HomeDestinosLisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Lisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Lisboa: o que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Convento do Carmo e Café A Brasileira são algumas das atrações do bairro literário de Lisboa

Por Cristiane Sinatura

Convento do Carmo

Com calçamento de pedras portuguesas (no melhor estilo Copacabana), o Chiado é um gostoso e saudoso recanto lisboeta que mistura casarões, cafés, butiques e teatros, tudo rescendendo a literatura. É que por aqui batiam cartão escritores do Romantismo português, especialmente no Grêmio Literário, em atividade desde 1846. Há 30 anos, um incêndio se alastrou pelo bairro e, depois da reconstrução, a área voltou a ser o centro da vida cultural e comercial de Lisboa.

 

Rua Garrett

A via central do Chiado é também a que mais personifica sua alma. Estão em seus arredores a histórica livraria Bertrand, de 1732 (a mais antiga do mundo, segundo o Guinness Book), o Teatro Nacional São Carlos (de ópera) e o café A Brasileira, onde quem reina é Fernando Pessoa, celebrado em forma de estátua sentada a uma mesa (ele nasceu no bairro, afinal). Por ali, lojas famosas marcam presença e o shopping Armazéns do Chiado reúne diversas marcas que os brasileiros adoram.

 

Rua Garrett

Rua Garrett, Lisboa (foto: shutterstock)

 

Convento do Carmo

Assim que sair do Elevador de Santa Justa, você vai se deparar com um esqueleto de arcos e pilares. São as ruínas de uma igreja do século 14, que ficou destruída depois do terremoto de 1755. Seu museu arqueológico, o primeiro do país, vasculha o passado da humanidade, expondo desde painéis de azulejos até múmias peruanas. Saiba mais aqui!
Largo do Carmo, € 4

 

Convento do Carmo

Convento do Carmo, Lisboa (foto: shutterstock)

Museu do Chiado

A arte contemporânea de Portugal está contemplada neste acervo que vai desde o Romantismo do século 19 até a atualidade. Tem pinturas, esculturas, vídeos, desenhos, entre outros. Saiba mais aqui!
R. Serpa Pinto, 4, € 4,50

 

Museu do Chiado

Museu do Chiado (foto: divulgação)

 

Detalhes, a vida Portuguesa

Detalhes, a vida Portuguesa (foto: divulgação)

A Vida Portuguesa

Nesta loja megafofa, você vai encontrar coisinhas extremamente charmosas, todas ligadas à cultura e às tradições de Portugal. Com ares vintage, tem produtos para casa, perfumaria, papelaria, artesanato e brinquedos a preços interessantes. Suvenir com personalidade é o que há!
R. Anchieta, 11, saiba mais aqui!

 

 

Onde comer no Chiado?

O tradicional café A Brasileira é bastante turístico, mas clássicos não atingem esse status à toa, certo? Como uma refeição por aqui pode ficar bem $algada, aposte no café com tosta (que é como os portugueses chamam o sanduíche em pão torrado). Mas esteja avisado: comer no balcão é mais barato do que nas mesas. Para o drinque da noite, garanta uma passada no Teatro São Luís, onde o consagrado chef português José Avillez tem seu Mini Bar.

 

Mini Bar

Mini Bar, restaurante do chef português José Avillez (foto: shutterstock)

 

Continue lendo sobre Lisboa:

Lisboa, Portugal: guia do que fazer em cada bairro

Baixa Pombalina: centro histórico à beira do Tejo

Bairro Alto e Cais do Sodré: as áreas mais boêmias da cidade

Alfama: o bairro mais português de Lisboa

Belém e Alcântara: onde a história de Portugal se concentra

Parque das Nações: o bairro mais moderno de Lisboa, com aquário e teleférico

 

 

Não sabe onde se hospedar? Ache aqui!

The Independente
Com suítes para duas pessoas ou quartos compartilhados super charmosos no Bairro Alto, tem programação de eventos, como  filmes, jantares e música ao vivo.

Vila Galé Ópera
Ao pé da ponte 25 de Abril e próximo a Belém, tem 259 quartos confortáveis, padrão executivo, com temática de música.

Mais sugestões de hospedagem por Lisboa

 

 

Compartilhar: