisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Convento do Carmo e Café A Brasileira são algumas das atrações do bairro literário de Lisboa

Por Cristiane Sinatura

Convento do Carmo
Quer ter acesso, em primeira mão, a dicas e curiosidades sobre destinos no Brasil e ao redor do mundo?
Entre para o nosso grupo no WhatsApp ou Telegram e fique por dentro de tudo!

Entrar no grupo Telegram! Entrar no grupo WhatsApp!

Com calçamento de pedras portuguesas (no melhor estilo Copacabana), o Chiado é um gostoso e saudoso recanto lisboeta que mistura casarões, cafés, butiques e teatros, tudo rescendendo a literatura. É que por aqui batiam cartão escritores do Romantismo português, especialmente no Grêmio Literário, em atividade desde 1846. Há 30 anos, um incêndio se alastrou pelo bairro e, depois da reconstrução, a área voltou a ser o centro da vida cultural e comercial de Lisboa.

 

Rua Garrett

A via central do Chiado é também a que mais personifica sua alma. Estão em seus arredores a histórica livraria Bertrand, de 1732 (a mais antiga do mundo, segundo o Guinness Book), o Teatro Nacional São Carlos (de ópera) e o café A Brasileira, onde quem reina é Fernando Pessoa, celebrado em forma de estátua sentada a uma mesa (ele nasceu no bairro, afinal). Por ali, lojas famosas marcam presença e o shopping Armazéns do Chiado reúne diversas marcas que os brasileiros adoram.

 

Rua Garrett

Rua Garrett, Lisboa (foto: shutterstock)

 

Convento do Carmo

Assim que sair do Elevador de Santa Justa, você vai se deparar com um esqueleto de arcos e pilares. São as ruínas de uma igreja do século 14, que ficou destruída depois do terremoto de 1755. Seu museu arqueológico, o primeiro do país, vasculha o passado da humanidade, expondo desde painéis de azulejos até múmias peruanas. Saiba mais aqui!
Largo do Carmo, € 4

 

Convento do Carmo

Convento do Carmo, Lisboa (foto: shutterstock)

Museu do Chiado

A arte contemporânea de Portugal está contemplada neste acervo que vai desde o Romantismo do século 19 até a atualidade. Tem pinturas, esculturas, vídeos, desenhos, entre outros. Saiba mais aqui!
R. Serpa Pinto, 4, € 4,50

 

Museu do Chiado

Museu do Chiado (foto: divulgação)

 

Detalhes, a vida Portuguesa

Detalhes, a vida Portuguesa (foto: divulgação)

A Vida Portuguesa

Nesta loja megafofa, você vai encontrar coisinhas extremamente charmosas, todas ligadas à cultura e às tradições de Portugal. Com ares vintage, tem produtos para casa, perfumaria, papelaria, artesanato e brinquedos a preços interessantes. Suvenir com personalidade é o que há!
R. Anchieta, 11, saiba mais aqui!

 

 

Onde comer no Chiado?

O tradicional café A Brasileira é bastante turístico, mas clássicos não atingem esse status à toa, certo? Como uma refeição por aqui pode ficar bem $algada, aposte no café com tosta (que é como os portugueses chamam o sanduíche em pão torrado). Mas esteja avisado: comer no balcão é mais barato do que nas mesas. Para o drinque da noite, garanta uma passada no Teatro São Luís, onde o consagrado chef português José Avillez tem seu Mini Bar.

 

Mini Bar

Mini Bar, restaurante do chef português José Avillez (foto: shutterstock)

 

Continue lendo sobre Lisboa:

Lisboa, Portugal: guia do que fazer em cada bairro

Baixa Pombalina: centro histórico à beira do Tejo

Bairro Alto e Cais do Sodré: as áreas mais boêmias da cidade

Alfama: o bairro mais português de Lisboa

Belém e Alcântara: onde a história de Portugal se concentra

Parque das Nações: o bairro mais moderno de Lisboa, com aquário e teleférico

 

 

Não sabe onde se hospedar? Ache aqui!

The Independente
Com suítes para duas pessoas ou quartos compartilhados super charmosos no Bairro Alto, tem programação de eventos, como  filmes, jantares e música ao vivo.

Vila Galé Ópera
Ao pé da ponte 25 de Abril e próximo a Belém, tem 259 quartos confortáveis, padrão executivo, com temática de música.

Mais sugestões de hospedagem por Lisboa

 

 

Você já pensou em acumular milhas aéreas suficientes para fazer uma viagem internacional por ano? Aguardar seus voos em qualquer lugar do mundo dentro de uma sala VIP? Ter seguros e proteções no dia a dia a nas viagens? Se você quer ser um viajante profissional, não perca esses dois e-books que a Viajar Pelo Mundo, em parceria com o site Falando de Viagem, prepararam. Chega de pagar por aquilo que você tem direito, está na hora de você conhecer todos os benefícios do seu cartão!

Clique aqui e aproveite!