A 110 km de São Paulo, o Hotel Fazenda Dona Carolina une o clima bucólico do interior com atrações que vão de pescaria, cavalgada e tirolesa até tour para conhecer a produção de café
“Eu tomei café errado a minha vida toda”, pensava. Logo eu, fã do café extraforte. Cheguei a essa conclusão enquanto participava do Tour do Café no Hotel Fazenda Dona Carolina.
Escutando as explicações do expert Seu Jair das Chagas, descubro que sempre tomei uma bebida feita com os piores grãos. Isso porque, em vez de serem descartados, são torrados, moídos e colocados à venda.
Seguindo os conselhos do Seu Jair, mudei para o tradicional. Assim, espero, em breve, ter a minha própria máquina de moer grãos. E quem sabe, tomar um café de verdade em casa, igual ao que provei em meus dias no hotel.
Seu Jair é um dos funcionários mais antigos do local, situado em Itatiba, a 110 km de São Paulo. Ele também é um dos responsáveis pelos frutos dos 4 mil pés de café, que rendem grãos e pó vendidos aos hóspedes. Eu, inclusive, comprei alguns pacotinhos.
LEIA TAMBÉM: Como é o passeio pela Fábrica da Nestlé, no interior de SP
História do Hotel Fazenda Dona Carolina
A antiga Fazenda Jaboticabal, construída em 1872 por Dona Carolina e seu marido, José Alves Cardoso, foi uma das mais importantes produtoras de café do estado de São Paulo.
A propriedade entrou para a história por ser uma das primeiras a libertar seus escravos. Tudo isso antes mesmo da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel, em 1888.
Além da alforria, Dona Carolina lhes deu um terreno de 100 alqueires, mesmo tamanho da propriedade onde viveu até sua morte, em 1919. Desde então, o nome da fazenda passou a homenagear a antiga dona e, em 1993, tornou-se hotel.
No entanto, todo esse passado histórico ainda se faz presente. O casarão principal, com quase 150 anos, exibe o estilo colonial da arquitetura portuguesa, com móveis e objetos de época espalhados em vários cantos.
Nos mais de 90 quartos, a vista para o verde dos mais de mil alqueires da fazenda garantem o clima campestre esperado pelos hóspedes.
Hospedagem com clima de campo
Certamente, esse espaço ao ar livre acaba se tornando um campo fértil para atividades em família.
O lago que enfeita a propriedade rende uma tarde de pescaria e passeios de caiaque. Sobre ele, uma tirolesa de margem a margem provoca gritos de euforia para as crianças maiorzinhas e entre adultos também.
Os menores, entretanto, curtem a mini tirolesa que fica no gramado. Circuito de arvorismo, arco e flecha, slackline, campo de futebol, piscina climatizada, academia, spa e quadras de tênis são outras opções.
Ademais, fãs de caminhadas ainda encontram 39 km de trilhas de diferentes níveis de dificuldade e extensão.
Contudo, como estamos em um hotel fazenda, os passeios a cavalo e de charrete estão entre os mais concorridos. O centro hípico do hotel conta com pistas e área para saltos e treinos para hóspedes com ou sem experiência em cavalgadas.
A interação com os animais, aliás, acontece também na fazendinha. Monitores levam as crianças, de trator, para aprender a tirar leite da vaca. Além disso, elas ainda podem acariciar coelhos, bezerros e cabras.
LEIA TAMBÉM: Todos os detalhes da Rota do Vinho, em São Roque
Hotel Rural-chique
Na hora do descanso, os hóspedes podem optar entre cinco categorias de acomodação, com tamanhos que variam entre 32 m² e 60 m² .
Em todas as 98 suítes, espere encontrar roupas de cama com algodão 300 fios. Nos banheiros, revestimento de mármore, produtos L’Occitane e banheira – com exceção para alguns quartos da categoria Luxo.
Os apartamentos ficam em uma ala anexa ao casarão principal.
Quanto às refeições, as diárias contemplam pensão completa, o que torna a estadia muito mais cômoda.
Ao todo, são quatro restaurantes e três bares. Um deles é um piano bar, ótimo para encerrar a noite tomando vinho e ouvindo clássicos tocados no piano de cauda.
Em um salão com bastante luz natural, por conta dos painéis de vidro, serve-se o café da manhã. Entre as opções, estão frutas, pães artesanais, bolos caseiros, queijos, omeletes e tapiocas.
Para um almoço com vista, aposte nos restaurantes Seo Oscar e no Cavalariça. No cardápio, a comida de fazenda se une a opções da gastronomia atual.
Além do Tour do Café, mencionado anteriormente, os visitantes também podem conhecer a produção de cachaça artesanal, totalmente realizada no hotel.
Do plantio de cana ao envelhecimento em tonéis de carvalho até o engarrafamento, o passeio termina em degustação.
Por fim, no Tour Histórico, os 150 anos da fazenda são recontados em uma visita guiada, repassando os principais acontecimentos e fatos do hotel. É uma experiência repleta de história e sabor!
LEIA TAMBÉM
11 hotéis para dar uma escapada perto de São Paulo
Conheça o Cyan Resort, em frente aos parques Hopi Hari e Wet n’ Wild
Disney do interior de SP: como é o Mavsa Resort
Conheça o Parque Aquático do Villa Rossa, pertinho de SP
Conheça o Resort da Turma da Mônica, em Atibaia
Grupos Gratuitos no WhatsApp
- Nos nossos grupos você vai receber:
- Dicas, novidades e promoções todos os dias pelos nossos canais!
- Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
- Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar