fbpx

Como planejar uma viagem para a África do Sul

Com voos diretos saindo de São Paulo pela South African Airways, África do Sul está a menos de 8h do Brasil.

Sout African Airways oferece voos diretos saindo de SP para a África do Sul. (Foto: divulgação)

“A África muda você para sempre, como nenhum outro lugar na Terra. Depois de estar lá, você nunca será o mesmo. Mas como começar a descrever sua magia para alguém que nunca a sentiu?” Foi com essa sensação transformadora que deixei o continente africano.

Dos costumes locais à beleza natural, a certeza ao desembarcar é que chegamos em um destino que mudará para sempre nossas vidas.

Uma semana em três destinos revelam a riqueza e a diversidade que caracterizam a África do Sul. Cape Town, a cidade que abraça o oceano e a indescritível Table Mountain. Franschhoek, o coração das vinícolas; e a Madikwe Game Reserve, um santuário selvagem onde a natureza se desdobra em toda a sua grandiosidade.

Cape Town. (Foto: divulgação)

E agora, o destino está ainda mais perto do Brasil com a retomada dos voos da South African Airways, que partem de São Paulo e chegam ao continente africano em menos de 8h.

Passeios na África do Sul

Em Cape Town, explore as vibrantes ruas do bairro Boo-Kap, envolto em cores e na herança da comunidade malaia. Percorra a espetacular Chapman’s Peak Drive para vistas panorâmicas e encante-se com os pinguins africanos em Boulders Beach.

Chapman’s Peak Drive. (Foto: Amanda Santiago)

No Cabo da Boa Esperança, você testemunha o encontro dos oceanos Atlântico e Índico.

Outro programa obrigatório é subir até o topo da magnífica Table Mountain, onde fomos recompensados com vistas panorâmicas da Cidade do Cabo.

LEIA TAMBÉM: Um incrível roteiro de viagem pela África do Sul

Vista da Table Mountain. (Foto: Amanda Santiago)

Cada momento ofereceu uma perspectiva diferente da cidade e seus arredores, destacando a diversidade natural e histórica deste destino cativante.

Onde se hospedar

Mont Rochelle

No coração de Franschhoek, região conhecida pelas vinícolas, Mont Rochelle é um verdadeiro tesouro, mesmo que você não seja um apreciador de vinhos.

Mont Rochelle. (Foto: divulgação)

Com 26 quartos e uma vinícola própria, este hotel da rede Virgin proporciona uma imersão completa na cultura vinícola sul-africana. O jantar na The Manor House, por exemplo, é uma das experiências que todo hóspede pode reservar.

Quarto Mont Rochelle. (Foto: divulgação)

Por lá, a diversidade de sabores e aromas reflete a riqueza cultural da África do Sul, onde cada uva conta uma história única.

Uma vez em Franshhoek, embarcamos no Franschhoek Wine Tram para adentrar em um mundo de aromas e sabores.

O passeio pelas vinícolas, com destaque para paradas em Boschendal e Babylonstoren, foi uma imersão única no mundo dos vinhos.

Passeios pela vinícolas. (Foto: divulgação)

Boschendal revelou seus vinhedos exuberantes, onde cada taça contava uma história, enquanto os campos verdejantes proporcionam o cenário ideal para degustar vinhos especiais. Já em Babylonstoren, o equilíbrio entre tradição e inovação era evidente. Os jardins exóticos envolviam a vinícola, proporcionando um ambiente sereno para explorar os rótulos.

Jaci’s Lodges

Em contraste com a agitação urbana, o Jaci’s Lodges na Madikwe Game Reserve oferece uma fuga para a natureza selvagem.

Jaci’s Lodges. (Foto: divulgação)

A aproximadamente 5h de Joanesburgo e na fronteira com Botswana, o hotel foi inspirado nos camps do Delta do Okavango. Assim, o Tree Lodge e o Jaci’s Safari Lodge formam o casamento perfeito entre a observação de vida selvagem e o luxo em meio à selva.

Jaci’s Lodges. (Foto: divulgação)
Jaci’s Lodges. (Foto: divulgação)

O Jaci’s Lodge destaca-se por sua abordagem única ao turismo. Os proprietários, Jaci e Jan Van Heteren, não apenas oferecem luxo, mas também empoderamento de todos os seus colaboradores. O projeto Staff Trust garante que 27% do empreendimento seja de posse dos funcionários, uma iniciativa que vai além de proporcionar uma estadia memorável. 

Sustentabilidade

Em termos de sustentabilidade, o Jaci’s Lodges é o primeiro lodge na África a incorporar uma tecnologia que utiliza o hidrogênio como uma fonte de energia alternativa para alcançar o objetivo final do hotel, que é ser completamente auto-suficiente em energia verde e renovável.

Piscina do Jaci’s Lodges. (Foto: divulgação)

A partir do segundo semestre de 2024, o Jaci’s Lodges funcionará com 100% de energia renovável, utilizando energia solar durante o dia e hidrogênio obtido de forma sustentável durante a noite.

Com toda a estrutura do lodge, mal sabíamos que a busca pelos Big 5 seriam experiências mágicas e transformadoras.

Dois safáris diários nos levam a uma jornada fascinante, onde o amanhecer revela segredos da savana e o entardecer pinta o céu com cores vibrantes, que ficarão para sempre na memória.

A emoção de avistar leões, leopardos, zebras, girafas e elefantes imponentes é como um espetáculo da natureza que se desdobra diante de nossos olhos. Cada encontro próximo é uma conexão profunda com a vida selvagem africana. 

Jaci’s Safari Lodge. (Foto: Amanda Santiago)

É mais do que um safari; é uma experiência que toca a alma, deixando-nos maravilhados e agradecidos pela incrível diversidade da natureza que nos rodeia.

One&Only Cape Town

O One&Only Cape Town, situado no elegante V&A Waterfront, não é apenas um hotel, mas um destino único dentro da Cidade do Cabo.

Piscina do One&Only Cape Town. (Foto: divulgação)

Sua recente repaginação, em colaboração com o renomado estúdio de design Muza Lab, é uma homenagem à riqueza do oceano, da terra e da herança local.

Ao entrarmos no hotel, logo temos uma imponente vista da Table Mountain vista do Vista Bar & Lounge, onde é possível experimentar uma excelente carta de drinks.

Ainda no lobby principal, ficam o Nobu, o aclamado restaurante japonês que tem unidades espalhadas pelo mundo, e também o Ochre, onde os hóspedes podem aproveitar um café da manhã repleto de opções, incluindo uma diversidade incrível de itens sem glúten.

Lobby do One&Only Cape Town. (Foto: divulgação)

Um dos grandes diferenciais e atrativos do hotel é a possibilidade de reservar um jantar harmonizado no Wine Studio com presença de Luvo, o sommelier mais famoso e importante da África do Sul.

Já em relação às acomodações, dos 131 quartos e suítes, 91 estão no edifício Marina Rise e possuem varandas privativas com vista para a Table Mountain, enquanto 40 estão localizados em uma das ilhas privadas do resort.

Quarto do One&Only Cape Town. (Foto: divulgação)
Banheiro do One&Only Cape Town. (Foto: divulgação)

Quem opta por se hospedar no Marine Rise, tem acesso rápido ao fitness center e outras comodidades, como o SPA, onde é possível agendar uma série de tratamentos relaxantes.

Já para aqueles que se hospedam nas ilhas privativas, a vista para os canais da região e para a exclusiva piscina do One & Only Cape Town são convidativas.

Fora do One & Only Cape Town

Sair do One & Only Cape Town pode parecer sofrido, mas a vida cultural e gastronômica da cidade faz valer: a pouquíssimos passos do hotel, está o descolado V&A Waterfront, perfeito para conhecer mais sobre a cultura local e fazer umas comprinhas.

Além disso, uma vez lá, é possível explorar o novo Time Out Market Cape Town, o famoso mercado gastronômico que reúne diversos restaurantes perfeitos para você conhecer mais sobre a gastronomia africana e que abriu em dezembro de 2023.

À prova disso, é um dos passeios mais bacanas para conhecer a cidade de cima em um voo de helicóptero inesquecível realizado pela NAC Helicopters, que pode ser reservado pelo time de concierges.

Passeio de helicóptero na Cape Town. (Foto: Amanda Santiago)

LEIA TAMBÉM:

Febre amarela: passo a passo para tirar o certificado digital

South African retoma voos entre São Paulo e Johanesburgo

África do Sul: filmes e livros para curtir antes de embarcar