fbpx

Alfama: o que fazer no bairro mais português de Lisboa

Castelo, fado, elétrico: saiba o que fazer e onde comer no histórico e tradicional bairro de Alfama em Lisboa.

Castelo de São Jorge. (Foto: shutterstock)

Provavelmente o bairro mais autêntico de LisboaAlfama é uma deliciosa baguncinha de ruelas e becos labirínticos, com casas de azulejos desbotados e roupas penduradas no varal. Este é, afinal, o berço do fado lisboeta, gênero musical nascido no século 19 em que se destilam versos melancólicos ao som da guitarra portuguesa. Tudo isso aos pés do imponente e secular Castelo de São Jorge

Museu do Fado

Para aprender mais sobre o passado e o presente do gênero, visite este acervo que cobre desde as raízes operárias do fado até o status de estrelato de seus artistas. Com audioguias, é possível ouvir os maiores sucessos. O museu conta ainda com restaurante de comida típica e programação musical. Saiba mais aqui!

Museu do Fado
Museu do Fado, Lisboa (foto: shutterstock)

Castelo de São Jorge

Vigiando a cidade de Lisboa há mais de nove séculos, a fortaleza é testemunha da sucessão de culturas que já passaram por Lisboa. Começou no século 11 como cidadela moura, mais tarde tomada pelos cristãos no emblemático Cerco de Lisboa.

Em 1147, o rei Dom Afonso Henriques resolveu levar para o castelo toda a sua corte, convertendo-o em paço real. Hoje as muralhas resguardam sítios arqueológicos, como estruturas habitacionais do século 7º a.C. e grandes casas do antigo bairro islâmico de mil anos atrás.

Em um museu anexo, veem-se os objetos encontrados nas escavações do terreno, desde cerâmicas até joias. Saiba mais aqui!

Castelo de São Jorge
Castelo de São Jorge, Lisboa (foto: shutterstock)

Casa dos Bicos

O palacete do século 16 abriga a sede da Fundação José Saramago e expõe o acervo particular do escritor português, como agendas, livros e correspondências. Sob uma oliveira trazida de sua terra natal (o vilarejo de Azinhaga), foram depositadas as cinzas do vencedor do prêmio Nobel, falecido em 2010. Saiba mais aqui!

Casa dos Bicos
Casa dos Bicos, Lisboa (foto: shutterstock)

Sé de Lisboa

Em um país tão devoto ao catolicismo, o símbolo-mor da religião na capital é a igreja construída em 1147. O visitante pode ver, no claustro, as escavações arqueológicas do período de ocupação islâmica e também a coleção de itens sacros do Tesouro.

Igreja da Sé e Bonde 28
Igreja da Sé e Bonde 28 (foto: shutterstock)

Feira da Ladra

De terça e sábado, o Campo de Santa Clara, ao lado do impressionante Panteão Nacional, enche-se de antiguidades, roupas, livros e uma série de quinquilharias. A Feira da Ladra é, afinal, a mais tradicional de Lisboa, com registros desde o século 13.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para fazer compras em Lisboa

Feira da Ladra
Feira da Ladra, Lisboa (foto: divulgação)

Bonde 28

Parte do transporte público de Lisboa é feito em bondes bastante nostálgicos, aqui chamados de elétricos. O de número 28 rende um daqueles passeios que, por mais clichês que pareçam, acabam sendo muito úteis para o visitante se situar.

Dividindo as ladeiras com carros e tuk-tuks, o trenzinho amarelo, não raro pichado, traça uma rota sacolejante pelos principais pontos turísticos de Lisboa. Começa na Praça Martim Moniz e serpenteia, por 45 minutos, pelos bairros de Alfama e do Chiado, entre outros.

LEIA TAMBÉM: O que fazer no Chiado, bairro cultural da cidade

Museu Nacional do Azulejo

Explore a história por trás das famosas cerâmicas portuguesas, exposta em um antigo convento de 1509. Com peças desde o século 15, o acervo passeia pela cronologia da arte em geral, indo do Romantismo até os dias atuais. Saiba mais aqui!

Onde comer em Alfama?

Casa de Linhares
Casa de Linhares (foto: divulgação)

Para assistir a uma apresentação de fado, endereços como a Casa de Linhares, o Mesa de Frades e o Clube de Fado apostam nas cantorias entoadas em prédios históricos e guarnecidas de cardápios tradicionais.

Uma caminhada em zigue-zague por Alfama vai desembocar no Portas do Sol, mais um miradouro que, aqui, aparece travestido de cocktail bar, com sofás em estilo beach club de cara para o rio.

Onde se hospedar?

The Independente

Com suítes para duas pessoas ou quartos compartilhados super charmosos no Bairro Alto, tem programação de eventos, como filmes, jantares e música ao vivo.

Clique aqui para conferir fotos e preços!

Vila Galé Ópera

Ao pé da ponte 25 de Abril e próximo a Belém, tem 259 quartos confortáveis, padrão executivo, com temática de música.

Clique aqui para conferir fotos e preços!

Mais sugestões de hospedagem por Lisboa

Continue lendo sobre Lisboa:

Baixa Pombalina: centro histórico à beira do Tejo

Chiado: polo cultural e tradicional de Lisboa

Bairro Alto e Cais do Sodré: as áreas mais boêmias da cidade

Belém e Alcântara: onde a história de Portugal se concentra

Parque das Nações: o bairro mais moderno de Lisboa, com aquário e teleférico