fbpx

Disney mexicana. Conheça os parques XCaret na Riviera Maia

Famosa pelos resorts all inclusives e por suas belas praias, a Riviera Maia também é o endereço dos parques XCaret. Pertinho de Cancún, os cinco parques do grupo garantem muita diversão e curtição na água.


A história dos parques XCaret começa em 1984, quando o arquiteto Miguel Quintana Pali comprou uma propriedade na Riviera Maia.

Ao começar a mexer no terreno, descobriu que havia rios subterrâneos e cenotes ali. Aproveitando o potencial turístico em torno dessas águas, nascia o primeiro parque Xcaret, em 1990.

Parque XCaret
Atividades em cenotes, cavernas e piscinas são destaques nos Parques XCaret (foto/divulgação).


Ao longo dos anos, ganhou reforço com novos parques: Xel-Há, Xenses, Xplor, Xplor Fuego e Xavage, cada um com uma temática e atividades diferentes.

Além deles, a atração Xoximilco (uma festa tipicamente mexicana a bordo de barcos típicos), também faz parte do conjunto.

Para completar o pacote, o grupo reúne o Hotel Xcaret e o Hotel Xcaret Arte. A vantagem de se hospedar neles é que os ingressos dos parques e as experiências estão incluídos no pacote das diárias. Além deles, confira diversas opções de hospedagem na região para você pesquisar

Os parques, de qualquer forma, são abertos também a não hóspedes, que podem comprar tíquetes avulsos.

LEIA TAMBÉM: Conheça o Resort do Bob Esponja, na Riviera Maia

Conheça os Parques XCaret

XCARET

O primeiro parque do grupo é também o carro-chefe, onde a cultura mexicana e a história maia são celebradas junto à natureza, em cerca de 50 atrações.

Uma das mais interessantes é a Vila Maia, que recria o dia a dia e os costumes de uma comunidade pré-hispânica, com atores vestidos a caráter encenando danças tradicionais.

Parque XCaret
Vista aérea do parque XCaret (Foto/ divulgação)

O juego de pelota é especialmente emocionante. Trata-se de uma recriação do perigoso ritual maia em que dois times se enfrentavam com o objetivo de arremessar uma bola de resina dentro de aros.

A dificuldade é ainda maior pelo fatos dos jogadores só podiam usar os movimentos da cintura durante o jogo. Não raro, a partida terminava com sacrifícios humanos em homenagem aos deuses.

Espetaculo mexico espetacular no Parque XCaret
Apresentações folclóricas são parte da programação do parque (Foto/ divulgação)

Além disso, outras atividades preenchem facilmente um dia inteiro ali. Entre as opções estão o Museu de artesanato mexicano, trilhas pela floresta, ruínas maias de verdade, rios subterrâneos, torre panorâmica e muito mais.

Para menores de 12 anos, a área Mundo das Crianças empolga com toboáguas, túneis, pontes e labirintos cercados de natureza.

O dia termina com a apresentação Mexico Espectacular, em que mais de 300 artistas dão vida aos costumes e à história do país, passando pelos maias e pela conquista espanhola e encerrando com danças folclóricas de diversas.

Veja quanto custa passar um dia no XCaret

Hel-Xá

À beira-mar, o Hel-Xá é um dos parques Xcaret que prioriza as atividades na água, totalizando cerca de 20 opções.

Tem snorkel em prainhas artificiais, nado no rio ou no mangue, mirante de 30 metros de altura que também é tobogã, tirolesas que terminam na água e muito mais…

Hel-Xa parques Xcaret
Hel Xá tem cerca de 20 atrações e ingressos já incluem alimentação (Foto/ divulgação Xcarte).


Um detalhe que faz toda a diferença: a alimentação e as bebidas nos restaurantes e bares do parque estão incluídas no ingresso.

Atividades pagas à parte: encontro com raias e peixes-bois, mergulho, Sea Trek (caminhada subaquática com escafandro), lancha rápida, zip bike (tirolesa em bicicleta).

LEIA TAMBÉM: Como visitar Chichén-Itzá, sítio arqueológico pertinho de Cancún

Xplor e Xplor Fuego

O Xplor é tipo “dois em um”: das 17h30 às 23h30, transforma-se no Xplor Fuego, com as mesmas atrações diurnas, mas iluminadas por tochas. Uma boa ideia para quem quiser fazer outro parque durante o dia.

Cavernas habitadas por nativos há milhões de anos, rios subterrâneos, cenotes e florestas são os cenários.

Xplor parques Xcaret
Circuitos de arvorismo são parte da atra;áo do XPlor ( Foto/ divulgaçáo XCaret).

Apesar do clima de aventura, o parque é indicado para toda a família. Ressalva fica por conta das tirolesas, que talvez assustem as crianças menores.

São dois circuitos: um mais alto (até 45 metros) e outro mais rápido (até 30 km/h), que chegam a sobrevoar a copa das árvores até desembocar dentro da água.

Xplor 2 parque X Caret

É divertido navegar por entre estalactites e estalagmites em cavernas primitivas, a bordo de jangadas movimentadas com remos de mão.

cavernas Xplor oferecem ativiades para toda família
As atividades nas cavernas são voltadas para toda a família ( foto/ divulgação).


Outra atividade são os veículos anfíbios, que o visitante pode dirigir em dois circuitos off-road, percorrendo trilhas na floresta e trechos dentro da água. A alimentação está incluída no ingresso.

Veja como economizar comprando ingressos para mais de um parque XCARET

Xenses

Prepare-se para experiências muito loucas neste parque dedicado aos sentidos. São mais de 50 atividades, entre circuitos maiores e cenários para fotos com ilusão de ótica.

É difícil conter a emoção depois de percorrer o Xensatorium, um labirinto completamente escuro que passa por diversos hábitats da natureza, com direito a vegetação, água, frio, sons misteriosos…

Xenses é um parque de ilusóes do Xcaret
Fotos com ilusão de ótica no parques Xenses (foto/Cristiane Sinatura)


Coloca à prova todos os nossos outros sentidos. Tem ainda um rio relaxante para descer flutuando sem fazer esforço algum e já emendar com o Lodorama, que é um verdadeiro banho de lama para mergulhar sem medo.

Depois de descer por um toboágua até cair num cenote, o visitante deita em uma tirolesa para simular o voo veloz de um pássaro. Mas nada, absolutamente nada nos prepara para cruzar a cortina de água que leva ao Pueblo.

lodorama no parques Xenses
Atração Lodorama no Parque Xenses (foto/divulgação)


Trata-se de um típico e pitoresco vilarejo mexicano, mas bastante fora do comum: nossos sentidos ficam completamente confusos, sem entender se a rua sobe ou desce, enquanto um riachinho corre em sentido contrário.

Estranhamente, nosso corpo se inclina para trás ao subir as escadas ou tomba para o lado ao posar para fotos.

É difícil explicar o que acontece ali e por quê – e talvez a grande graça esteja aí mesmo. Só vale dizer que a experiência pode ser perturbadora para quem tem labirintite ou enjoo.

Confira as melhores opções de hospedagem em Cancún e na Riviera Maia

Xavages

O mais novo parque do grupo é também o mais radical – mas é possível selecionar o nível de adrenalina das atividades.

lancha rápida no Xavages X caret
Passeio de lancha rápida (foto/divulgação)


Caiaque, arvorismo, lancha rápida, rafting, tirolesa e trilhas off-road são algumas das atrações à escolha do visitante. As crianças também contam com um circuito de aventura próprio para elas, com escorregadores, pontes e jatos de água.

Olha essa promo: Dois ingressos para os parques + traslados

Xoxomilco

Este passeio noturno homenageia Xochimilco, uma região alagada perto da Cidade do México famosa por suas coloridas embarcações trajineras e tombada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

A bordo de um desses barquinhos, navegando por uma rede de canais, o visitante participa de uma fiesta mexicana, com apresentação de mariachis ao vivo, tequila e muita comida típica, como ceviche, guacamole, pico de gallo, quesadillas, enchiladas e muito mais.

passeio Xoxomilco
Passeio noturno Xoxomilco (foto/divulgação)

Outros detalhes dos Parques XCaret

  • Os parques do complexo se localizam a curta distância uns dos outros. Cada um oferece pacotes de ingressos que podem incluir também transporte de/para o seu hotel, alimentação e fotografias.
  • Há várias câmeras fotográficas localizadas em pontos estratégicos nos parques. O visitante aciona com sua pulseira. O clique é disparado e, ao final do passeio, é possível ver e comprar as imagens. Vale a pena especialmente no parque Xenses, onde muitas das atividades precisam ser fotografadas para fazerem sentido.
  • Também dá para adquirir combos para visitar mais de um parque, com desconto. Além disso, há opções de experiências, que são tours a sítios arqueológicos e cenotes.
  • Para visitar os parques, é melhor estar com roupa de banho confortável. Para mulheres, maiôs podem ser mais confortáveis do que biquínis, por conta de atividades como tirolesas e toboáguas.
  • Shorts e camisetas de tecidos que secam rápido também são uma mão na roda. Nos pés, dê preferência a sapatilhas aquáticas, que você encontra em lojas esportivas no Brasil mesmo ou nos próprios parques.

LEIA TAMBÉM


Como visitar Chichén-Itzá, sítio arqueológico pertinho de Cancún

Conheça o Resort do Bob Esponja, na Riviera Maia

Como tirar o visto para o México

FAÇA PARTE DOS NOSSOS grupos gratuitos no WhatsApp

  • Nos nossos grupos você vai receber:
  • Dicas, novidades e promoções de viagens todos os dias pelos nossos canais!
  • Nossa comunidade é ativa e você pode compartilhar suas dúvidas e experiências com outros membros, além de receber notícias todos os dias!
  • Fique tranquilo, o único assunto do grupo é sobre viagem e ninguém vai te chamar no privado.
  • Venha fazer parte! É gratuito! Clique aqui para entrar