ETIAS com dupla cidadania: saiba o que fazer

Brasileiros com passaporte português estão isentos da autorização ETIAS, mas precisam seguir regras específicas

A partir do último trimestre de 2026, brasileiros que visitarem países do Espaço Schengen precisarão da autorização ETIAS. Porém, quem possui dupla cidadania brasileira e portuguesa enfrenta dúvidas sobre qual documento usar e se a exigência se aplica.

Isenção para portadores de passaporte português

ETIAS com dupla cidadania: saiba o que fazer
Brasileiros com cidadania portuguesa devem utilizar o passaporte europeu ao entrar e sair da Europa. | Imagem gerada por IA

Quem possui passaporte europeu válido de país do Espaço Schengen não precisa do ETIAS. Isso inclui cidadãos portugueses, mesmo que também sejam brasileiros. A autorização foi criada especificamente para viajantes de países terceiros.

Brasileiros com cidadania portuguesa devem utilizar o passaporte europeu ao entrar e sair da Europa. É crucial usar sempre o mesmo documento para evitar inconsistências no sistema de fronteiras.

Quando usar cada passaporte

Portugal endurece critérios para obter nacionalidade
Passaporte português deve ser apresentado na chegada à Europa. | Foto: Get Golden Visa/Unsplash

A estratégia ideal varia conforme o destino. Ao sair do Brasil, apresente o passaporte brasileiro às autoridades nacionais. Na chegada à Europa, mostre o documento português.

Brasileiros podem usar passaporte estrangeiro, mas devem portar o RG para comprovar a nacionalidade brasileira. Outros documentos como CNH ou carteira profissional não são aceitos para esse fim.

ETIAS: como funciona

O ETIAS é uma autorização eletrônica válida por três anos ou até o vencimento do passaporte. Permite estadias de até 90 dias a cada 180 dias nos países do Espaço Schengen.

A taxa custa sete euros, mas é gratuita para menores de 18 anos e maiores de 70 anos. O processo é totalmente online e a aprovação ocorre em poucos minutos na maioria dos casos.

Viajando com passaporte brasileiro

Brasileiros devem portar documentação válida durante viagem a Portugal
Ao sair do Brasil, apresente o passaporte brasileiro. | Foto: Shutterstock

Se optar por viajar com o passaporte brasileiro, mesmo tendo cidadania portuguesa, será necessário solicitar o ETIAS. A autorização deve estar vinculada ao passaporte usado na viagem.

Especialistas recomendam manter ambos os documentos atualizados. Nunca se sabe quando será necessário apresentar um passaporte específico durante a viagem.

Entrada em vigor

ETIAS terá nova taxa e entra em vigor em 2026
ETIAS será exigida em 30 países da Europa. | Foto: Shutterstock

O ETIAS deve começar a funcionar no último trimestre de 2026, com período de transição de um ano. Durante os primeiros meses, os viajantes receberão informações sobre o sistema, mas a exigência não será obrigatória imediatamente.

Países afetados – A autorização será exigida em 30 países europeus, incluindo destinos populares como Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha. O Reino Unido não está na lista, pois possui seu próprio sistema chamado ETA.

Dicas importantes

ETIAS com dupla cidadania: saiba o que fazer
Passaporte português pode dispensar vistos exigidos aos brasileiros. | Imagem gerada por IA

Verifique sempre qual passaporte oferece melhores condições para o destino escolhido. Para viagens a países fora da Europa, o passaporte português pode dispensar vistos que seriam exigidos de brasileiros.

Chegue mais cedo ao aeroporto, especialmente durante a implementação inicial dos novos sistemas de fronteira. Tenha documentos de viagem, seguro e comprovantes financeiros sempre à mão.

Chip de internet

Não fique sem comunicação em suas viagens! Aproveite o máximo de conexão de internet para garantir seus posts, mensagens e outros aplicativos com um chip de viagem. Veja a melhor opção aqui.

Aluguel de carro

Quer aproveitar os passeios de forma confortável e prática a sua viagem? Alugue um carro e decida a melhor forma de organizar o seu dia. Veja a melhor opção aqui.

Seguro-viagem

Viaje sem preocupações com seguro-viagem para você e sua família. Confira as melhores cotações.

Agência de viagem

Temos uma agência parceira especializado em roteiros personalizados, que pode te ajudar a organizar toda a sua viagem. Fale com a THE TRAVEL.

LEIA TAMBÉM:

ETIAS terá nova taxa e entra em vigor em 2026

Tudo sobre o ETIAS, a nova autorização de viagens para Europa

Europa substitui carimbo em passaportes por sistema eletrônico EES

ETA: Reino Unido começa a exigir autorização de viagem para turistas brasileiros