fbpx
HomeGiro pelo MundoConcurso Cultural sobre a República Tcheca dará prêmio de mil reais

Concurso Cultural sobre a República Tcheca dará prêmio de mil reais

Concurso Cultural sobre a República Tcheca dará prêmio de mil reais

O Escritório de Turismo da República Tcheca e a Revista Viajar pelo Mundo lançam concurso que premiará melhor texto sobre o país

Por Tarcila Ferro

Kutna Hora, República Tcheca

Que tal aproveitar esse tempo em casa para sonhar e escrever? É exatamente isso que propõe o Concurso Cultural “Pense em algo bonito, sonhe com a República Tcheca”. A ideia é que você possa soltar a imaginação e escrever sobre esse lugar tão belo.

Você não precisa conhecer o país, o importante é pesquisar, ler matérias sobre o destino, perguntar para quem já foi… A história pode ser real ou fictícia, de qualquer estilo – aventura, romance, histórico -, sendo essencial que as cidades da República Tcheca sejam o tema principal. E importante: não vale falar de Praga, a ideia é explorar lugares fora da capital Tcheca.

 

Confira o regulamento do Concurso Cultural sobre a República Tcheca:

 

  1. Participantes

Todas as pessoas maiores de idade podem participar, independentemente de sua nacionalidade, profissão e residência no Brasil.

 

 

  1. Temática

Os artigos devem atender às seguintes condições:

  • Ser escrito em português;
  • O tema da história será “Pense em algo bonito, sonhe com a República Tcheca”, pode ser uma história real ou fictícia, sendo essencial que a República Tcheca ou uma de suas cidades (exceto Praga, sua capital) seja a parte principal. Não é preciso que a pessoa conheça o destino;
  • Ser rigorosamente original e inédito.

 

 

  1. Normas de apresentação

Cada participante poderá enviar somente um texto.

 

Características:

  • Estar escrito em fonte de texto Arial, no corpo 12;
  • O espaçamento entre linhas será de 1,5 ;
  • O tamanho mínimo será 800 palavras e o máximo será 3.000;
  • Um único original de cada artigo será enviado por e-mail e em um destes formatos: Microsoft Word (doc) ou Portable Document Format (PDF). Uma vez recebida, a organização enviará um e-mail confirmando o recebimento; no caso de não receber esse e-mail, é necessário repetir o envio. Não é para enviar o texto no corpo do e-mail, mas como arquivo anexo.

 

 

  1. Envio das histórias

As histórias devem ser enviadas para o endereço de e-mail redacao@racmidia.com.br, especificando no assunto do e-mail “Concurso Literário” e incluindo no corpo da mensagem as seguintes informações do autor:

 

  • Título da história
  • Nome completo e endereço
  • Telefone de contato

 

 

  1. Prazo

O prazo para recebimento dos artigos terminará em 10 de junho de 2020 às 00:00, horário de Brasilia. A Organização enviará o Artigo apenas ao Júri, sem outros dados, para preservar o anonimato dos participantes.

 

 

  1. Processo de seleção

O júri será formado por um representante da Czech Tourism, um representante da editora e um jornalista convidado. Nenhum dos membros do júri poderá participar deste concurso. O júri levará em consideração o cumprimento dessas bases, a qualidade literária e a correção, tanto estilística quanto ortográfica, dos originais recebidos. O júri pode excluir uma história se entender que foi feita de forma ilegal ou mal intencionada.

 

 

  1. Propriedade

A submissão de material para o concurso implica na cessão total dos direitos autorais da obra aos organizadores. Os artigos apresentados poderão ser publicados em qualquer meio e formato (impresso, digital …), a qualquer tempo, sempre com menção da autoria da obra.

 

 

  1. Prêmios

Ficam estabelecidos um primeiro prêmio e um único vice-campeão, cujos prêmios são os seguintes:

 

  • Primeiro prêmio: R$ 1.000,00 (hum mil reais) 
  • Segundo prêmio: conjunto de três livros com histórias e fotos da República Tcheca

 

O segundo prêmio não poderá ser trocado por dinheiro.

Qualquer prêmio pode ser anulado se o Júri assim o decidir.

A editora se compromete a publicar as duas reportagens finalistas em seu site juntamente com outros artigos ou separadamente, bem como em publicações relacionadas ao Escritório de Turismo da República Tcheca. Os vencedores serão notificados por e-mail e/ou telefone.

 

 

  1. Publicação dos ganhadores

Os ganhadores serão conhecidos no dia 15 de junho, por meio de publicação no site www.mundoviajar.com.br e  também nas redes sociais, sendo a entrega oficial do prêmio combinada diretamente com os vencedores.

 

 

  1. Aceitação das regras

A violação de qualquer uma dessas regras por qualquer um dos autores supõe a eliminação automática do artigo em questão.

 A participação neste concurso implica aceitação e conformidade com todas as regras e cada uma de suas bases. A interpretação dessas regras, bem como qualquer outro assunto relacionado ao concurso, será de competência do Júri.

 

Quer saber mais sobre a República Tcheca? Temos uma matéria completinha sobre o destino na Revista Viajar! Um de nossos jornalistas esteve lá e traz um roteiro detalhado por Praga, Kutná Hora, Olomouc,  Brno, Lednice-Valtice e Mikulov e outras paradinhas no caminho! São mais de 15 páginas de conteúdo recheado de informações e dicas de passeios! Clique aqui, compre sua revista e boa leitura! 

 

 

Leia também

Praga: a preciosa joia da Europa Central