HomeDestinosIlha da Madeira: a nova aposta de Portugal

Ilha da Madeira: a nova aposta de Portugal

Ilha da Madeira: a nova aposta de Portugal

A duas horas de voo a partir de Lisboa, o arquipélago, Ilha da Madeira, é imperdível para quem gosta de natureza, com um mix de mar e montanhas de emocionar

Por Redação

A terra de Cristiano Ronaldo fica a cerca de mil quilômetros de Lisboa, em pleno Oceano Atlântico, acessível em voos de duas horas. Dois terços do arquipélago são área protegida, repletos de falésias, florestas do tipo laurissilva, cachoeiras e flores – as ilhas Desertas e Selvagens são desabitadas, mas recebem visitas guiadas. Atividades na natureza, portanto, são o forte da Ilha da Madeira, e se beneficiam de clima ameno o ano todo. Há mais de 3 mil quilômetros das chamadas levadas – cursos de água que são parte de um intricado sistema de irrigação e podem servir como diretriz para caminhadas em todos os níveis de dificuldade. Muitas dessas trilhas cortam o Parque Natural da Madeira e o Parque Ecológico Funchal, ligando a costa às montanhas – o pico mais alto é o Ruivo, com quase 2 mil metros. Além disso, fazem sucesso também os passeios de barco.

Funchal

Funchal, Ilha da Madeira (foto: shutterstock)

A maior cidade e capital da Ilha da Madeira é o Funchal, facilmente explorado a pé. Sua Catedral da gótica é do século 16 e também a Igreja do Colégio chama a atenção com interior em talha dourada e painéis de azulejo. No Museu de Arte Sacra, o destaque fica por conta do acervo de arte flamenga; já a arte contemporânea é tema do museu que ocupa a Fortaleza de São Tiago. Outros endereços culturais interessantes a serem visitados são o Museu CR7 para quem gosta do jogador de futebol nascido na cidade, o Museu do Bordado e o Museu do Vinho, esse último sobre o digestivo licoroso típico da Ilha da Madeira.

Mais sabores da ilha podem ser experimentados no Mercado dos Lavradores, que tem desde frutas até o tradicional bolo de mel. Nos restaurantes locais, a especialidade é a espetada em pau de louro com milho frito, à base de carne bovina. Acompanha a poncha, bebida típica de aguardente de cana, limão e açúcar. Para ter vistas ímpares, a dica é subir de teleférico à freguesia do Monte – outro panorama arrebatador fica por conta do Cabo Girão, com uma plataforma de vidro que se projeta de um penhasco sobre o oceano. O evento mais popular é a Festa da Flor, que celebra a chegada da primavera com desfiles florais, todo mês de abril.

Mercado dos lavradores

Mercado dos Lavradores, Ilha da Madeira (foto: divulgação)

Carro de cesto

Carro de cesto (foto: divulgação)

Menor e mais tranquila, a vizinha Ilha de Porto de Santo tem nove quilômetros de praias com areia fina e dourada, ideais para quem quer sombra e água fresca, especialmente no Thalasso Spa. É fácil chegar de barco a partir do Funchal. Atividades aquáticas, como windsurf e mergulho, também são aposta certeira. A capital Vila Baleira tem bons restaurantes e um museu dedicado a Cristóvão Colombo, que passou pela ilha e se casou com uma nobre nativa. Entre os muitos mirantes naturais, destaca-se o Pico do Facho, mais alto de todos, com 517 metros. Vale voltar a bordo de um carro de cesto, um transporte típico da Ilha da Madeira que proporciona descidas emocionantes.

 

 

Leia mais:

Bairro a bairro em Lisboa, Portugal

Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal

O que fazer em Braga, Portugal

Doce Alentejo, o charme de Portugal

Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal

Portugal segundo Sabrina Sato

Compartilhar: