fbpx

Conheça Vik Milano, hotel construído dentro da Galleria Vittorio Emanuele II

Dentro da Galleria Vittorio Emanuele, o primeiro hotel do grupo Vik Retreats na Europa aposta em arte e design contemporâneos para honrar um dos maiores ícones arquitetônicos da Itália.

Galleria Vik
Vista do hotel para a Galleria Vittorio Emanuele II, ponto turístico em Milão. (Foto: divulgação)

Lá embaixo, reluzem vitrines adornadas com letreiros que proclamam: Gucci. Prada. Louis Vuitton. No chão, os mosaicos coloridos viram divertimento turístico no trecho em que representam um touro: ali, a superstição manda a gente rodar sobre os calcanhares em cima dos testículos do animal.

Acima, a cúpula de vidro e ferro a quase 50 metros de altura coroa as intrincadas paredes trabalhadas com estuques e pinturas alegóricas.

Vista a partir de uma janela no quarto andar, a Galleria Vittorio Emanuele se revela assim, em um ângulo exclusivo para quem se hospeda no Galleria Vik, dentro do imponente e sofisticado centro comercial, o primeiro do mundo, construído no século 19 como uma passagem entre a Catedral de Milão e o Teatro alla Scala.

Já existia um hotel ali antes, mas ele foi totalmente restaurado sob a marca Vik Retreats, presente no Chile e no Uruguai.

Sala de estar da Galleria Vik
Obras de arte na sala de estar do hotel. (Foto: Cristiane Sinatura)

Alugue um carro e conheça os pontos turísticos de Milão na hora que quiser!

A arquitetura e design do Galleria Vik

Como nas demais propriedades do grupo, arte e design são o fio condutor na personalidade do Galleria Vik, que veio adicionar toques de contemporaneidade a um dos edifícios mais emblemáticos de Milão – e da Itália.

LEIA TAMBÉM: O que fazer em Milão, a cidade mais sofisticada em Itália

Assim, uma enorme escultura da série O Pensador, de Rodin, dá as boas-vindas aos hóspedes logo na entrada da recepção, de forma bastante vistosa (e um pouco indiferente ao entrave que seu tamanho acaba provocando no espaço de circulação ao redor).

A partir dali, nenhum canto do hotel passa incólume: tem sempre um toque de arte, de cor e de provocação para contar história, seja em forma de quadro, de afresco, de mobília, de objetos de decoração ou até de carpete.

É uma mescla de peças vintage com obras contemporâneas, feitas por artistas do mundo todo, sobretudo italianos e uruguaios. Cada uma das 89 acomodações leva o nome do artista responsável por seu design, de forma que nenhuma é igual à outra, e em muitas até o banheiro surpreende.

As acomodações

Pareceria um museu de arte contemporânea, se fosse possível visitar quarto a quarto. Mas, já que não dá, só os corredores de cada andar já bastam para dar uma boa mostra dos diferentes estilos.

O quarto de número 408, por exemplo, tem quadros do milanês Dany Vescovi, cuja delicadeza equilibra a robustez da cômoda de madeira antiga que compõe a decoração.

A acomodação faz parte da categoria Grand Gallery Rooms, que dá vista para o interior da Vittorio Emanuele – verdadeiros camarotes para observar o burburinho lá embaixo, imediatamente silenciado assim que se fecham as janelas reforçadas.

Suíte do Galleria Vik
A suíte tem vista para o interior da Galleria. (Foto: divulgação)

Tem ainda acomodações em estilo loft (com mezanino), outras voltadas para o pátio interno, algumas com terraço ou varanda.

A gastronomia do hotel

O hotel conta ainda com dois restaurantes, abertos também a não hóspedes. Com vista para o átrio da galeria, o Pellico Otto tem um pequeno, porém certeiro bufê de café da manhã, complementado por pratos à la carte (um alento perante o desjejum tipicamente doce dos italianos).

O hotel dispõe de dois restaurantes. (Foto: Cristiane Sinatura)

No almoço e no jantar, a cozinha fusion mescla influências locais, francesas e sul-americanas. Já o I Dodici Gatti, no topo da galeria e com vista para a Catedral de Milão, capricha nas pizzas em estilo napolitano, feitas no forno à lenha.

Nos dois restaurantes, os vinhos da marca Vik, produzidos no Uruguai, provam que a mistura entre o Novo e o Velho Mundo, assim como o contemporâneo e o tradicional, nunca deu tão certo.

Clique aqui para conferir mais fotos da Galleria Vik!

Endereço: Via Silvio Pellico, 8, Milão, Itália

Para a sua viagem:

De forma alguma, viaje para outro país sem um seguro saúde. Imprevistos acontecem, e imagine estragar as suas férias por algo inesperado? Fica aqui a nossa dica!

As operadores de telefonia costumam cobrar absurdos pelo uso de internet no exterior. Portanto, não saia do Brasil sem comprar um chip e contratar um plano que atenda a suas necessidades.

LEIA TAMBÉM:

O que fazer no Lago di Como, na Itália

Interior de SP ganha réplica da famosa Fontana di Trevi